A poesia de Gilka Machado identifica-se com as conce...
A poesia de Gilka Machado identifica-se com as concepções artísticas simbolistas. Entretanto, o texto selecionado incorpora referências temáticas e formais modernistas, já que, nele, a poeta
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Nem sei como acertei, mas tudo bem.
Letra E
O eu lírico busca, a partir da palavra polissêmica "língua", uma extensão significativa podendo ser "língua-lama", "língua resplendor", além do fato de fazer referencia à língua como órgão e a língua como código linguístico. A poesia de Gilka é essencialmente feminina, pois sua lírica explora os anseios femininos por meio dos adjetivos "lépida" e "velosa".
Para responder esta questão, é necessário interpretar o poema. Ao ler o texto, vemos que a poetisa se refere à língua portuguesa, porém com diferentes significados ao longo do poema. Inicialmente a língua é associada ao amor, em que o eu-lírico é envolvido pelos artifícios da língua, de maneira que ele se sente parte da língua, numa relação simbiótica de causa (a língua a envolve) e efeito (o eu-lírico se sente parte desta mesma língua). Logo depois, ela remete a língua a novos significados (“língua-lama”, “língua-resplendor”), em que modifica não apenas o nível semântico da palavra, mas também o nível léxico (transforma a língua em nomes compostos, descritos acima), de maneira que o sentimento feminino está atrelado ao envolvimento do eu-lírico com a língua. O eu-lírico destaca, ainda, esta mesma língua valorizada por todas as mulheres, em que usam esta língua a favor das manifestações amorosas. Desta forma, o poema tem referências modernistas porque apresenta mudanças quanto ao léxico da palavra e dá novos significados ao tema “língua” (o que, por sinal, é muito comum nos textos modernistas a apresentação de novos sentidos para temas e termos utilizados). A resposta que condiz à questão, então, é a letra E.
Para aprofundamento:
Linguagem no Modernismo: A linguagem é despretensiosa e despreocupada com os padrões formais
Linguagem no Simbolismo: Elementos místicos e transcendentais, subjetividade e, expressivamente no poema em questão, a sinestesia. Sinestesia é uma figura de linguagem caracterizada pelo cruzamento de sensações, que combinadas causam uma só impressão. Algo parecido com a simbiose da biologia
Conforme o comando da questão afirma, esse poema apresenta traços desses dois pensamentos literários. Gostei bastante da questão !!!
o distrator dessa definitivamente é a D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo