Questões Militares
Sobre cidadania e movimentos sociais em sociologia
Foram encontradas 29 questões
Autoridades gregas são flagradas abandonando migrantes e refugiados africanos à deriva no mar
Grupo de 12 pessoas — entre elas um bebê e crianças — impedido de entrar na Grécia, foi colocado em bote inflável e deixado ao relento no Mar Egeu; Comissão Europeia classificou o caso como “preocupante”.
(https://oglobo.globo.com, 19.05.2023. Adaptado.)
Ao impedir que migrantes e refugiados sejam recebidos em território grego, as autoridades estão limitando a possibilidade de ir e vir desses indivíduos e, assim, desrespeitando seus direitos
Bianca Tavolari et al. As ocupações de escolas públicas em São Paulo (2015–2016)
Sobre a “Primavera Secundarista” e os movimentos sociais na educação, assinale a alternativa incorreta.
Assinale a alternativa que apresenta o movimento que melhor ilustra a relação entre mobilização coletiva e desigualdades de classe, tendo como base o excerto acima.
Entre as ações coletivas contra o governo Collor está a mobilização política e civil de um importante movimento social da época, denominado:
Adaptado de BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
No trecho acima, o autor analisa relações entre individualismo e cidadania.
É correto afirmar que esse trecho explicita
A partir desse momento, passa-se a entender que o homem deve sua dignidade
De meu corpo ofereço
as minhas frutescências,
e ao leve desejo-roçar
de quem me acolhe,
entrego-me aos suados,
suaves e úmidos gestos
de indistintas mãos e
de indistintos punhos,
pois na maturação da fruta,
em sua casca quase-quase
rompida,
boca proibida não há.
EVARISTO, Conceição, “Da partilha do fruto”. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
Assinale a afirmativa que interpreta corretamente a que marcador de diferença social está relacionado o poema citado.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente consequências do exercício da violência simbólica, à exceção de uma. Assinale-a.

https://www.cbmerj.rj.gov.br/images/2022/09/CartaServicosCida dao-CSC.pdf
A Constituição de 1988 caracterizou a organização dos Corpos de Bombeiros como forças militares auxiliares e de segurança pública. Assim, enquanto órgão estatal, compete ao Corpo de Bombeiros o respeito e o desenvolvimento dos direitos humanos.
Assinale a opção que estabelece uma relação coerente entre o princípio constitucional da valorização da dignidade da pessoa humana, entendida como um direito humano fundamental, e a atuação dos bombeiros em suas atribuições institucionais.
Os problemas de diversidade e pluralismo colocados em pauta pelas sociedades multiculturais, a partir da década de 1980, obrigaram-nos a uma nova reflexão sobre o reconhecimento universalista proposto pela Modernidade. Os movimentos sociais organizados por homossexuais, negros, mulheres, entre outros grupos, passaram a reivindicar a efetiva realização da igualdade de oportunidades e o fim dos princípios discriminatórios. Deu-se, então, o estabelecimento de políticas públicas que ficaram conhecidas como políticas de ação afirmativa.
(O’DONNEL, Julia et al. Tempos modernos, tempos de sociologia. Rio de Janeiro: Editora do Brasil, 2018.)
Com base na argumentação das autoras, pode-se afirmar que:
Bancada feminina do Senado brasileiro
conquista direito a banheiro feminino no Plenário
A conquista se deu graças à reivindicação das senadoras, que questionavam há anos o tratamento desigual. Até dezembro de 2015, o banheiro das parlamentares era o do restaurante anexo ao Plenário, disponível desde 1979, quando foi eleita a primeira senadora, Eunice Michilis.
Para a procuradora Vanessa Grazziotin, a construção do banheiro “muda a estrutura física da Casa para que receba melhor as mulheres”.
(www.senado.leg.br, 06.01.2016. Adaptado.)
A ausência do banheiro feminino no Senado até 2016 pode ser considerada um reflexo
No tabuleiro da aprendizagem, o aluno que estava no terceiro ano do ensino fundamental em 2019 avançou uma casa em 2020, mas deu de cara com o coronavírus, que o afastou das aulas presenciais. Mesmo com dificuldade, esse estudante foi para o quinto ano em 2021, mas outra vez foi retirado da escola por causa da pandemia.
O diretor de Políticas Educacionais da Fundação Lemann, Daniel de Bonis, diz que a defasagem dos alunos não vai ser superada de uma hora para outra, mas enxerga aí uma oportunidade: “Os alunos vão estar, certamente, muito sedentos do contato com os colegas. O professor pode utilizar isso desenvolvendo, por exemplo, atividades em grupo, atividades colaborativas, que os façam interagir”.
(www.g1.globo.com. “Pesquisa inédita mede o impacto da pandemia na educação em SP”, 26.04.2021. Adaptado.)
O excerto, analisado sob a ótica das teorias sociológicas, evidencia
A esse respeito, analise as imagens a seguir.

Com base nas imagens, analise as afirmativas a seguir, a respeito dos movimentos que reivindicam direitos civis, políticos e sociais, e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A imagem I exemplifica uma manifestação de direitos civis ao dar visibilidade à pauta atual da comunidade LGBTQ+, como, por exemplo, a criminalização da lgbtfobia. ( ) A imagem II exemplifica uma manifestação por direitos políticos ao colocar em discussão a extensão do direito de greve aos trabalhadores da área de segurança pública. ( ) A imagem III exemplifica uma manifestação em prol de direitos sociais ao reivindicar, por exemplo, maior acesso à educação pública, entendida como um direito de todos.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
A necessidade de se estudar as manifestações culturais dos jovens no mundo contemporâneo é hoje um tema de grande importância porque presenciamos uma mudança drástica em nossos dias. Dentro das orientações do Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Nas formas de vida social atual, a passagem da infância para a vida adulta era administrada pelas instituições sociais através de ritos prescritivos que procuravam impor regras de conduta em que o uso da violência simbólica e mesmo física era considerado legítimo tendo em vista o objetivo maior: a formação do cidadão, consciente de seus direitos e obediente aos deveres.
II. A formação dos grupos urbanos de jovens, seja quando se reúnem em grupos fundados em territórios urbanos seja através das redes virtuais – muitas vezes, uma combinação das duas formas –, é uma das características básicas da sociedade contemporânea que levam o jovem a estar preparado para o mercado de trabalho.
III. Em lugar das rígidas formas de disciplinação corporal que dominaram a educação dos jovens na passagem para a vida adulta, as tribos urbanas se preocupam hoje em se entregar a ritmos musicais que apelam à dança e ao cultivo de corpos maleáveis, sensuais e identificatórios da tribo a que pertence o adolescente.
Estão corretas as afirmativas:
Leia o texto a seguir.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.
Artigo XV 1.
Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade.
2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.
(Disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/ legis_intern/
ddh_bib_inter_universal.htm. Acesso em 12.05.2013)
Entende-se por direito à nacionalidade: