En el suelo, apoyado en el mostrador, se acurrucaba, inm...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853496 Espanhol
    En el suelo, apoyado en el mostrador, se acurrucaba, inmóvil como una cosa, un hombre muy viejo. Los muchos años lo habían reducido y pulido como las aguas a una piedra o las generaciones de los hombres a una sentencia. Era oscuro, chico y reseco, y estaba como fuera dei tiempo, en una eternidad.
BORGES, J. L. Artifícios. Madri: Alianza Cien, 1995.

No âmbito literário, são mobilizados diferentes recursos que visam à expressividade. No texto, a analogia estabelecida pela expressão “como las aguas a una piedra” tem a função de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para compreender plenamente esta expressão, é preciso voltar um pouco mais no texto, para identificar o sentido que reveste a expressão. Note-se que, antes da analogia sobre água na pedra, é descrito que “Los muchos años lo habían reducido y pulido" (os muitos anos o haviam reduzido e pulido), levando o leitor a inferir que o indivíduo foi moldado, construído, pelas experiências acumuladas ao longo desses anos. O constante encontro da água na pedra causa a erosão, que nada mais é do que um movimento de “escultura" na pedra feito pela natureza. Infere-se, portanto, que a pedra é esculpida, moldada, polida pela água assim como a vida é esculpida, moldada e polida pelo tempo. É a partir dessa comparação que se pode afirmar que a expressão “como las aguas a una piedra" sugere uma ação do tempo.


Gabarito da Professora: Letra A.


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra A

Uma analogia "como las aguas a una piedra" serve para ilustrar como o tempo desgasta e transforma o homem, tal como as águas moldam e poluem uma pedra ao longo dos anos. Essa figura de linguagem evidencia que o personagem foi "polido" e "reduzido" pela passagem do tempo, indicando que ele perdeu parte de sua vitalidade, sendo transformado em uma espécie de "coisa" sem vida e sem movimento. Assim como a pedra passa a ter marcas permanentes devido à ação contínua das águas, o personagem envelheceu e adquiriu uma aparência "escura, chica e reseca", denotando que ele já não é mais uma pessoa plenamente ativa.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo