O espírito humano controla as máquinas cada vez mais potent...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1274865 Filosofia
O espírito humano controla as máquinas cada vez mais potentes que criou. Mas a lógica dessas máquinas artificiais controla cada vez mais o espírito dos cientistas, sociólogos, políticos e, de modo mais abrangente, todos aqueles que, obedecendo à soberania do cálculo, ignoram tudo o que não é quantificável, ou seja, os sentimentos, sofrimentos, alegrias dos seres humanos. Essa lógica é assim aplicada ao conhecimento e à conduta das sociedades, e se espalha em todos os setores da vida. MORIN, E. O método 5: a humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2012 (adaptado).
No contexto atual, essa crítica proposta por Edgar Morin se aplica à
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O que o autor está criticando é uma cada vez maior dominação da lógica tecnológica sobre os paradigmas humanos. Os equipamentos construídos a partir do espírito humano têm influenciado de forma crescente esse mesmo espírito humano com a grave falha de não conter em si os aspectos não quantificáveis daquilo que forma o humano, "sentimentos, sofrimentos, alegrias" e etc. O resultado tem sido o estabelecimento de regras frias sobre práticas humanas devido à "valorização do paradigma tecnológico".

A resposta, portanto, letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Ainda que você ficasse em dúvida na alternativa, daria para fazer por eliminação. Veja que a única alternativa que fala em tecnologia é a letra D que é o gabarito

Letra D

Paradigma tecnológico = Paradigma técnico-econômico

Um paradigma técnico-econômico constitui-se num modelo de progresso que incorpora um conjunto fixo de tecnologias (que impactam fortemente na economia e na sociedade) em torno das quais se desempenha a inovação e a atividade econômica.

Gabarito D

A questão pede a que se aplica a crítica proposta por Edgar Morin, logo a valorização do paradigma (padrão a ser seguido, modelo, norma) tecnológico.

Na letra A apenas é a consequência dessa valorização.

Achei que tivesse a ver com Marx kkk

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo