O coronelismo era fruto de alteração na relação de for...
O coronelismo era fruto de alteração na relação de forças entre os proprietários rurais e o governo, e significava o fortalecimento do poder do Estado antes que o predomínio do coronel. Nessa concepção, o coronelismo é, então, um sistema político nacional, com base em barganhas entre o governo e os coronéis. O coronel tem o controle dos cargos públicos, desde o delegado de polícia até a professora primária. O coronel hipoteca seu apoio ao governo, sobretudo na forma de voto.
CARVALHO, J. M. Pontos e bordados: escritos de história política. Belo
Horizonte: Editora UFMG, 1998 (adaptado).
No contexto da Primeira República no Brasil, as relações políticas descritas baseavam-se na
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (12)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A resposta correta é a letra D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
No contexto do coronelismo, as práticas clientelistas eram bastante usadas durante o período eleitoral. Clientelismo é uma prática política de troca de favores, na qual os eleitores são tidos como “clientes”. O político pauta seus projetos e funções de acordo com interesses de indivíduos ou grupos, com os quais cultiva uma relação de proximidade pessoal. Em troca, o político recebe os votos destes indivíduos. O Voto de Cabresto é exemplo de prática clientelista. Os coronéis utilizavam de troca de favores (além de intimidações e fraude eleitoral) para garantir votos dos eleitores.
Resposta D
------------------------------------------
O coronelismo vigente durante a Primeira República (1889-1930) era um desdobramento do poder econômico dos grandes proprietários rurais. Sua concretização, porém, manifestava-se sobretudo no clientelismo, isto é, na concessão de determinados favores pelo coronel, em troca do apoio proporcionado pelo “voto de cabresto”.
Ao meu ver é uma questão apelativa. Pelo contexto poderia dizer que a letra E também estaria certa, tendo em vista que o coronel controla toda a esfera da adminsitração pública. Porém, como ele fala de relação política a letra D, em tese, seria a mais indicada.
palavra chave da republica oligárquica é o clientelismo.
"Popular uma mão lava a outra"- O governo dava poder regional para os coroneis e,em troca, garantia sua permanência no poder por meio do voto de cabresto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo