Questões Militares
Sobre a nova lógica das organizações e capital intelectual em administração geral
Foram encontradas 11 questões
O primeiro cego sente uma presa e acha que o animal deve ser uma lança; o segundo, apalpando a lateral do elefante, considera que seria um muro; sentindo uma perna, o terceiro descreve o animal como uma árvore e o quarto, tateando a tromba do elefante inclina-se a pensar que seria uma serpente. O quinto, tendo percebido a orelha do elefante, considera tratar-se de um ventilador; e o sexto, segurando o seu rabo, diz tratar-se de uma corda. (MORGAN, 2009, p. 346).
A comparação desse conto com as nossas experiências nas organizações é muito comum. Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Igual aos cegos, ao analisarmos a organização, estamos lidando com diferentes dimensões interligadas.
( ) Por termos visão, somos capazes de obter todo o conhecimento da realidade global e rica da organização.
( ) Partindo-se do principio de que as organizações são grupos de pessoas com objetivos comuns, pode-se chegar a um consenso único de definição da organização com o mesmo grau de certeza, implicitamente, presente na fábula hindu.
( ) Se uma organização for decomposta, poderá ser observado que há dimensões técnicas e estruturais, bem como, simultaneamente, dimensões humanas, políticas e culturais.
TIPOS
I - Descentralização de natureza estratégica.
II - Descentralização de natureza estrutural.
III- Descentralização de natureza comportamental.
IV - Descentralização de natureza mercadológica.
CARACTERÍSTICAS
( ) Ocorre quando os problemas de uma estrutura com base em função, fortemente centralizada, numa grande organização, altamente diversificada, em termos de produto e de mercado, provoca a descentralização por produtos.
( ) Traduz uma filosofia gerencial, com o objetivo de libertar o pessoal do estrito controle e dependência dos altos centros de decisão, dando, à força de trabalho, certo grau de liberdade para programar e dirigir suas próprias atividades.
( ) É o produto direto da departamentalização, ou seja, ocorre quando o trabalho geral da empresa é dividido.