Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador j...
Em casa, Hideo ainda podia seguir fiel ao imperador japonês e às tradições que trouxera no navio que aportara em Santos. [...] Por isso Hideo exigia que, aos domingos, todos estivessem juntos durante o almoço. Ele se sentava à cabeceira da mesa; à direita ficava Hanashiro, que era o primeiro filho, e Hitoshi, o segundo, e à esquerda, Haruo, depois Hiroshi, que era o mais novo. [...] A esposa, que também era mãe, e as filhas, que também eram irmãs, aguardavam de pé ao redor da mesa [...]. Haruo reclamava, não se cansava de reclamar: que se sentassem também as mulheres à mesa, que era um absurdo aquele costume. Quando se casasse, se sentariam à mesa a esposa e o marido, um em frente ao outro, porque não era o homem melhor que a mulher para ser o primeiro [...]. Elas seguiam de pé, a mãe um pouco cansada dos protestos do filho, pois o momento do almoço era sagrado, não era hora de levantar bandeiras inúteis [...].
NAKASATO, O. Nihonjin. São Paulo: Benvirá, 2011 (fragmento).
Referindo-se a práticas culturais de origem nipônica, o narrador registra as reações que elas provocam na família e mostra um contexto em que
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GABARITO: E
Muita atenção nesta questão pessoal!
Bóns estudos...
Resposta E
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O trecho de uma obra de um autor japonês descreve como os familiares se distribuíam em uma mesa na hora das refeições de acordo com as tradições imperiais: homens sentados e mulheres de pé. Essa prática cultural “metaforiza uma estrutura de poder” masculino.
http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/2771
ENEM é a prova que tem as questões mais mal redigidas. São poucas as questões que realmente utilizam de saberes dos estudantes.
Na minha visão, três itens se aproximam do que é possível inferir do texto: B, D ou E.
b) as novas gerações abandonam seus antigos hábitos.
Este item pode ser afastado, pois além do texto mencionar um conflito suscitado por apenas um dos personagens, a própria figura femina afasta a problematização dos costumes, ao criticar o levantamento de "bandeiras inúteis". Desse modo, existe uma tendência de perpetuação dos hábitos antigos. De toda sorte, é claramente possível interpretar que existe uma tendência de abandono de costumes antigos. Esse item levantou dúvidas.
d) os conflitos de gênero tendem a ser neutralizados.
Da mesma forma que o item B, aqui houve certo apaziguamento do conflito suscitado pelo personagem insolvente aos costumes. A caracterização da problemática da relação de gêneros foi excluída pela própria personagem feminina (bandeiras inúteis). Há de fato uma neutralização do conflito pela personagem femina? Também não vi qual é o grande erro desse item.
e) o lugar à mesa metaforiza uma estrutura de poder.
Aqui o item mais fácil de se depreender. Caracterização metafórica da estrutura de poder à mesa remete aos antigos costumes nipônicos, conforme retratado no romance.
Dessa forma, precisamos marcar a alternativa mais correta. Infelizmente existe uma altissima carga de subjetividade nesse tipo de questão.
Nã só nessa questão Erick Barreto, Ao meu ver 2016 e 2017 foram os anos em que as questões pareciam sempre ter mais de uma resposta...Nao gosto dessa onda de "estar mais certa" Pra mim ou está certa ou não!
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