Para realizar um experimento com uma garrafa PET...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q355094 Física
     Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d'água, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água conforme ilustrado na figura.
imagem-029.jpg
Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente?

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

De acordo com o enunciado, o candidato deve analisar as duas situações.

a) Com a garrafa PET tampada, a pressão atmosférica, que é maior que a pressão interna, atua nos três orifícios, do meio externo para o interno, impedindo a saída de água.

b) Com a garrafa PET destampada, a pressão atmosférica atua nos três orifícios laterais e na parte sem a tampa. Assim, a água escoa pelos orifícios laterais pela ação da força oriunda da pressão da coluna líquida contida na garrafa, não alterando a velocidade de escoamento.


Resposta A)

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alternativa: A

"Com a garrafa tampada, como a pressão atmosférica é maior que a pressão interna atuante nos orifícios feitos na garrafa, a saída de água é impedida. Com a garrafa destampada, o efeito da pressão atmosférica no líquido na boca da garrafa e nos orifícios é contrário, portanto anulado. Tem-se como resultante a força interna, que depende da pressão exercida pela coluna de líquido correspondente." http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/57.html

É só pensarmos em um avião, quando esse está no ar, sua pressão interna é maior do que a externa, por isso que, em filmes, se abrirmos a porta do avião, as coisas tendem a serem puxadas para fora. Como na garrafa a água NÃO tende a sair para fora, se conclui que a pressão atmosférica é maior do que a pressão da garrafa. 

Agora, se você reparar na água saindo pela garrafa; o furo que está mais em baixo sai com maior velocidade, devido à pressão, que quanto mai abaixo está o furo na "coluna" (altura) sai com maior velocidade.

Na verdade quando você destampa a garrafa a pressão atmosférica passa a exercer pressão sobre a coluna d'água, no entanto, ela é anulada porque a mesma pressão é exercida nos furos. Ou seja, pegadinha da boa. Legal que nos cometários , depois de ver o gabarito e o google, todo mundo acha óbvio, mas na hora do enem acerta nem 30 questões.

Como assim não altera a velocidade de escoamento? Alguém pode me explicar?

Letra A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo