Houve crescimento de 74% da população brasileira encarce...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853198 Geografia
    Houve crescimento de 74% da população brasileira encarcerada entre 2005 e 2012. As análises possibilitaram identificar o perfil da população que está nas prisões do país: homens, jovens (abaixo de 29 anos), negros, com ensino fundamental incompleto, acusados de crimes patrimoniais e, no caso dos presos adultos, condenados e cumprindo regime fechado e, majoritariamente, com penas de quatro até oito anos.
BRASIL. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília: Presidência da República, 2015.
Nesse contexto, as políticas públicas para minimizar a problemática descrita devem privilegiar a
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O texto associado aborda a temática do encarceramento no Brasil e o enunciado busca a alternativa correta sobre políticas públicas para minimizar o problema. 

A) O Código civil é um conjunto de normas sobre direitos e deveres de pessoas e suas propriedades em relações privada e desta forma não se relaciona diretamente com a ampla maioria dos casos relatados no texto associado.
B) A inclusão social permite que indivíduos tenham oportunidades de trabalho e estudo melhorando sua renda, moradia e mobilidade social, o que reconhecidamente são fatores que reduzem as ocorrências de crimes contra o patrimônio que estão citados dentre as principais causas do encarceramento em massa.  
C) A redução da maioridade penal abriria a possibilidade de que jovens fossem encarcerados ainda mais cedo aumentando a população carcerária e agravando os problemas descritos no texto. 
D) Como são poucos os casos de corrupção que efetivamente terminam em prisão, em números absolutos estes encarcerados não representam fração significativa do problema do encarceramento em massa. 
 E) O principal problema descrito no texto de associado é o grande crescimento da população carcerária e esta medida não levaria a sua redução. 
GABARITO DO PROFESSOR: B

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Vontade de marcar a "D", mas não é bem isso que o ENEM quer.

Kaio queria marcar na que tem menos estatística

Alternativa B

De acordo com o texto, o perfil da população encarcerada inclui homens jovens negros com ensino fundamental incompleto, acusados de crimes patrimoniais. Isso sugere que as políticas públicas devem buscar diminuir as desigualdades sociais e econômicas, promovendo a inclusão social para reduzir a vulnerabilidade desses grupos à criminalidade. A promoção da educação, emprego e moradia, bem como a diminuição da discriminação racial, são algumas ações que podem ser implementadas como medida para diminuir o encarceramento desse grupo.

kaio a gente só passa lacrando

A respeito das opiniões de Kaio e Gabriel, embora eu discorde delas, não é totalmente absurdo vincular corrupção com aumento do encarceramento, porém essa é uma relação distante e indireta. A corrupção tem origem e expressão variada, e inclui não somente agentes públicos, mas também agentes privados (toda relação de corrupção necessita de agente ativo e passivo, ou seja, governo e iniciativa privada).

Voltando à questão, se é verdade que o aumento do encarceramento ocorreu na população de jovens negros, pobres e com pouca escolaridade, é óbvio que a correção dessa situação passa pela inclusão social e econômica desses agentes, o que inclui levar educação, saúde, renda e condições melhores de vida para que este grupo não escolha a criminalidade.

E isso depende de vontade política e participação da sociedade civil. Os políticos podem não se engajar nessa missão por uma série de fatores, corrupção com certeza é um deles, mas não é o único nem o pior. Há políticos incompetente, ignorantes, preguiçosos, oportunistas, etc. Além disso, o fato de haver corrupção não implica dizer que determinado político não realize as ações e políticas públicas necessárias para reduzir o quadro em análise, é o famoso "rouba, mas faz".

Eu repudio veementemente a corrupção, porém focar somente nela é reduzir e simplificar um problema com múltiplas causas e origens, cuja solução requer também um plano amplo, prático, objetivo e igualmente complexo. Há corrupção em todas as sociedades de que se tem notícia, porque onde há gente, poder e dinheiro, há corrupção. Ela deve ser combatida, reduzida, mas não crie a ilusão ingênua de que estaremos livre dela.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo