Nessa estranha dignidade e nesse abandono, o objeto foi exa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q299951 Português
Imagem 054.jpg

Nessa estranha dignidade e nesse abandono, o objeto foi exaltado de maneira ilimitada e ganhou um significado que se pode considerar mágico. Daí sua “vida inquietante e absurda” . Tornou-se ídolo e, ao mesmo tempo, objeto de zombaria. Sua realidade intrínseca foi anulada.
JAFFÉ, A. O simbolismo nas artes plásticas.In: JUNG, C.G. (org.).
O homem e o s seu s símbolos . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

A relação observada entre a imagem e o texto apresentados permite o entendimento da intenção de um artista contemporâneo. Neste caso, a obra apresenta características
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Esta é outra questão muito comum no Enem, em que relaciona uma texto visual de um não-visual.  A figura apresenta uma cadeira presa a um tronco de árvore. Ambos os objetos tem a mesma matéria prima, a madeira. Ao observar a imagem, dá-se a impressão de que o artista quis inserir a cadeira à sua verdadeira origem, ou seja, ao tronco da árvore. Para se chegar a esta conclusão, o aluno deve abstrair a própria visão, ou seja, deve abstrair o seu conhecimento sobre a existência da cadeira para considerá-la como parte do tronco, como uma volta à origem.
Logo abaixo temos um texto sobre a obra. Nele, o autor informa que nas artes plásticas o objeto ganha um significado que pode ser mágico. O autor considera que o objeto ganha um novo sentido, ou seja, ele sofre um processo de ressignificação, de releitura do seu espaço e da sua função. No fim, isso é confirmado pela frase final, “sua realidade intrínseca foi anulada”, ou seja, sua natureza foi modificada, como é o caso da cadeira. A natureza da cadeira foi transformada, a ponto de ser vista apenas como madeira, elemento primário, assim como o tronco. Desta forma e de acordo com o enunciado, a obra apresenta características abstracionistas e de releitura do objeto. A alternativa que responde a questão é a letra D

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

É justamente a desfuncionalização de um objeto que marca a obra de arte contemporânea, o que elimina suas características próprias, inerentes, que rondam o senso comum. A abstração do objeto material permite sua releitura e, consequentemente, ampliação do seu horizonte estético. 

BRUNO 

MUITO VLW

 

Letra D

A partir da interpretação da imagem e do texto, é possível perceber que o autor apresenta novos significados para o tronco, apresentando uma visão artística, que pode ser vista em "o objeto foi exaltado de maneira ilimitada e ganhou um significado que se pode considerar magico".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo