Questões Militares de Arquitetura - Estudos Ambientais

Foram encontradas 10 questões

Q1000860 Arquitetura
É fato a crescente preocupação não só com o desempenho das edificações, durante todo o seu ciclo de vida, como também a especificação de materiais construtivos de menor impacto ambiental. A garantia de indicadores que assegurem a comparabilidade entre edifícios e soluções projetuais, materiais especificados, entre outros, é prerrogativa para o estabelecimento de metas de projeto, desempenhos de referência (benchmarks) e principalmente base para políticas públicas. No caso dos materiais construtivos, alguns indicadores podem ser considerados: energia incorporada (M/m2), pegada de carbono CO2eq (kg/m2), pegada de água azul (m3/m2), conteúdo abiótico (kg/m2) e emissões de compostos orgânicos voláteis - COV (Kg/m2). Nesse caso, o conteúdo abiótico refere-se a:
Alternativas
Q1000859 Arquitetura
Os sistemas de aquecimento, ventilação e climatização estão evoluindo na maioria dos aspectos relacionados ao controle de sua operação, bem como no seu desempenho, reduzindo o consumo de energia. A eficiência desses sistemas é medida por meio do coeficiente de desempenho (COP), e no caso dos sistemas de climatização também pela vazão de ar de renovação (Vef). Essa vazão, dada em L/s, depende do número:
Alternativas
Q1000851 Arquitetura
A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobras/PROCEL Edifica. Apesar de uso voluntário nas edificações, a Instrução Normativa N° 2, de 4 de junho de 2014, torna obrigatória a etiquetagem de edificações públicas federais. A referida Instrução Normativa dispõe sobre regras e uso da Etiqueta Nacional de Conservação de energia (ENCE) nos projetos e construções de edificações públicas federais, com área superior a 500m2, novas ou que recebam qualquer reforma que altere:
Alternativas
Q1000850 Arquitetura
As políticas voluntárias de certificação ambiental existentes no mundo objetivam elevar o desempenho ambiental dos edifícios e, como consequência, fornecer-lhe um selo que agregue valor e ateste sua participação no processo. A partir da década de 1990, começou a surgir uma série de certificações ambientais que, ao redor do mundo, refletia a cultura de seu pais e as especificidades climáticas e construtivas peculiares a esses países. Entre as principais certificações temos: SustainableBuildingAssessment (SBAT); Leadership in Environmental Design (LEED); BuildingResearch Establishment Environmental AssessmentMethod (BREEAM); GermanSustainableBuildingCouncil (DGNB) e Alta Qualidade Ambiental (AQUA), que surgiram respectivamente nos seguintes países:
Alternativas
Q902882 Arquitetura
Qual é a função da válvula termostática nas instalações de aquecimento solar de água?
Alternativas
Q902881 Arquitetura

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das sentenças abaixo.


O adequado posicionamento do conjunto dos coletores solares é essencial para o seu melhor desempenho e, consequentemente, maior eficiência energética. Dessa forma, pode-se afirmar que, no Brasil, a instalação desses coletores deve possuir a inclinação próxima à ___________ do local e estar, preferencialmente, direcionada de forma simétrica em relação à trajetória do Sol e orientada ao __________ para um maior rendimento.

Alternativas
Q831941 Arquitetura

Faça a correlação entre os termos, segundo a resolução n° 237, do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, e sua definição, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


TERMOS

I - Licença Ambiental

II - Licenciamento Ambiental

Ill - Estudos Ambientais

IV - Impacto Ambiental Regional


DEFINIÇÕES

( ) Procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

( ) Ato administrativo pelo qual o órgão ambiental competente estabelece as condições, as restrições e as medidas de controle ambiental que deverão ser obedecidas pelo empreendedor, pessoa física ou jurídica, para localizar, instalar, ampliar e operar empreendimentos ou atividades utilizadoras dos recursos ambientais consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou aquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.

( ) São todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, à instalação, à operação e à ampliação de uma atividade ou empreendimento, apresentando subsídios para a análise da licença requerida, tais como: relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco.

( ) É todo e qualquer impacto ambiental que afete diretamente (área de influência direta do projeto), no todo ou em parte, o território de dois ou mais Estados.

Alternativas
Q831936 Arquitetura
Em 2009, o Inmetro, com apoio do Procel Edifica, iniciou a implantação dos Regulamentos para Nível de Eficiência Energética de Edificações. Atualmente, a aplicação desses regulamentos é de caráter voluntário, entretanto de acordo com o Plano Nacional de Eficiência Energética, a etiquetagem será obrigatória para edificações públicas em um prazo máximo de 10 anos, para edificações comerciais e de serviços em até 15 anos, e para edificações residenciais em até 20 anos. A avaliação do nível de eficiência energética é feita por meio dos métodos descritos nos Regulamentos Técnicos da Qualidade (RTQs). Sendo assim, assinale a opção que apresenta esses métodos.
Alternativas
Q647155 Arquitetura
Segundo a Resolução n° 237 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), é de competência do órgão municipal expedir licenciamento ambiental para quais empreendimentos e atividades?
Alternativas
Q628619 Arquitetura
0 Procel Edifica, com o objetivo de incentivar a eficiência energética das edificações, promove a etiquetagem, ainda voluntária, de eficiência energética de edificações. Essa etiquetagem, avalia os sistemas
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: C
6: A
7: B
8: D
9: C
10: A