Quando a taxa de remuneração do capital excede substanci...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853179 Geografia
    Quando a taxa de remuneração do capital excede substancialmente a taxa de crescimento da economia, pela lógica, a riqueza herdada aumenta mais rápido do que a renda e a produção. Então, basta aos herdeiros poupar uma parte limitada da renda de seu capital para que ele cresça mais rápido do que a economia como um todo. Sob essas condições, é quase inevitável que a riqueza herdada supere a riqueza constituída durante uma vida de trabalho, e que a concentração do capital atinja níveis muito altos.
PIKETTY, T. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014 (adaptado).
Considerando os princípios que legitimam as democracias liberais, a lógica econômica descrita no texto enfraquece o(a)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A economia nacional é tema clássico e recorrente em questões de prova. Deve ser estudada a partir de sua macroestrutura e principais indicadores como a renda dos habitantes, o índice de Produto Interno Bruto, inflação e taxa de juros entre outros, assim como é muito importante o acompanhamento cotidiano das principais notícias sobre o tema no noticiário.  O texto associado aborda a grande diferença entre a a rentabilidade do capital e as taxas de crescimento econômico destacando que para herdeiros é mais vantajoso manter investimentos financeiros do que investimentos produtivos e assim torna-se muito difícil que a riqueza herdada seja superada pela riqueza constituída através do trabalho.  Buscamos dentre as alternativas o argumento que é enfraquecido a partir da lógica demonstrada no texto associado.
A) Consiste na proposição de que o enriquecimento provém do mérito próprio do indivíduo que foi capaz de se sobrepor a todas as adversidades e atingir o extrato mais alto da sociedade. As ideias expostas no texto associado não discordam da possibilidade de que isto possa acontecer, mas demonstram de forma clara, que numa economia onde o investimento financeiro ultrapassa em rentabilidade o investimento produtivo a camada mais rica da sociedade é majoritariamente composta por herdeiros ao invés de trabalhadores enriquecidos por seus próprios méritos. 
B) Dentre os princípios que legitimam democracias liberais o direito de nascimento não está associado aos benefícios econômicos  de ser herdeiro conforme as ideias apresentadas no texto associado. 
C) A legislação não faz parte diretamente do debate proposto pela combinação entre o texto associado e o enunciado da questão.
D) O ganho das financeiras é uma parte importante deste debate, porém o enunciado é claro ao propor a busca pela alternativa que enfraquece um princípio de legitimidade de democracias liberais. O ganho das financeiras não faz parte destes princípios.
E) Fuga do tema já que os mercados estão sendo indiretamente criticados como produtores de concentração de renda e não enaltecidos em sua efetividade. 
GABARITO DO PROFESSOR: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Mérito ou meritocracia é a ideia de que as pessoas devem se destacar não com base na classe social de seus pais, mas com base em suas próprias conquistas — em quão produtivas e habilidosas elas são. Considerando os princípios que legitimam as democracias liberais, a lógica econômica descrita no texto enfraquece a

A) ideologia do mérito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo