A respeito de alguns aspectos de teorias sociológicas, assin...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito Comentado:
A alternativa B é a correta. Vamos entender o porquê.
Tema Central da Questão: A questão aborda aspectos de teorias sociológicas, especificamente a relação entre indivíduo e sociedade no contexto de teorias clássicas. Para respondê-la adequadamente, é importante ter conhecimentos sobre os principais teóricos da sociologia, como Max Weber e Karl Marx, e suas contribuições para o entendimento das dinâmicas sociais e econômicas.
Resumo Teórico: Max Weber é conhecido por sua análise sobre a relação entre ética protestante e o espírito do capitalismo. Em sua obra, ele argumenta que a ética do trabalho protestante, especialmente o calvinismo, contribuiu para o desenvolvimento do capitalismo na Europa, influenciando as desigualdades econômicas e sociais. Isso é abordado em "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" (1905).
Justificativa da Alternativa Correta:
B - De acordo com Max Weber, a religião exerceu forte influência no estabelecimento de desigualdades econômicas entre alguns países europeus no período de estruturação da sociedade capitalista.
Max Weber destacou como a ética protestante, particularmente a calvinista, incentivava a disciplina e a acumulação de riquezas, valores que se alinham bem com o capitalismo nascente. Essa teoria explica como certas práticas religiosas influenciaram o desenvolvimento econômico e social, criando desigualdades entre países europeus que adotaram ou não essas práticas.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Nas análises sociológicas realizadas na atualidade, os estilos de vida são dissociados dos componentes definidores da classe social.
Essa afirmação está incorreta. Na sociologia contemporânea, estilos de vida são frequentemente analisados em conjunto com a classe social, pois ambos estão interligados e influenciam as práticas e identidades dos indivíduos.
C - O alvo central das críticas empreendidas por Karl Marx ao capitalismo é o fato de, no sistema capitalista, apenas alguns serem proprietários de sua força de trabalho e todos serem proprietários dos meios de produção.
Esta afirmação está equivocada. Marx criticava o fato de que, no capitalismo, poucos detêm os meios de produção, enquanto a maioria vende sua força de trabalho, resultando em exploração e desigualdade.
D - O principal conflito do sistema capitalista se dá, segundo Karl Marx, entre duas classes sociais fundamentais: a burguesia urbana e os latifundiários.
Na verdade, Marx identificou o conflito central entre a burguesia (proprietários dos meios de produção) e o proletariado (trabalhadores que vendem sua força de trabalho).
E - Define-se instituição, em termos gerais, como um conjunto de valores, normas e usos de um indivíduo.
Esta definição está incorreta. Instituições são entendidas como estruturas sociais que regulam o comportamento coletivo, não se restringindo ao âmbito individual.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Nas análises sociológicas realizadas na atualidade, os estilos de vida são dissociados dos componentes definidores da classe social. ERRADA! ➡️ Nas análises sociológicas, tanto atuais quanto passadas, por óbvio, os estilos de vida não podem ser apartados das classes sociais, simplesmente porque aqueles são condicionados a estas, isto é, a forma como uma pessoa vive está ligada à sua posição na sociedade e, por conseguinte, a elementos como posses, renda, títulos, poder de consumo, etc.
B) De acordo com Max Weber, a religião exerceu forte influência no estabelecimento de desigualdades econômicas entre alguns países europeus no período de estruturação da sociedade capitalista. CORRETA! ➡️ Segundo Weber, a ética protestante/puritana/calvinista promoveu uma ressignificação do trabalho e do acúmulo de riquezas, associando-os à salvação ao mesmo tempo em que defendia a renúncia aos prazeres mundanos proporcionados pelo dinheiro. Assim, os países ligados a ela, como a Alemanha, o Reino Unido, os Países Baixos e a Suíça, tiveram um enorme acúmulo de capital e desenvolveram-se melhor em meio à sociedade capitalista. Os países católicos, em contrapartida, como Portugal, Espanha e Itália, viam a Igreja Católica demonizar o acúmulo de riquezas, retardando seu desenvolvimento capitalista.
C) O alvo central das críticas empreendias por Karl Marx ao capitalismo é o fato de, no sistema capitalista, apenas alguns serem proprietários de sua força de trabalho e todos serem proprietários dos meios de produção. ERRADA! ➡️ Nem todos são proprietários dos meios de produção. Aliás, tais meios são, em geral, para Marx, limitados a uma elite econômica que, a despeito de ser minoritária, é muito poderosa.
D) O principal conflito do sistema capitalista se dá, segundo Karl Marx, entre duas classes sociais fundamentais: a burguesia urbana e os latifundiários. ERRADA! ➡️ Burguesia urbana e proletários!!
E) Define-se instituição, em termos gerais, como um conjunto de valores, normas e usos de um indivíduo. ERRADA! ➡️ a MORAL é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes e valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo