Preámbulo a las instrucciones para dar cuerda al reloj ...
Preámbulo a las instrucciones para dar cuerda al reloj
Piensa en esto: cuando te regalan un reloj te regalan un pequeno infierno florido, una cadena de rosas, un calabozo de aire. No te dan solamente el reloj, que los cumplas muy felices y esperamos que te dure porque es de buena marca, suizo con áncora de rubíes; no te regalan solamente ese menudo picapedrero que te atarás a la muneca y pasearás contigo. Te regalan — no lo saben, lo terrible es que no lo saben —, te regalan un nuevo pedazo frágil y precario de ti mismo, algo que es tuyo pero no es tu cuerpo, que hay que atar a tu cuerpo con su correa como un bracito desesperado colgándose de tu muneca. Te regalan la necesidad de darle cuerda todos los días, la obligación de darle cuerda para que siga siendo un reloj; te regalan la obsesión de atender a la hora exacta en las vitrinas de las joyerías, en el anuncio por la radio, en el servicio telefónico. Te regalan el miedo de perderlo, de que te lo roben, de que se te caiga al suelo y se rompa. Te regalan su marca, y la seguridad de que es una marca mejor que las otras, te regalan la tendencia de comparar tu reloj con los demás relojes. No te regalan un reloj, tú eres el regalado, a ti te ofrecen para el cumpleanos del reloj.
CORTÁZAR, J. Historias de cronopios y de famas. Buenos Aires: Sudamericana, 1963 (fragmento).
Nesse texto, Júlio Cortázar transforma pequenas ações
cotidianas em criação literária,
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta: C
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C
Questão muito complicada de se entender caso não preste atencão!!! Pois a todo tempo o autor faz crítica, na qual faz pensar que seje a alternativa E.
Mas repare as duas primeiras palavras do texto "Piensa en esto" que quer dizer "pense nisso". Logo concluímos que o autor esta convidando o leitor a refletir as críticas sobre a coisificação do ser humano. Restosta C.
Bons estudos!
Pense nisto: quando te dão um relógio, dão-lhe um pequeno inferno florido, uma cadeia de rosas, uma masmorra de ar. Eles não te dão apenas o relógio, você tem um feliz aniversário e esperamos que dure porque é uma boa marca, suíça com âncora de rubi; Eles não lhe dão apenas aquele pequeno cortador de pedras que você amarrará no pulso e caminhará com você. Eles te dão - eles não sabem, o terrível é que eles não sabem - eles te dão uma nova parte frágil e precária de você, algo que é seu, mas não seu corpo, que você tem que amarrar seu corpo com sua alça como um pequeno braço desesperado pendurado em seu pulso. Eles dão a você a necessidade de dar corda todos os dias, a obrigação de dar corda para que permaneça um relógio; Eles dão a obsessão de atender na hora exata nas vitrines das joalherias, no anúncio no rádio, no serviço telefônico. Eles dão a você o medo de perdê-lo, de que seja roubado, de que caia no chão e se quebre. Dão-lhe a sua marca e a garantia de que é uma marca melhor do que as outras, dão-lhe a tendência de comparar o seu relógio com outros relógios. Eles não te dão um relógio, você é o único dado, eles te oferecem pelo aniversário do relógio.
"No te regalan un reloj, tú eres el regalado, a ti te ofrecen para el cumpleanos del reloj." -> Eles não te dão um relógio, você é o presente, eles te oferecem no aniversário do relógio.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo