Três lâmpadas idênticas foram ligadas no circuito esq...
Três lâmpadas idênticas foram ligadas no circuito esquematizado. A bateria apresenta resistência interna desprezível, e os fios possuem resistência nula. Um técnico fez uma análise do circuito para prever a corrente elétrica nos pontos: A, B, C, D e E; e rotulou essas correntes de IA, IB, IC, ID e IE, respectivamente.
O técnico concluiu que as correntes que apresentam o
mesmo valor são
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
No circuito dado, como estão ligadas em paralelo, tem-se que a intensidade da corrente que passa pelos pontos A e E é a mesma. Na outra malha, a intensidade da corrente que passa pelos pontos C e D é a mesma.
Resposta A)
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Sendo a corrente no circuito i, temos que em cada lâmpada passa a mesma corrente i/3. A partir disso, conseguimos calcular a corrente em cada um dos ramos do circuito. As correntes são iguais i/3 nos pontos C e D e iguais i nos pontos A e E. O ponto B tem corrente 2i/3, diferente de todos os outros pontos.
Resposta A
------------------------
As três lâmpadas são idênticas e estão associadas em paralelo, ou seja, submetidas à mesma tensão elétrica (V). Concluímos, dessa maneira, que todas são percorridas pela mesma intensidade de corrente elétrica. Assim, as intensidades de corrente elétrica que passam pelos pontos C e D são iguais.
Letra A
As correntes IA e IE correspondem a corrente total do circuito, portanto IA = IE. Como as lâmpadas são idênticas, a corrente que passa por elas tem o mesmo valor, logo IC = ID
Corrente elétrica que passa no A e E são iguais, sendo assim IA = IE
Essa corrente se dividirá no ponto B, indo uma parte dela (1/3) para a outra parte do circuito.
Sendo assim, IC = ID, pois irá 2/3 da corrente para essa parte do circuito, se dividindo entre os dois pontos.
IA = IE e IC = ID.
Diante de resistores em paralelo, temos que lembrar que a corrente total é dada pela soma das correntes distrubuídas no circuito. IA=IE, pois a corrente que passa em IA é a mesma que volta por IE (como a soma das correntes distrubuídas). IC=ID, pois a corrente que passa pelas 2 é a corrente total dividida em partes iguais.
Gab A
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo