A flgura ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta...
A flgura ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta.
Mesmo que essa planta viesse a sofrer ação contínua do vento e sua copa crescesse voltada para baixo, essa seiva continuaria naturalmente seu percurso.
O que garante o transporte dessa seiva é a
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: Letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O transporte da seiva mineral, segundo a teoria da sucção-tensão, depende da TRANSPIRAÇÃO realizada principalmente através dos estômatos presentes nas folhas.
Fonte: Vestibular Uol
Gabarito: E.
Teoria de Dixon
Segundo a teoria da coesão-tensão, as moléculas de água são transportadas nos organismos vegetais através de finíssimos capilares condutores de seiva bruta (xilema), mantendo-se unidas por forças de coesão, formando uma coluna líquida contínua das raízes até as folhas.
Conforme as folhas perdem água por transpiração, suas células absorvem a seiva inorgânica dos vasos xilemáticos, provocando uma pressão de sucção que puxa a coluna líquida no interior dos vasos do xilema.
Essa sucção, induzida pela diferença de concentração colaborada pelo déficit hídrico no extrato arbóreo (somatório da evaporação das folhas), gera um gradiente osmótico desencadeando uma pressão positiva nos capilares desde a raiz, suficiente para sensibilizar a zona pilífera a absorver água contida no solo.
Outro aspecto importante no carreamento de água, a dezenas de metros acima do nível do solo, são interações químicas (pontes de hidrogênio), mantidas pela eletronegatividade dos átomos de hidrogênio e oxigênio entre moléculas de água.
Toda série de fatores interdependentes contribui com a fisiologia (o funcionamento), no transporte de substância em um organismo vegetal.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/teoria-dixon.htm
Essa é uma questão específica da área de fisiologia vegetal,ela nos pergunta sobre o Modelo de Transporte de Dixon ou Teoria da Coesão-Tensão.
Nesse modelo,três fatores contribuem para que a água se desloque contra a gravidade,subindo pelo caule com os sais e outras substâncias inorgânicas.O primeiro é a própria pressão positiva e osmótica da raiz,que tem em sua base grande quantidade de sais,atraindo água por osmose.O segundo seria o próprio material polar que compõe o xilema,induzindo que a água "cole" nas suas parede e seja conduzida.
O terceiro e mais importante é a transpiração,que gera uma diferença de concentração entre dois pontos,criando um tipo de caminho que começa na raiz e termina na atmosfera em forma gasosa,estimulando por polaridade a continuação de um fluxo de moléculas,logo o importante não é a forma ou a altura da copa,mas a força intermolecular que as moléculas de água da transpiração exercicem sobre as outras em uma reação em cadeia,até a base do caule.
R=Letra "E"
Questão fácil, a transpiração é um processo que influência diretamente na condução da seiva - Posto que, o vegetal, perde água, ou seja, molêculas de H2O saem da planta - já pela grande coesâo entre essas moleculas, quando uma sai, puxa todas as outras, permitindo assim, o transporte da seive ao decorre da árvore.
Gabarito E
A transpiração na planta é responsável:
1.Absorção de água do solo para raiz;
2.Transporte de seiva bruta da raiz para folhas.
Pq? Porque quando a água evapora, através da transpiração, ocorre um défict hídrico na folha que a obriga a puxar água e sais (seiva bruta) lá do solo para ela. Logo, o que garante o transporte dessa seiva é a TRANSPIRAÇÃO.
Lembre-se:
SEIVA BRUTA = ÁGUA E SAIS MINERAIS -> transportada pelo XILEMA
SEIVA ELABORADA = GLICOSE -> transportada pelo FLOEMA
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo