A curcumina, uma das substâncias que confere a cor alara...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853242 Biologia
    A curcumina, uma das substâncias que confere a cor alaranjada ao açafrão, pode auxiliar no combate à dengue quando adicionada à água de criadouros do mosquito transmissor. Essa substância acumula-se no intestino do inseto após ser ingerida com a água do criadouro e, quando ativada pela luz, induz a produção de espécies reativas de oxigênio que danificam de forma fatal o tecido do tubo digestório.
TOLEDO, K. Corante extraído do açafrão pode ser útil no combate à dengue. Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 25 abr. 2015 (adaptado).

A forma de combate relatada tem como atividade o(a)
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Essa questão cita uma substância adicionada em criadouros do mosquito transmissor da dengue, capaz de se acumular no intestino de insetos e que induz a produção de espécies que danificam fatalmente o tubo digestivo. Pede-se a alternativa correta sobre essa forma de combate e a atividade relacionada. A dengue é uma doença causada pelos vírus DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, sendo transmitidos através de picada do mosquito Aedes aegypti. O ciclo de vida é separado em quatro etapas: ovo, larva, pupa (etapas aquáticas) e adulto (etapa aérea). A fêmea deposita os ovos nas superfícies de locais com água parada (criadouros), e em alguns dias, os ovos se transformam em larvas e depois em pupa, onde ocorre a transição de larva para mosquito. No fim do ciclo, os mosquitos adultos são formados. O enunciado cita o combate à dengue com uma substância adicionada em criadouros do mosquito, onde ocorrem as fases de ovo, larva e pupa. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Conheça o ciclo do mosquito Aedes aegypti e saiba como combatê-lo. 2019. Disponível em https://mosquito.saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/conh.... Acesso em fevereiro de 2022)


Fonte da imagem: site fiocruz.br

 

A forma de combate relatada tem como atividade o(a)


A) morte do indivíduo adulto. Incorreta. A substância provoca a produção de espécies que danificam (matam) o tecido do tubo digestório, dificultando a alimentação dos insetos, ainda em fase larval nos criadouros.

B) redução da eclosão dos ovos. Incorreta. A substância fica acumulada no intestino, ou seja, depois que os ovos foram eclodidos e se transformaram em larvas nos criadouros, não havendo redução da eclosão.

C) comprometimento da metamorfose. Incorreta. As espécies reativas danificam o tubo da digestão nas larvas, comprometendo a sobrevivência e o seu desenvolvimento, mas não comprometendo sua metamorfose.

D) impedimento do desenvolvimento da larva. CORRETA. Essa substância no intestino produz as espécies que danificam fatalmente o tubo de digestão nas larvas (criadouro), impedindo o seu desenvolvimento e alimentação/excreção.

E) repelência da forma transmissora da doença. Incorreta. A questão indica que há uma danificação fatal no tubo digestório que impede o desenvolvimento das larvas, porém não há relação com alguma forma de repelência na transmissão da dengue.

Gabarito do Professor: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Essa questão cita uma substância adicionada em criadouros do mosquito transmissor da dengue, capaz de se acumular no intestino de insetos e que induz a produção de espécies que danificam fatalmente o tubo digestivo. Pede-se a alternativa correta sobre essa forma de combate e a atividade relacionada. A dengue é uma doença causada pelos vírus DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, sendo transmitidos através de picada do mosquito Aedes aegypti. O ciclo de vida é separado em quatro etapas: ovo, larva, pupa (etapas aquáticas) e adulto (etapa aérea). A fêmea deposita os ovos nas superfícies de locais com água parada (criadouros), e em alguns dias, os ovos se transformam em larvas e depois em pupa, onde ocorre a transição de larva para mosquito. No fim do ciclo, os mosquitos adultos são formados. O enunciado cita o combate à dengue com uma substância adicionada em criadouros do mosquito, onde ocorrem as fases de ovo, larva e pupa. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Conheça o ciclo do mosquito Aedes aegypti e saiba como combatê-lo. 2019. Disponível em https://mosquito.saude.es.gov.br/Not%C3%ADcia/conh.... Acesso em fevereiro de 2022)

forma de combate relatada tem como atividade o(a)

A) morte do indivíduo adulto. Incorreta. A substância provoca a produção de espécies que danificam (matam) o tecido do tubo digestório, dificultando a alimentação dos insetos, ainda em fase larval nos criadouros.

B) redução da eclosão dos ovos. Incorreta. A substância fica acumulada no intestino, ou seja, depois que os ovos foram eclodidos e se transformaram em larvas nos criadouros, não havendo redução da eclosão.

C) comprometimento da metamorfose. Incorreta. As espécies reativas danificam o tubo da digestão nas larvas, comprometendo a sobrevivência e o seu desenvolvimento, mas não comprometendo sua metamorfose.

D) impedimento do desenvolvimento da larva. CORRETA. Essa substância no intestino produz as espécies que danificam fatalmente o tubo de digestão nas larvas (criadouro), impedindo o seu desenvolvimento e alimentação/excreção.

E) repelência da forma transmissora da doença. Incorreta. A questão indica que há uma danificação fatal no tubo digestório que impede o desenvolvimento das larvas, porém não há relação com alguma forma de repelência na transmissão da dengue.

Para quem marcou a A, a substância é colocada em criadouros

Criadouro

  1. Local favorável à nutrição, ao desenvolvimento
  2. Lugar onde se criam animais

Enunciado confuso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo