Os búfalos são animais considerados rústicos pelos criad...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1853255 Biologia
    Os búfalos são animais considerados rústicos pelos criadores e, por isso, são deixados no campo sem controle reprodutivo. Por causa desse tipo de criação, a consanguinidade é favorecida, proporcionando o aparecimento de enfermidades, como o albinismo, defeitos cardíacos, entre outros. Separar os animais de forma adequada minimizaria a ocorrência desses problemas.
DAMÉ, M. C. F.; RIET-CORREA, E; SCHILD, A. L. Pesq. Vet Bras., n. 7, 2013 (adaptado).

Qual procedimento biotecnológico prévio é recomendado nessa situação?
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda o aparecimento de doenças genéticas e outros problemas relacionados com búfalos em campos sem controle reprodutivo e cita que a separação adequada dos animais MINIMIZARIA a ocorrência desses problemas. Pergunta-se qual o procedimento biotecnológico prévio é indicado. A biotecnologia envolve diversos procedimentos que modificam os organismos vivos com base em processos moleculares. Todas as opções apresentadas na questão são exemplos de métodos da biotecnologia. A terapia gênica realiza a introdução de genes externos em uma célula específica para alterar o material genético que apresenta os genes com doenças ou problemas hereditários, com o objetivo de tratar essas doenças. A transgenia ocorre através da transferência de genes entre organismos diferentes que resulta em um organismo geneticamente modificado (OGM), contendo algumas características modificadas pelos genes introduzidos. O mapeamento genético analisa toda a genética do indivíduo, observando a localização dos cromossomos e se estão danificados ou modificados, com o intuito de descobrir genes de doenças hereditárias e tratar por meio de terapias gênicas. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)
 

Qual procedimento biotecnológico prévio é recomendado nessa situação?

A) Transgenia. Incorreta. A transgenia altera o material genético do indivíduo, ela alteraria a genética dos búfalos e não minimizaria os problemas citados.

B) Terapia gênica. Incorreta. A terapia gênica introduz genes externos para tratar determinada doença, poderia tratar alguns problemas dos búfalos, porém não é um procedimento prévio, ele seria utilizado apenas em búfalos que estejam doentes. Não minimiza o problema.

C) Vacina de DNA. Incorreta. Uma vacina de DNA não seria capaz de alterar a ocorrência de doenças genéticas, então a imunização dos búfalos não minimiza o problema.


D) Clonagem terapêutica. Incorreta. A clonagem não seria indicada, pois ela iria clonar os genes defeituosos ou modificados, repetindo as doenças ou problemas existentes.

E) Mapeamento genético. CORRETA. Realizar o mapeamento genético dos búfalos identificaria previamente os búfalos que apresentam genes danificados e os que possuem maior variabilidade genética, e com essa análise, os búfalos selecionados que não apresentam os genes causadores se reproduzirão e minimizarão os problemas de consanguinidade.  

Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Terapia gênica, como está no nome, visa ajudar 1 indivíduo específico. O Mapeamento Genético pode dar um panorama geral, que é o que se busca.

Altenativa correta "E"

TRANSGENIA: Retira o gene de um ser vivo e insere em outro. Não resolveria o problema pois o rebanho continuaria a consanguinidade.

TERAPIA GÊNICA: é um tratamento que introduz no organismo genes saudáveis - chamados de terapêuticos ou de interesse - para substituir, modificar ou suplementar genes inativos ou disfuncionais que causem algum problema de saúde. Não resolve o problema da consanguinidade.

VACINA DE DNA: Visa inserir um gene capaz de produzir ou inibir determinada reação no organismo. Também não resolve o problema de consanguinidade.

CLONAGEM TERAPÊUTICA: Visa produzir tecidos ou órgãos para implante, clonando genes. Não resolve a consanguinidade.

MAPEAMENTO GENÉTICO Analisa o genoma como um todo, identificando a propensão genética de um indivíduo ou grupo de indivíduos a adquirir ou despertar determinada enfermidade. Permitiria a separação de indivíduos com a finalidade de corrigir os genes defeituoso com a seleção artificial.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo