Houve crescimento de 74% da população brasileira encarce...
BRASIL. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília: Presidência da República, 2015.
Nesse contexto, as políticas públicas para minimizar a problemática descrita devem privilegiar a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Vontade de marcar a "D", mas não é bem isso que o ENEM quer.
Kaio queria marcar na que tem menos estatística
Alternativa B
De acordo com o texto, o perfil da população encarcerada inclui homens jovens negros com ensino fundamental incompleto, acusados de crimes patrimoniais. Isso sugere que as políticas públicas devem buscar diminuir as desigualdades sociais e econômicas, promovendo a inclusão social para reduzir a vulnerabilidade desses grupos à criminalidade. A promoção da educação, emprego e moradia, bem como a diminuição da discriminação racial, são algumas ações que podem ser implementadas como medida para diminuir o encarceramento desse grupo.
kaio a gente só passa lacrando
A respeito das opiniões de Kaio e Gabriel, embora eu discorde delas, não é totalmente absurdo vincular corrupção com aumento do encarceramento, porém essa é uma relação distante e indireta. A corrupção tem origem e expressão variada, e inclui não somente agentes públicos, mas também agentes privados (toda relação de corrupção necessita de agente ativo e passivo, ou seja, governo e iniciativa privada).
Voltando à questão, se é verdade que o aumento do encarceramento ocorreu na população de jovens negros, pobres e com pouca escolaridade, é óbvio que a correção dessa situação passa pela inclusão social e econômica desses agentes, o que inclui levar educação, saúde, renda e condições melhores de vida para que este grupo não escolha a criminalidade.
E isso depende de vontade política e participação da sociedade civil. Os políticos podem não se engajar nessa missão por uma série de fatores, corrupção com certeza é um deles, mas não é o único nem o pior. Há políticos incompetente, ignorantes, preguiçosos, oportunistas, etc. Além disso, o fato de haver corrupção não implica dizer que determinado político não realize as ações e políticas públicas necessárias para reduzir o quadro em análise, é o famoso "rouba, mas faz".
Eu repudio veementemente a corrupção, porém focar somente nela é reduzir e simplificar um problema com múltiplas causas e origens, cuja solução requer também um plano amplo, prático, objetivo e igualmente complexo. Há corrupção em todas as sociedades de que se tem notícia, porque onde há gente, poder e dinheiro, há corrupção. Ela deve ser combatida, reduzida, mas não crie a ilusão ingênua de que estaremos livre dela.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo