A elaboração de uma voz narrativa peculiar acompanha ...
[...]
Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever. Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer? Se antes da pré- pré-bistória já havia os monstros apocalípticos? Se esta pistória não existe, passará a existir. Pensar é um ato. Sentir é um fato. Os dois juntos — sou eu que escrevo o que estou escrevendo. [...] Felicidade? Nunca vi pafávra mais doida, inventada peias nordestinas que andam por aí aos montes.
Como eu irei dizer agora, esta história será o resultado de uma visão gradual — há dois anos e meio venho aos poucos descobrindo os porquês. É visão da iminência de. De quê? Quem sabe se mais tarde saberei. Como que estou escrevendo na hora mesma em que sou lido. Só não inicio pelo fim que justificaria o começo — como a morte parece dizer sobre a vida — porque preciso registrar os fatos antecedentes.
USPECTOR. C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (fragmento).
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Correta Letra C.
reflete sobre questões existenciais: isso fica claro no início do texto, no primeiro parágrafo, quando o autor fala sobre a existencia humana.
reflete sobre a construção do discurso: no último parágrafo o autor mostra preocupação com a construção do discurso quando diz: Só não inicio pelo fim que justificaria o começo — como a morte parece dizer sobre a vida — porque preciso registrar os fatos antecedentes.
Valeu!
Dica: Lispector sempre faz obras relacionadas a questões existenciais!
eu sempre erro as questoes da clarice, mas essa tava normal
dica: pesquisem sobre a biografia dos autores que mais caem, ajuda muito nas questoes..
tem alguns erros de digitação, como: "pistória, pré-bistória pafávra" mas deu pra fazer, só fica ruim durante a leitura...
Clarice Lispector, principal nome de uma tendência intimista na literatura brasileira, Clarice propôs uma viagem ao consciente individual: a experiência interior passa para o primeiro plano da criação literária, deixando em segundo plano o meio externo, o homem e sua condição social. Ademais, vale ressaltar que Lispector sempre faz obras relacionadas a questões existenciais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo