Questões Militares de Comunicação Social - Gêneros e Formatos Jornalísticos

Foram encontradas 107 questões

Q2120389 Comunicação Social
A edição é a montagem final da reportagem que vai ao ar no telejornal. Acerca desse assunto, Barbeiro e Lima (2013) afirmam que:
Alternativas
Q2120388 Comunicação Social
Analise o lead (lide) a seguir.
"Às 8 horas da manhã da última quarta-feira, a nutricionista aposentada Eugênia Gomes de Oliveira estava ansiosa para mudar de vida. Aos 68 anos, iniciava uma cirurgia de transplante de córnea no Hospital Naval Marcílio Dias, na Zona Norte do Rio de Janeiro.'
De acordo com Jorge (2018), "quanto à pergunta-guia", como é classificado o lead (lide) acima? 
Alternativas
Q2120353 Comunicação Social
De acordo com Barbeiro (2015), a entrevista é a base do noticiário jornalístico. Com relação a esse assunto, o autor elenca uma série de orientações ao entrevistado. Assinale a opção que apresenta uma dessas orientações. 
Alternativas
Q2120346 Comunicação Social
Com relação às funções comunicativas da linguagem (Jakobson, 1971 Apud Santaella, 2017), assinale a opção que apresenta aquela na qual domina o fator informativo, onde o que mais importa é o contexto, e que tem como um de seus exemplos as notícias de jornal. 
Alternativas
Q2120344 Comunicação Social
A relação com as fontes é uma das áreas mais sensíveis da profissão de jornalista. Sobre o off lhe record, de acordo com Jorge (2018), é correto afirmar que:
Alternativas
Q2120343 Comunicação Social
Fotojornalisrrio é a construção junta de um significado por meio de associação entre imagem e texto. Esse termo foi criado para definir o modo de fazer fotografia para veículos de imprensa sobre temas de interesse público (Marcondes Filho, 2014). De acordo com o autor, assinale a opção correta, no que tange ao fotojornalismo. 
Alternativas
Q1920607 Comunicação Social
Ferraretto (2014) aborda os tipos de entrevista passíveis também de aplicação ao rádio. Há uma entrevista em que a base do interesse jornalístico deixa de ser a informação que o indivíduo possui ou a sua opinião sobre o fato. O profissional tenta mostrar quem é o entrevistado: seus aspectos pessoais e biográficos, suas preferências, seu estilo de vida. Assinale a opção que apresenta o nome dessa entrevista.
Alternativas
Q1920590 Comunicação Social
Pena (2013) apresenta os modelos de reportagem propostos por João de Deus Corrêa. A reportagem que costuma merecer um cuidado praticamente didático do jornalista, no sentido de investir na demonstração documental da perspectiva com que o tema é abordado, incluindo transcrições, depoimentos e documentos que dão credibilidade e "materialidade" de prova às argumentações ou informações, denomina-se reportagem:
Alternativas
Q1920583 Comunicação Social
Pena (2013) menciona um comparativo entre notícia e reportagem proposto pelo professor João de Deus Corrêa. Com base nesse comparativo, analise as assertivas abaixo em relação às características da notícia.
l- É produto da intenção de passar uma “visão” interpretativa.
Il- Atem-se à compreensão essenciais,
Ill- Focaliza a repetição, a abrangência (transforma vários fatos em tema).
IV- Opera em um movimento típico da indução (do particular para o geral).
V- Converte fatos em assuntos, traz a repercussão, o desdobramento; aprofunda.
imediata dos dados
Assinale a opção que corresponde às afirmações corretas em relação à NOTÍCIA.
Alternativas
Q1920580 Comunicação Social
Jorge (2008) aborda o emprego da pirâmide invertida no texto jornalístico. Assinale a opção correta que caracteriza essa técnica.
Alternativas
Q1920573 Comunicação Social
Segundo Jorge (2008), em relação à pauta, assinale a opção INCORRETA,
Alternativas
Q1775640 Comunicação Social
Segundo Squarizi (2011), em tempos de convergência de mídias, o jornalista, além de conhecer as idiossincrasias de cada veículo, precisa dominar-lhes a linguagem, elegendo a mais adequada para responder ao desafio da redação. A tarefa exige que se transite com desenvoltura pelas múltiplas possibilidades linguísticas. Assinale a opção em que a construção da frase, de acordo com a autora, não é sugerida dentro desse contexto.
Alternativas
Q1775636 Comunicação Social
Com relação aos gêneros jornalísticos, segundo Marques de Melo (in FERRARETTO, 2014), correlacione os conceitos às suas respectivas definições e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
CONCEITOS I- Gênero Informativo Il- Gênero Interpretativo III- Gênero Opinativo IV- Gênero Utilitário V- Gênero Diversional
DEFINIÇÕES ( ) É campo pouquíssimo explorado no radiojornalismo brasileiro, não raro parco de recursos humanos e premido sempre pela disputa cotidiana entre o cumprimento de pautas e deadlines extremamente apertados. ( ) Limita-se a narrar o assunto a ser noticiado com o mínimo de detalhes necessários à sua compreensão. ( ) Está presente nos comentários, nos editoriais, em algumas intervenções dos âncoras e na participação do ouvinte. ( ) O objetivo é situar o ouvinte em relação à narrativa. ( ) Incluem-se informações sobre aeroportos, indicadores do mercado financeiro, pagamento de impostos, previsão do tempo etc. ( ) O objetivo é fornecer, nas próprias palavras do entrevistado, fatos, razões ou opiniões sobre um determinado assunto.
Alternativas
Q1775630 Comunicação Social
A entrevista envolve um contato planejado com a pessoa caracterizada como fonte de informação. O profissional, portanto, prepara-se para tal e segue um roteiro de indagação com dose variável de improviso, dependendo do tempo disponível e da própria interação com o entrevistado e o assunto. Três fatores, segundo Philippe Gaillard (in FERRARETTO, 2014) interferem na realização da entrevista. Sendo assim, assinale a opção que apresenta os três fatores mencionados pelo autor.
Alternativas
Q1775622 Comunicação Social
Segundo Barbeiro e Lima (2013), a reportagem é a principal fonte de matérias exclusivas do telejornalismo, e a busca constante da isenção jornalística é a melhor forma de passar as informações para que o telespectador possa tirar suas próprias conclusões sobre o fato relatado. Sendo assim, assinale a opção correta em relação à reportagem, segundo o autor.
Alternativas
Q1775611 Comunicação Social
Barbeiro (2013) selecionou algumas dicas que podem ajudar no dia a dia de quem está sempre dando entrevistas. Sobre essas orientações, assinale a opção INCORRETA.
Alternativas
Q1775609 Comunicação Social
Segundo Barbeiro (2013), notícia é um fato que provoca interesse da sociedade. A notícia é uma forma original de ver um acontecimento que escapa à rotina e mostra uma nova realidade nascente. O valor da notícia aumenta de acordo com a sua naturalidade e o conteúdo polêmico que possui, uma vez que esses elementos atraem mais a atenção do público. Então, de acordo com o autor, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1775606 Comunicação Social
De acordo com Fiorin (in Carrascoza, 2015), são fases dos textos narrativos EXCETO:
Alternativas
Q1775597 Comunicação Social
O texto de rádio possui particularidades inerentes à sua definição como meio de comunicação sonoro. Não depende apenas da palavra em si, mas de sua articulação, por vezes associada à música, aos efeitos sonoros e/ou ao silêncio. Como consequência, a redação de notícias apresenta características próprias. Sendo assim, de acordo com Ferraretto (2014), assinale a opção correta sobre as características do texto de rádio.
Alternativas
Q1120998 Comunicação Social

Observe a fala a seguir:

Se um cachorro morde um homem, isso não é notícia. Mas se um homem morde um cachorro, isso vira destaque.

Essa noção reflete a seguinte característica da notícia:

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: B
4: B
5: E
6: B
7: B
8: E
9: D
10: C
11: B
12: B
13: E
14: D
15: D
16: B
17: B
18: B
19: B
20: D