O governo Vargas, principalmente durante o Estado Novo (...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853201 História
    O governo Vargas, principalmente durante o Estado Novo (1937-1945), pretendeu construir um Estado capaz de criar uma nova sociedade. Uma dimensão-chave desse projeto tinha no território seu foco principal. Não por acaso, foram criadas então instituições encarregadas de fornecer dados confiáveis para a ação do governo, como o Conselho Nacional de Geografia, o Conselho Nacional de Cartografia, o Conselho Nacional de Estatística e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), este de 1938.
LIPPI, L. A conquista do Oeste. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br. Acesso em: 7 nov. 2014 (adaptado).
A criação dessas instituições pelo governo Vargas representava uma estratégia política de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Conselho Nacional de Geografia, o Conselho Nacional de Cartografia, o Conselho Nacional de Estatística e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foram criados com o objetivo de auxiliar o Estado através do fornecimento de dados relevantes para a elaboração de políticas públicas com o objetivo de vencer os “vazios" territoriais e propiciar a maior interação entre as partes do território nacional. 

No ano de 1940 Getúlio Vargas lançou a Marcha para o Oeste, com o intuito de promover uma integração territorial do país. As tradições coloniais com o foco na figura do bandeirante foram resgatadas. O propósito disso foi a construção da nacionalidade através da integração e do conhecimento do território. Getúlio criou novos territórios federais na Região Norte do país, além de atuar na colonização do norte do Paraná , dando origem a novas cidades. 

A ação do governo Vargas indicava um dada estratégia política com um objetivo indicado em uma das alternativas.

A) INCORRETA – A criação das instituições mencionadas na questão tem por objetivo conhecer os espaços para combater o vazio territorial. O vazio territorial é um conceito aprimorado do conceito de sertão que se referia a espaços com pouca densidade demográfica, pouca interação urbana e pouco desenvolvimento econômico. 

B) INCORRETA – O objetivo não era controlar o crescimento da população brasileira. O intuito do governo Vargas com a criação destas instituições era ter conhecimento das regiões com menor ocupação e graus de desenvolvimento para que fossem ocupadas, desenvolvidas e integradas ao restante do território nacional. 

C) CORRETA – O propósito do Governo de Getúlio Vargas, ao criar estas instituições, era obter conhecimento científico das regiões do país. Dessa forma, seria possível saber qual a melhor forma de integrá-las ao resto do território nacional promovendo o seu desenvolvimento e a sua ocupação. 

D) INCORRETA – O objetivo não era conter nenhum tipo de fluxo. Estas instituições propiciariam o conhecimento necessário para que o governo soubesse através das pesquisas quais as demandas de cada região. O foco era a integração territorial do país com o desenvolvimento das regiões e a sua consequente ocupação para que elas não fossem mais um vazio territorial. 

E) INCORRETA – O objetivo das instituições era propiciar o conhecimento científico para que o governo desenvolvesse as políticas públicas necessárias para cada região. Dessa forma, a criação de novas unidades de federação foram políticas públicas decorrentes das necessidades enxergadas pelo governo através dos dados científicos levantados pelas instituições. 

Gabarito do Professor: Letra C.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Letra E foi um distrator .. pois de fato propor novas unidades da federação faziam parte do plano porém como uma consequência de obter conhecimento científico das diversidades regionais

Como faço pra estudar questões desse tipo? alguém sabe?

Bárbara, pensa comigo: para quê um Presidente da República cria uma instituição como o IBGE? Mesmo que você não tenha a mente dele pra saber a resposta exata, dá pra saber que o IBGE é uma instituição que desde sempre tomou a população e seus diferentes aspectos como foco do seu trabalho, portanto, a única alternativa que dava essa ideia é a certa

Os dados coletados por essas instituições ajudaram o governo Vargas a entender melhor o território brasileiro e suas diversidades regionais. Isso permitiu que o governo tomasse decisões mais acertadas para o desenvolvimento do país. Por exemplo, o governo Vargas usou os dados coletados pelo IBGE para criar políticas públicas para o desenvolvimento do interior do Brasil.

Pensei em ir na E, mas, era no Estado Novo (ditadura) o poder era centrado na figura de Vargas. E quem já estudou Vargas, sabe como era fanático por poder e atenção.

Criar unidades de federação não seria condizente com a postura dele.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo