Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q355125 Português
TEXTO I

      Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e dai a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, á praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. [...] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.

CASTRO. S A certa He Pero Vaz da Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996 (fragmento)


TEXTO II

imagem-056.jpg

PORTINARJ, C. O descobrimento do Brasil 1956. Óleo sobre tela, 199 x 169 cm. Disponível em: www.portinari.org.br. Acesso em: 12 jun. 2013.

Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de Pero Vaz de Caminha e a obra de Portinari retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ótima explicação !

gabarito:

c) a carta, como testemunho histórico-político, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos.

Quinhentismo foi o conjunto de produções literárias produzidas no Brasil no século XVI.

Nesse período os países europeus, entre eles Portugal, iniciaram a busca por novas terras.

Então, nessas embarcações estavam aqueles que deram início às relações de colonização de exploração nas novas terras descobertas e aqueles que escreveram relatos de tudo o que foi visto e encontrado.

Nesse sentido, como as viagens eram patrocinadas pela corte, era dever o colonizador narrar e descrever os ambientes encontrados. Assim, haviam os textos com características linguísticas descritivas e informativas.

Portanto, os portugueses que escreviam cartas com a finalidade de manter o rei português, D. Manuel I, bem informado sobre o “novo mundo” não tinham características propriamente de literatura ou o valor literário. A prova disso é que essas produções escritas tratavam dos objetivos materiais e capitalistas da coroa portuguesa. Uma vez que descreviam sobre as riquezas naturais, a cultura dos povos nativos, os animais, os recursos hídricos e todo levantamento para estabelecer a relação metrópole-colônia.

Gab C)

 retratando a colonização não. retratando a descoberta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo