Ao escrever um artigo de opinião, o produtor precisa criar ...
Atualmente, prevalece na mídia um discurso de exaltação das novas tecnologias, principalmente aquelas ligadas ás atividades de telecomunicações. Expressões freqüentes como “o futuro já chegou", "maravilhas tecnológicas" e “conexão total com o mundo” “fetichizam’' novos produtos, transformando-os em objetos do desejo, de consumo obrigatório. Por esse motivo carregamos hoje nos bolsos, bolsas e mochilas o "futuro” tão festejado.
Todavia, não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso, ou de um aparelho capitalista controlador. Há perversão, certamente, e controle, sem sombra de dúvida. Entretanto, desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação, que se estreita a cada imagem compartilhada e a cada dossiê pessoal transformado em objeto público de entretenimento.
Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar por espontânea vontade a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados.
Acesso em: 1 mar. 2013 (adaptado).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
logo no inicio ele fala do texto de opinião, em redação isso é o ponto de vista, que serve para fazer o leitor se identificar com oque foi escrito
Nada haver, mýllena. A assertiva é a "D", basta agente observar os verbos destacados, os quais estão todos na 1° pessoa do plural, desta forma ffaz com que o leitor participe do texto e, no último parágrafo do texto, tem uma parte que relata que tanto controla como també é controlado , ou seja, manipulado. Portanto, é só juntar as informções que chegaremos na assertiva correta.
questão do tipo mamão com açucar
...não podemos reduzir-nos a meras vítimas de um aparelho midiático perverso...
... desenvolvemos uma relação simbiótica de dependência mútua com os veículos de comunicação..
(Nós) carregamos...
(Nós) desenvolvemos...
O autor busca estabelecer uma aproximação com o seu interlocutor.
Gab.: D
O trecho que finalizava essa questão " Não mais como aqueles acorrentados na caverna de Platão, somos livres para nos aprisionar por espontânea vontade a esta relação sadomasoquista com as estruturas midiáticas, na qual tanto controlamos quanto somos controlados."
Pois, é destacado evidentemente que o leitor é copartícipe do ponto de vista de que ele manipula as novas tecnologias e por elas é manipulado. GABARITO:D
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo