Questões Militares
Sobre créditos adicionais em administração financeira e orçamentária
Foram encontradas 28 questões
( ) A vigência dos créditos adicionais não pode ultrapassar o exercício financeiro, exceto os especiais e extraordinários, quando houver expressa disposição legal. ( ) A Constituição de 1988 autoriza a abertura de crédito suplementar e especial, sem prévia autorização legislativa como também sem indicação dos recursos correspondentes. ( ) A condição de abertura de crédito suplementar é para atendimentos de despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública. ( ) Enquanto o crédito suplementar se incorpora ao orçamento, adicionando-se a importância autorizada à dotação orçamentária a que se destinou o reforço, os créditos especial e extraordinário apresentam as respectivas despesas realizadas separadamente.
Marque V para verdadeiro ou F para falso nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) De acordo com o princípio da unidade, o orçamento deve compreender todas as receitas e despesas.
( ) Orçamento-programa é aquele que discrimina as despesas segundo sua natureza, dando ênfase aos meios.
( ) Os fundos instituídos e mantidos pelo poder público são abrangidos pelo orçamento da seguridade social.
( ) A vigência dos créditos adicionais extraordinários, quando houver expressa disposição legal, pode ultrapassar o exercício financeiro.
Com relação aos créditos adicionais, pode-se afirmar que
I - os créditos especiais ou extraordinários, autorizados em outubro, não poderão ser reabertos no exercício seguinte.
II - os créditos adicionais terão vigência adstrita ao exercício financeiro em que forem abertos, salvo expressa disposição legal em contrário, quanto aos especiais e extraordinários.
III- com a finalidade de apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deduzir-se-á a importância dos créditos suplementares abertos no exercício.
Assinale a opção correta.
(1) Especiais ( ) para despesas imprevisíveis e urgentes.
(2) Suplementares ( ) para reforço de dotação orçamentária.
(3) Extraordinários ( ) para despesas para as quais não haja dotação específica.