A icterícia, popularmente conhecida por amarelão, é uma ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853235 Química
    A icterícia, popularmente conhecida por amarelão, é uma patologia frequente em recém-nascidos. Um bebê com icterícia não consegue metabolizar e excretar de forma eficiente a bilirrubina. Com isso, o acúmulo dessa substância deixa-o com a pele amarelada. A fototerapia é um tratamento da icterícia neonatal, que consiste na irradiação de luz no bebê. Na presença de luz, a bilirrubina é convertida no seu isômero lumirrubina que, por ser mais solúvel em água, é excretada pela bile ou pela urina. A imagem ilustra o que ocorre nesse tratamento.
MOREIRA, M. et al. O recém-nascido de alto risco: teoria e prática do cuidar [on-line]. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2004 (adaptado).

Imagem associada para resolução da questãoImagem associada para resolução da questão
WANG, J. et. al. Challenges of phototherapy for neonatal hyperbilirubinemia (Review). Experimental and Therapeutic Medicine, n. 21, 2021 (adaptado).


Na fototerapia, a luz provoca a conversão da bilirrubina no seu isômero
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Analisando a estrutura da Bilirrubina é possível observar uma região que apresenta uma cadeia aberta. Já na Lumirrubina é possível ver a mesma parte que uma cadeia fechada agora. Sendo assim, a isomeria é de cadeia.

OBS: É possível que haja uma alteração. Visto que na Bilirrubina nós apresentamos a função amina e na Lumirrubina a função imina.

https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2021/segundo-dia/na-fototerapia-luz-provoca-conversao-de-bilirrubina-no-seu-isomero/

ALTERNATIVA : C ESTAR CORRETA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo