Por maioria, nós não entendemos uma quantidade relativa ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853196 Geografia
    Por maioria, nós não entendemos uma quantidade relativa maior, mas a determinação de um estado ou de um padrão em relação ao qual tanto as quantidades maiores quanto as menores serão ditas minoritárias. Maioria supõe um estado de dominação. É nesse sentido que as mulheres, as crianças e também os animais são minoritários.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs. São Paulo: Editora 34, 2012 (adaptado).
No texto, a caracterização de uma minoria decorre da existência de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O texto associado aborda uma definição científica amplamente aceita do conceito de minoria social. O enunciado busca a alternativa que melhor se relacione com as ideias do texto.

A) O texto aborda critérios para a definição de uma minoria social e não trata de estratégias de genocídio ou de perseguição social a minorias. 

B) A ação estatal não está entre os aspectos abordados no texto.

C) Considera-se arbitrário tudo aquilo que não segue critérios previamente definidos e depende das relações de poder presentes  entre as partes. Assim relações de natureza arbitrária são as relações de dominação citadas no texto que podem existir entre grupos numericamente desiguais que mesmo assim podem ser maiores em quantidade e subalternos em relação a outros numericamente inferiores mais de maior status social e por isso capazes de exercer dominação. 

D) Conexões simétricas são as que possuem o mesmo tamanho o que não é definitivamente o caso do trecho de texto associado.

E) Não há qualquer tipo de menção a aspectos biológicos no texto. 

GABARITO DO PROFESSOR: C










Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra C

minoria é um grupo social numa situação de dependência ou desvantagem em relação a um outro grupo

então, não é pq o nome refere-se a uma quantidade menor que o grupo em si tem, quantitativamente, menos representantes. O termo é referente a um viés mais sociológico, esse grupo tem menos direitos sociais ou menos exercícios deles.

Questão complicada, pois as minorias surgem de conceitos de hierarquização falsamente biológicos. Nessas situações, o ideal é sempre voltar ao comando e ao texto:

"No texto, a caracterização de uma minoria decorre da existência de"

"[...] Maioria supõe um estado de dominação. [...]" (Minoria seria o inverso, subordinação)

A dominação surge de relações sociais assimétricas. Logo, alternativa "C relações de natureza arbitrária."

A caracterização de uma minoria, de acordo com o texto, decorre da existência de relações de natureza arbitrária. Isso significa que a minoria é definida não apenas pela quantidade, mas pela forma como certos grupos são arbitrariamente colocados em posições de inferioridade em relação ao padrão imposto pela maioria

’’’minoria’’ sociologicamente falando, não se refere a um grupo com poucos integrantes, mas sim, a um grupo em desvantagem em relação a outro (por exemplo, menos direitos, preconceitos, limitações sociais e etc), a alternativa C está correta pois: ‘’’relações de natureza arbitrária’’ significa não seguir conceitos lógicos, ou seja, colocar um grupo em relação de desvantagem sem razão.

fiquei na duvida, mas é questão modelo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo