Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melh...
Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos de todo, e se caísse fogo em cima de nós, as nossas cinzas voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes secaram para nós, e o mar retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos não nos querem tragar!
NIETZSCHE, F Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Ediouro, 1977.
O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Resposta: d.
A ideia de decadência cultural comparece no pensamento de Nietzsche. O trecho da questão reforça esta ideia, já que fala de tristeza, de sentimento de inutilidade, de aridez e de abismo.
Fonte: Vestibular.uol
O pensamento niilista de Nietzsche faz parte de sua doutrina teórica que trata sobre uma visão negativa e pessimista sobre qualquer situação ou realidade. Consiste na negação de vários princípios, causando essa visão decadente sobre a sociedade na qual se está inserido.
Equipe Descomplica
Letra D
...Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o vinho tornou-se veneno...
por que não pode ser a letra B?
Nilismo de Nietzsche
Por meio da corrente niilista, o filósofo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, propõe a “ausência de sentido” atrelado ao conceito de “Super-Homem”. Eles surgem a partir da “Morte de Deus”, ou seja, da ausência de qualquer princípio.
Dessa maneira, estando os homens destituídos de normas, crenças, dogmas, tradições, eles regerão suas vidas (livre arbítrio). Isso resultará na criação de “homens novos” por meio do que ele denomina de “vontade de potência”.
De tal modo, o poder e os valores fruto das instituições (religiosas, sociais e políticas) tornam-se inexistentes. Surge assim, um homem livre e não corrompido por qualquer tipo de crença, o qual realiza suas próprias escolhas.
Quando o “Super-Homem” determinado por Nietzsche adquire esse poder, ocorrerá a transmutação de todos os valores.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo