TEXTO I Correu à sala dos retratos, abriu o piano, sentou...
Correu à sala dos retratos, abriu o piano, sentou-se e espalmou as mãos no teclado. Começou a tocar alguma coisa própria, uma inspiração real e pronta, uma polca, uma polca buliçosa, como dizem os anúncios. Nenhuma repulsa da parte do compositor; os dedos iam arrancando as notas, ligando-as, meneando-as; dir-se-ia que a musa compunha e bailava a um tempo. [...] Compunha só, teclando ou escrevendo, sem os vãos esforços da véspera, sem exasperação, sem nada pedir ao céu, sem interrogar os olhos de Mozart. Nenhum tédio. Vida, graça, novidade, escorriam-lhe da alma como de uma fonte perene.
ASSIS, M. Um homem célebre. Disponível em: www.biblio.com.br. Acesso em: 2 jun. 2019.
TEXTO II
Um homem célebre expõe o suplício do músico popular que busca atingir a sublimidade da obra-prima clássica, e com ela a galeria dos imortais, mas que é traído por uma disposição interior incontrolável que o empurra implacavelmente na direção oposta. Pestana, célebre nos saraus, salões, bailes e ruas do Rio de Janeiro por suas composições irresistivelmente dançantes, esconde-se dos rumores à sua volta num quarto povoado de ícones da grande música europeia, mergulha nas sonatas do classicismo vienense, prepara-se para o supremo salto criativo e, quando dá por si, é o autor de mais uma inelutável e saltitante polca.
WISNIK, J. M. Machado maxixe: o caso Pestana. Teresa: revista de literatura brasileira, 2004 (adaptado)
O conto de Machado de Assis faz uma referência velada ao maxixe, gênero musical inicialmente associado à escravidão e à mestiçagem. No Texto II, o conflito do personagem em compor obras do gênero é representativo da
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Pra quem leu Várias Histórias isso fica mais fácil...
tensa relação entre o erudito e o popular na constituição da música brasileira.
A) pouca complexidade musical das composições ajustadas ao gosto do grande público.(INCORRETA)
Embora a polca, como música popular, possa ser vista como menos complexa do ponto de vista formal do que a música clássica, o foco da obra de Machado de Assis não é a complexidade das composições em si, mas sim a tensão entre o desejo de Pestana de ser reconhecido como um compositor erudito e a realidade de sua produção musical popular.
B) prevalência de referências musicais africanas no imaginário da população brasileira.(INCORRETA)
Embora o maxixe tenha influência africana, o conto trata principalmente da dificuldade de Pestana em produzir uma obra erudita e a sua inclinação a compor músicas populares, sem necessariamente destacar a influência africana na música brasileira.
C) incipiente atribuição de prestígio social a músicas instrumentais feitas para a dança.(INCORRETA)
A questão não é sobre o prestígio da música para dança, mas sim sobre o conflito entre o desejo de Pestana de criar uma obra-prima erudita e o fato de sua criação se voltar inevitavelmente para o popular.
D) tensa relação entre o erudito e o popular na constituição da música brasileira. (CORRETA)
No conto de Machado de Assis, o personagem Pestana, um músico popular, busca criar uma obra-prima erudita que se equipare aos grandes compositores da música clássica, mas acaba compondo polcas, músicas dançantes e populares. Essa situação reflete a tensão entre o desejo de reconhecimento no mundo da música erudita e a sua aptidão para compor peças de caráter popular. Esse conflito é uma representação clara da tensa relação entre o erudito e o popular, um dilema que é parte importante da constituição da música brasileira.
O Texto II reforça essa ideia ao descrever como Pestana tenta se esconder do mundo popular que o consagrou, imerso na música clássica europeia, mas acaba retornando ao popular, o que evidencia o confronto interno entre os dois tipos de música.
E) importância atribuída à música clássica na sociedade brasileira do século XIX.(INCORRETA)
Embora a música clássica seja, de fato, valorizada no contexto do conto, o ponto central do conflito de Pestana é a tensão entre a sua aptidão para a música popular e seu desejo de ser um grande compositor erudito. Portanto, a alternativa E é incompleta para representar todo o conflito abordado na história.
O conto de Machado de Assis, e o comentário do Texto II, apontam para o conflito entre as músicas erudita e popular, com Pestana buscando reconhecimento como um compositor clássico, mas sendo sempre puxado de volta à composição de músicas populares. Isso representa a tensa relação entre o erudito e o popular na constituição da música brasileira, tornando a alternativa D a mais adequada.
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