O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q718848 Geografia

O Rio de Janeiro tem projeção imediata no próprio estado e no Espírito Santo, em parcela do sul do estado da Bahia, e na Zona da Mata, em Minas Gerais, onde tem influência dividida com Belo Horizonte. Compõem a rede urbana do Rio de Janeiro, entre outras cidades: Vitória, Juiz de Fora, Cachoeiro de Itapemirim, Campos dos Goytacazes, Volta Redonda - Barra Mansa, Teixeira de Freitas, Angra dos Reis e Teresópolis.

                         Disponível em: http://ibge.gov.br. Acesso em: 9 jul. 2015 (adaptado).

O conceito que expressa a relação entre o espaço apresentado e a cidade do Rio de Janeiro é: 

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Por região polarizada, entende-se aquela em que  há um pólo que preside a teia de relações políticas, econômicas, populacionais existentes naquela região. A existência de um espaço internamente diferenciado, pelos fluxos de naturezas diversas ( mercadorias, informações, pessoas, decisões, ideias etc.) que o colocam em uma posição superior na hierarquia urbana, influenciando outras cidades próximas. Nesse âmbito, na classificação da rede urbana do país, o geólogo Milton Santos conceituou a cidade do Rio Janeiro como metrópole global, diante do alcance da projeção da sua influência não apenas na dinâmica regional, mas no território brasileiro como um todo.


A resposta correta é a letra C.  


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

FRENTES PIONEIRAS: era o deslocamento de várias pessoas para a ocupação de determinado espaço nacional, como por exemplo, a região Sul. A princípio, um grupo de pessoas iniciavam a ocupação, vivendo primeiramente da agricultura e depois da mineração. Isso atraía pessoas de vários locais do Brasil, transformando em pouco tempo terras ociosas em produtivas e povoadas. Os nordestinos são outro exemplo de frentes pioneiras, quando por ocasião do ciclo da borracha, ocuparam a Amazônia. No período republicano o território brasileiro ficou completo.Frentes pioneiras se dirigiram ao sudeste e foram responsáveis pela expansão cafeeira,conhecida como“marcha do café”.No final do século XIX e início do XX, ocorreram as frentes pioneiras de desbravamento e povoamento;foi nesse contexto que ocorreu a colonização dos três estados do sul; portanto, como forma de ocupação do território brasileiro, muito se deve à coragem de pessoas que desbravaram esse imenso território chamado Brasil.

ZONA DE TRANZIÇÃO: Já o termo “Faixas de transição” refere-se a faixas territoriais onde a paisagem é bastante complexa e mais heterogênea, apresentando elementos característicos de duas ou mais formações vegetacionais, ou seja, se configura em uma grande faixa diferenciada, que separa dois biomas distintos. 

Estes dois termos, área core e faixas de transição, são antagônicos e complementares, e, contudo, são fundamentais para aqueles que querem se aventurar em conhecer e estudar os grandes complexos paisagísticos presente no território brasileiro.

REGIÃO POLARIZADA:  entende-se aquela em que  há um pólo que preside a teia de relações políticas, econômicas, populacionais existentes naquela região. A existência de um espaço internamente diferenciado, pelos fluxos de naturezas diversas ( mercadorias, informações, pessoas, decisões, ideias etc.) que o colocam em uma posição superior na hierarquia urbana, influenciando outras cidades próximas. Nesse âmbito, na classificação da rede urbana do país, o geólogo Milton Santos conceituou a cidade do Rio Janeiro como metrópole global, diante do alcance da projeção da sua influência não apenas na dinâmica regional, mas no território brasileiro como um todo.

CONURBAÇÃO: é o fenômeno urbano da unificação de duas ou mais cidades que, devido ao seu crescimento geográfico, fundem-se umas às outras. O processo de conurbação é um dos responsáveis pela formação das regiões metropolitanas.

Quando ocorre a conurbação entre várias cidades, englobando mais do que uma área metropolitana, por exemplo, formam-se as chamadas megalópoles, regiões que estão interligadas como se pertencessem a uma única megacidade.

 

 PERIFERIA METROPOLITANA: permanecem as piores condições de bem-estar urbano.

muito bom!

Região polarizada pode ser entendida como uma organização que faz parte de uma região planejada, geralmente, regiões polarizadas tendem a ficarem próximas das metrópoles, pois elas formam um polo influente.

O texto retrata o nível de importância da cidade do Rio de Janeiro, pois destaca a área que é diretamente influenciada pela capital carioca (englobando o próprio estado, Espirito Santo e Minas Gerais - até o encontro com a área de influência de Belo Horizonte). Sendo assim, a opção que mostra corretamente o conceito que se relaciona a dinâmica é o que fala em polarização (termo que indica centralidade), típica das grandes metrópoles brasileiras.

Letra C

O conceito de megacidade foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para fazer referência a toda e qualquer aglomeração urbana com população superior a dez milhões de habitantes. Portanto, o grupo de megacidades envolve as maiores áreas urbanas habitadas do planeta. Só pra lembrar.!!

As cidades destacadas no texto tem como característica representarem uma área de influência na capital do Rio de Janeiro, estabelecendo uma relação direta entre metrópole (cidade onde a prestação de serviços em geral se concentra) e região polarizada.

Letra C

Vamos ver os principais conceitos de geografia populacional:

Região Polarizada 

Se refere à organização espacial/regional no entorno das metrópoles.

Conceito de Espaço Polarizado: É a constituição de um grande ambiente econômico ou populacional com características e afinidades, que exerce certa liderança sobre outros centros circunvizinhos.

O regionalismo origina várias cidades que podem ter milhões de habitantes, podendo apresentar caráter metropolitano internacional. O passo seguinte é criar regiões ao seu redor, na qual a população consegue pouco a pouco adquirir consciência regional.

Malha Urbana

É a grande concentração de cidades numa certa área geográfica de um país. A região Sudeste possui malha urbana em algumas áreas.

 

Área metropolitana

É a junção de municípios próximos uns dos outros que possuem uma integração nos serviços públicos de infra-estrutura. Como a Grande São Paulo.

Conurbação

É a aproximação de duas ou mais cidades de crescimento elevado, constituindo um aglomerado urbano. Temos, como exemplo, a região do ABC paulista, formada pela junção das áreas dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e a cidade de São Paulo, entre outros.

Megalópole

É o próximo nível do crescimento dos pólos. Seria a conurbação de várias metrópoles ou regiões metropolitanas. São as maiores aglomerações urbanas, podemos citar, como exemplo, a região que vai de Boston até Washington, com centro em Nova York.

Fonte: Resumov

(https://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q43-o-rio-de-janeiro-tem-projecao-imediata-no-proprio-estado/)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo