Questões Militares
Sobre max weber e a ação social em sociologia
Foram encontradas 9 questões
De meu corpo ofereço
as minhas frutescências,
e ao leve desejo-roçar
de quem me acolhe,
entrego-me aos suados,
suaves e úmidos gestos
de indistintas mãos e
de indistintos punhos,
pois na maturação da fruta,
em sua casca quase-quase
rompida,
boca proibida não há.
EVARISTO, Conceição, “Da partilha do fruto”. Poemas da recordação e outros movimentos. Belo Horizonte: Nandyala, 2008.
Assinale a afirmativa que interpreta corretamente a que marcador de diferença social está relacionado o poema citado.
Ao aprender o significado que a Sociologia atribui ao processo de socialização e as maneiras como este processo se desenvolve, o estudante poderá ampliar sua visão e consciência sobre os mecanismos que operam na sociedade e que dizem respeito à vida cultural. Sobre o ensino do tema, segundo as recomendações do Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Para trabalhar este eixo é importante ter em mente o argumento de Weber de que o advento do capitalismo significou uma ruptura radical com toda ordem precedente.
II. A ideia de uma sociedade moderna desprovida de “sentido” ou de “espírito”, característica também da abordagem marxiana, aproxima, ainda que por razões distintas, as imagens de modernidade de Marx e Weber.
III. O argumento durkheimiano de que o antagonismo entre classes na sociedade moderna era fruto de um sistema “forçado” de divisão do trabalho, projeta uma imagem pessimista da modernidade, na qual o individualismo e o egoísmo predominavam sobre a solidariedade e a integração social.
Estão corretas as afirmativas:
É importante que os alunos entendam que a sociologia possui uma tradição, que vem desde os clássicos, que procura demonstrar como as características da sociedade moderna possuem suas origens no processo mais amplo de transformação do mundo ocidental, transformação essa manifesta concretamente com a eclosão da revolução industrial com o processo de migração do campo para as cidades, a consequente intensificação da urbanização e todos os efeitos bons e ruins dela decorrentes. De acordo com o Centro de Referência Virtual da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, é preciso ensinar sobre a natureza do mundo moderno nas visões de Max Weber e de Emile Durkheim. Sobre o ensino desse tópico, segundo as recomendações do Centro, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O professor poderá, como Weber, argumentar que a tônica da modernidade se manifesta no caráter racionalizado da atividade econômica, social, política, cultural etc., possibilitado pelo surgimento histórico ocasional de uma ética religiosa particular.
II. A principal crítica de Weber a Marx leva o aluno a perceber também a sua grande crítica ao capitalismo moderno no qual vivemos. Ela diz respeito à suposta ideologização por este autor do valor-trabalho. Em contraste com a visão marxiana, Weber quer enfatizar sua concepção mais realista de que ocorre uma inevitável degradação do trabalho na produção moderna, uma vez perdida a valorização deste por critérios religiosos.
III. Toda a discussão sobre modernidade deve ser o pano de fundo para uma reflexão sobre o Tradicional e o Moderno na sociedade brasileira: os contrastes entre a sociedade urbana e rural, entre os estilos de vida cosmopolita e local, entre estilos de política partidário-ideológico corporativa-clientelista e, enfim, como convivem o “velho” e o “novo” na sociedade brasileira.
Estão corretas as afirmativas:
Max Weber esforçou-se em mostrar que a Sociologia, e somente ela, seria capaz de desmistificar concepções até então bem aceitas. Sobre o ensino proposto no Conteúdo Básico Comum (CBC), analise as afirmativas e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Weber enfrentou o desafio de explicar em termos sociológicos a emergência do capitalismo moderno. Isto envolveu distinguir “tipos” de capitalismo de modo a mostrar o caráter único do capitalismo que se desenvolveu a partir do século XVII no Ocidente.
( ) Weber destacou que a busca pelo lucro a qualquer preço, é algo que existiu em todas as épocas e em todos os lugares. Portanto, nada há de particularmente “capitalista” neste padrão de comportamento.
( ) Weber explicou que o capitalismo moderno representou o acirramento da busca pelo lucro a qualquer preço.
( ) Weber procurou corroborar sua tese através da pesquisa empírica.
( ) O aluno deve ser convidado a refletir sobre as razões que levaram Weber a fazer a comparação entre o protestantismo e o catolicismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A Televisão Me deixou burro Muito burro demais Oi! Oi! Oi! Agora todas coisas Que eu penso Me parecem iguais Oi! Oi! Oi!... O sorvete me deixou gripado Pelo resto da vida E agora toda noite Quando deito É boa noite, querida.... Oh! Cride, fala pra mãe Que eu nunca li num livro Que o espirro Fosse um vírus sem cura Vê se me entende Pelo menas uma vez Criatura! [...] < http://letras.mus.br/titas/49002/>.Acesso em: 23 de Novembro de 2013.
O trecho da música acima analisa de certa forma a influência da mídia na vida das pessoas. Assinale a alternativa que possua o nome do autor ou corrente sociológica que mais se preocupou em estudar as influências da mídia na sociedade:
I - O positivismo foi o pensamento que glorificou a sociedade europeia do século XIX, em franca expansão. Procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação à coesão, à harmonia natural entre os indivíduos, ao bem estar do todo social.
II - Segundo Durkheim, o fato social é toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior.
III - A educação na visão de Max Weber objetiva transmitir a existência coletiva, o que nada mais é do que o modo especificamente humano de conservação da espécie.
Assinale a alternativa correta: