A história do futebol brasileiro contém, ao longo de um ...
Disponível em: https://observatorioracialfutebol.com.br. Acesso em: 22 jun. 2019 (adaptado).
O texto atribui o enfraquecimento do mito da democracia racial no futebol à
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o que talvez seja um pega ratão ao ler o comando pela primeira vez, seja o "enfraquecimento do mito", pois se um mito é algo que não existe, então o enfraquecimento dele signifca que talvez exista tal mito? só eu pensei assim? enfim, marquei a certa de qualquer forma...
- PARA RESPONDER ESSA QUESTÃO DEVIA SABER O QUE É DEMOCRACIA RACIAL NO BRASIL ?
"Democracia racial é um conceito que nega a existência do racismo no Brasil. É tratada como mito e ideologia por buscar exprimir a vigência de uma suposta democracia plena que se estenderia às pessoas de todas as raças, a despeito das desigualdades motivadas pelo racismo no país e por estruturas racistas culturais, sociais e políticas que privilegiam brasileiros brancos. O termo denota a crença de que o Brasil escapou da discriminação racial vista em outros países, como os Estados Unidos. Pesquisadores notam que a maioria dos brasileiros não se veem como racistas, e alegadamente não prejudicam ou promovem pessoas baseadas na raça. Graças a isso, enquanto a mobilidade social dos brasileiros pode ser reduzida por vários fatores, como sexo e classe social, a discriminação racial seria considerada irrelevante. A democracia racial, no entanto, é desmitificada por sociólogos e antropólogos que estudam o preconceito e por vários indicadores sociais e econômicos que revelam desigualdades ligadas à etnia."
EM RESUMO É A CRENÇA DE QUE NO BRASIL NÃO EXISTE RACISMO.
- RESOLUÇÃO:
"O texto atribui o enfraquecimento do mito da democracia racial no futebol à"
OU SEJA, O QUE NO TEXTO É FALADO COMO ALGO QUE ENFRAQUECEU ESSE MITO DE QUE NO BRASIL NÃO EXISTE RACISMO ?
"Nos anos 1970, por não atender às expectativas normativas suscitadas pelo estereótipo do “bom negro”, Paulo César Lima foi classificado como “jogador-problema"..."------>"Paulo César contra-atacava os que pretendiam condená-lo pelo insucesso de 1974. O jogador assumia as cores e as causas defendidas pela esquadra dos pretos em todas as esferas da vida social. “Sinto na pele esse racismo subjacente”, revelou à imprensa francesa: “Isto é, ninguém ousa pronunciar a palavra ‘racismo’. Mas posso garantir que ele existe, mesmo na Seleção Brasileira”. Sua ousadia consistiu em pronunciar a palavra interdita no espaço simbólico do discurso oficial para reafirmar o mito da democracia racial."
OU SEJA, AQUELA FALSA IDEIA QUE MUITOS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS POSSUEM DE QUE O BRASIL NÃO POSSUI RACISMO POR SERMOS BASTANTE MISCIGENADOS É FALSA, POIS COMO ELE FALA; NO MOMENTO EM QUE A SELEÇÃO BRASILEIRA PERDEU ELE FOI JULGADO PELOS TORCEDORES ENQUANTO OS JOGADORES BRANCOS NÃO FORAM JULGADOS, O QUE EVIDENCIA ESSE RACISMO ATE NO PAÍS QUE É DITO COMO " SEM RACISMO" GABARITO:E atitude contestadora de um “jogador-problema”. É UMA ATITUDE OUSADA E CONTESTADORA, POIS ELE CONSTETA UM FALSO PARADIGMA QUE EXISTE DE QUE NÇAO HÁ RACISMO E O "JOGADOR PROBLEMA" ERA PARA CONFUNDIR O CANDIDATO DESATENTO.
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