O posicionamento governamental citado nos textos é criticad...
TEXTO I
Mais de 50 mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. Budapeste lançou os “trabalhos preparatórios” para a construção de um muro de quatro metros de altura e 175 km ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. “Uma resposta comum da União Europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a Hungria não pode esperar. Temos que agir”, justificou o ministro.
Disponível em: www.portugues.rfi.fr. Acesso em: 19jun. 2015 (adaptado).
TEXTO II
O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) critica as manifestações de xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. O país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não “roubarem” os empregos dos húngaros. Para o ACNUR, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país.
Disponível em: http://pt.euronews.com. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A resposta correta é a letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta E
------------------------
A Europa vem enfrentando sérios problemas relacionados com tentativas de entrada de refugiados. Só até o início de novembro de 2016, desde janeiro, mais de 4200 pessoas morreram tentando cruzar o Mediterrâneo ou em longas caminhadas pelo interior europeu.
Nesse contexto, a xenofobia (aversão a estrangeiros) ganha força junto aos europeus, que temem o aumento da concorrência no mercado de trabalho, além de atribuírem aos estrangeiros a responsabilidade por problemas como criminalidade e atentados terroristas.
Fica bem claro que a ideia principal é a discriminação pelos imigrantes. No próprio texto fica evidente: pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país. Xenofobia: Preconceito com os estrangeiros
Com isso,o governante acaba fortalecendo a ideia de discriminação com essas cidadões
A situação descrita da Hungria é de xenofobia, ou seja, aversão aos estrangeiros. Num momento de crise humanitária de refugiados em razão da guerra civil da Síria, a Europa é o principal destino dos que migraram forçosamente. Na Europa tem ocorrido um aumento do preconceito contra estrangeiros, que tem sido chamado de Islamofobia. O preconceito ocorre de várias formas: na sociedade civil e através de práticas políticas dos países, como as leis imigratórias que são cada vez mais rígidas. Medidas como a descrita acima colaboram para o fortalecimento das práticas de discriminação.
Gabarito: E
No contexto atual, a imigração dos refugiados tem sido uma grande questão, principalmente nos países europeus. Nesse sentido, alguns governos têm assumido uma postura contrária a entrada destes. A estratégia adotada pela Hungria na construção do muro institucionaliza o sentimento de xenofobia, que comumente é associado a uma pequena parcela da população.
Letra E
Trata-se de interpretação do texto. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) mostra-se surpreso pela posição do governo da Hungria, em apoiar a construção de um muro e propagar um discurso que reforça a xenofobia, ou seja, a discriminação contra o estrangeiro.
A resposta correta é a letra E.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo