Um asteroide de cerca de um mil metros de diâmetro, viaj...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853138 Português
    Um asteroide de cerca de um mil metros de diâmetro, viajando a 288 mil quilômetros por hora, passou a uma distância insignificante — em termos cósmicos — da Terra, pouco mais do dobro da distância que nos separa da Lua. Segundo os cálculos matemáticos, o asteroide cruzou a órbita da Terra e somente não colidiu porque ela não estava naquele ponto de interseção. Se ele tivesse sido capturado pelo campo gravitacional do nosso planeta e colidido, o impacto equivaleria a 40 bilhões de toneladas de TNT, ou o equivalente à explosão de 40 mil bombas de hidrogênio, conforme calcularam os computadores operados pelos astrônomos do programa de Exploração do Sistema Solar da Nasa; se caísse no continente, abriria uma cratera de cinco quilômetros, no mínimo, e destruiria tudo o que houvesse num raio de milhares de outros; se desabasse no oceano, provocaria maremotos que devastariam imensas regiões costeiras. Enfim, uma visão do Apocalipse.
Disponível em: http://bdjur.stj.jus.br. Acesso em: 23 abr. 2010.
Qual estratégia caracteriza o texto como uma notícia alarmante?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Qual estratégia caracteriza o texto como uma notícia alarmante? 

A - A descrição da velocidade do asteroide. 

Comentário: A velocidade não é alarmante, visto que outros podem atingir essa velocidade e que esse asteroide não iria atingir a terra.

B - A recorrência de formulações hipotéticas. 

Comentário: a recorrência é um fator chave para enfatizar a ideia de alarme, principalmente com comparações catastróficas já conhecidas.

C - A referência à opinião dos astrônomos. 

Comentário: os astrônomos apresentam um cálculo dentro das recorrentes comparações, não uma opinião.

D - A utilização da locução adverbial “no mínimo”. 

Comentário: a expressão apresenta uma ideia apenas para uma das recorrências, não implicando um fator chave para a formação alarmante da notícia.

E - A comparação com a distância da Lua à Terra.

Comentário: a comparação está é uma das recorrências comparativas que fortalecem a notícia ser alarmante.

mano, essa é a terceira vez que vejo essa questão

Vale apena ressaltar alguns termos de hipótese no texto com o acréscimo de vários períodos, como, por exemplo: "Se ele tivesse...Se ele caísse...Se ele desabasse...".

No trecho “se ele tivesse sido capturado pelo campo gravitacional do nosso planeta e colidido, o impacto equivaleria a explosão de 40 bilhões de toneladas de TNT, ou o equivalente a 40 mil bombas de hidrogênio’’

’’se caísse no continente, abriria uma cratera de 5 quilômetros, no mínimo, e destruiria tudo que houvesse num raio de milhares de outros, se desabasse no oceano, provocaria maremotos que devastariam imensas regiões costeiras’’

’’enfim, uma visão do apocalipse’’

Sao utilizadas de hipóteses catastróficas para alarmar o leitor, um recurso usado para chamar a atenção, caracterizando as formulações hipotéticas como principal meio de tornar o texto uma notícia alarmante.

resposta certa: B

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo