Seus primeiros anos de detento foram difíceis; aos pouco...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853156 Português
    Seus primeiros anos de detento foram difíceis; aos poucos entendeu como o sistema funciona. Apanhou dezenas de vezes, teve o crânio esmagado, o maxilar deslocado, braços e pernas quebrados; por fim, um dia ficou lesionado da perna quando foi jogado da laje de um pavilhão. Nem todas as vezes ele soube por que apanhou, muito menos da última, quando foi deixado para morrer, mas sobreviveu. Seu corpo, moído no inferno, aguarda o fim dos seus dias. Já não questiona mais. Obedece. Cumpre as ordens. Baixa a cabeça e se retira. Apanha, às vezes com motivo, às vezes sem. Por onde passou, derramaram seu sangue. Seu rastro pode ser seguido. Intriga ter sobrevivido durante tantos anos. Pouquíssimos chegaram à terceira idade encarcerados.
MAIA, A. P. Assim na terra como embaixo da terra. Rio de Janeiro: Record, 2017.
A narrativa concentra sua força expressiva no manejo de recursos formais e numa representação ficcional que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A questao dificultou por conta de vocabulario. dai vc pesquisa " O conceito de estado de exceção tem origem jurídica(...)" . Como que um aluno de ensino medio vai ter conhecimento desse termo juridico? ta brincando com a minha cara, ne INEP?! poderia so ter falado que era uma situacao de suspensao de direitos. Pronto, o aluno vai ter interpretado a questao corretamente e acertado. Pohaa

realmente, essa foi de estourar a boca do balão

  • " Apanhou dezenas de vezes, teve o crânio esmagado, o maxilar deslocado, braços e pernas quebrados; por fim, um dia ficou lesionado da perna quando foi jogado da laje de um pavilhão"
  • "Seu corpo, moído no inferno, aguarda o fim dos seus dias. Já não questiona mais. Obedece. Cumpre as ordens. Baixa a cabeça e se retira. Apanha, às vezes com motivo, às vezes sem."

O QUE VOCÊ NOTA ATRAVÉS DOS TRECHOS E DO TEXTO COMO UM TODO É QUE ESSE CENÁRIO É TOTALMENTE DIFERENTE DO QUE VIVEMOS FORA DAS CADEIAS,PORÉM TAMBÉM FICA EVIDENTE QUE TAMBÉM ELE É UM POUCO FICCIONAL POIS "teve o crânio esmagado / braços e pernas quebrados / jogado da laje de um pavilhão" OU SEJA, VOCÊ VER QUE ELE USA DO EXAGERO/IMAGINAÇÃO PARA DEMONSTRAR ALGO QUE ESTÁ FORA DE NOSSA REALIDADE, ISTO É, UM ESTADO DE EXCEÇÃO E O QUE É UM ESTADO DE EXCEÇÃO ? "é uma situação de restrição de direitos e concentração de poderes que, durante sua vigência, aproxima um Estado sob regime democrático do autoritarismo." GABARITO:B

A

buscam perpetuar visões do senso comum.

A ENFASE DO TEXTO É MOSTRA ATRAVÉS DO ABSURDO ALGO PRÓXIMO DA CRUELDADE QUE ACONTECEM NAS PRISÕES E NÃO PERPETUAR VISÕES DE SENSO COMUM.

C

promovem a interlocução com grupos silenciados. 

NÃO SE VER UM DIALOGO/CONVERSA COM PRESOS, MAS SIM SE VER A REPRESENTAÇÃO ABSURDA DA VIDA DE UM PRESO.

D

inspiram o sentimento de justiça por meio da empatia.

NÃO VISA UM SENTIMENTO DE JUSTIÇA, MAS, SIM, UM SENTIMENTO DE PENA POR MEIO DA EMPATIA DO QUE O PRESO SOFRE DENTRO DA CADEIA.

E

recorrem ao absurdo como forma de traduzir a realidade.

SE É FICCIONAL COMO O PROPRIO COMANDO DIZ É PORQUE NÃO TRADUZ A REALIDADE.

Essa foi a questão mais difícil da história do ENEM: 6% de acertos. Não adianta tentar entender ela, é o tipo de questão feita pra errar, e quem acertou foi no chute.

Acho essa questão muito incoerente com o ensino médio da maioria das escolas, visto que não aprendemos esses termos jurídicos pouco falados no Enem, Se não solicitado. Poderia ter pelo menos um parêntese ou um tópico explicando melhor o tema, eu estou no 2 ano do ensino médio e minha professora passou essa questão, sendo que ninguém na sala faz a MÍNIMA IDEIA do que seja isso, e óbvio, por isso a maioria cola, por favor, professores, tentem envolver mais seus alunos, pergunte o que eles querem aprender, de acordo com o Enem e outros vestibulares/concursos públicos, isso ajuda demais e vai fazer com que seus alunos tenham uma maior taxa de participação, tentem fazer para ver se sabem (até pela competitividade)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo