Questões Militares de Comunicação Social - Teorias da Comunicação

Foram encontradas 66 questões

Q2120392 Comunicação Social
Para Torquato (2015), a unicidade do discurso organizacional vincula-se ao que se pode chamar de níveis de análise. Trata-se de posicionar a comunicação em um dos quatro níveis que contextualizam os problemas de comunicação. Assinale a opção que apresenta esses quatro níveis.
Alternativas
Q2120390 Comunicação Social
Em "A Sociedade em Rede", Castells (2017) discorre a respeito de uma transformação tecnológica de dimensões históricas similares àquela ocorrida por volta de 700 a.C, quando foi inventado o alfabeto. Tal transformação, que integra vários modos de comunicação em uma rede interativa, é caracterizada: 
Alternativas
Q2120385 Comunicação Social
De acordo com Pena (2013), qual teoria cujo método consiste em interpretar a história não a partir dos eventos, mas tomando como referência os pressupostos de formação desses mesmos eventos?
Alternativas
Q2120381 Comunicação Social
De acordo com Martino (2014), uma rede é um conjunto de pontos - os 'nós" interconectados - e toda rede é uma estrutura complexa de comunicação, na qual os vários nós interagem em múltiplas ligações. Nesse sentido, o autor afirma que a organização em rede possui três características principais. São elas: 
Alternativas
Q1920612 Comunicação Social
Herbert Blumer (apud MARCONDES FILHO, 2014) convencionou que o interacionismo simbólico baseia-se, em última análise, em três premissas. A primeira estabelece que os seres humanos criam símbolos que conferem significados ao seu mundo. A segunda, que esses significados são provenientes da interação social que os seres humanos mantêm entre si, A terceira, que tais significados são manipulados por um processo interpretativo, capaz de alterá-los, eventualmente. O conjunto de premissas teóricas de estudo da sociedade como processo de comunicação assim definido se origina na Escola:
Alternativas
Q1920602 Comunicação Social
No livro "Teoria da Comunicação: ideias, conceitos e métodos", Martino (2014) menciona o modelo formulado por Lasswell. Segundo esse modelo, uma maneira de estudar o processo de comunicação é:
Alternativas
Q1920591 Comunicação Social
Em seu livro “Teoria da Comunicação: ideias, conceitos e métodos", Martino (2014) aborda o modelo do Agenda- Setting. Este modelo prevê que:
Alternativas
Q1920587 Comunicação Social
No livro “Teoria da Comunicação: ideias, conceitos e métodos", Martino (2014) menciona: “Os meios de comunicação têm um efeito imediato e poderoso no público, modificando comportamentos, alterando atitudes e interferindo diretamente na mente das pessoas." 
Assinale a opção correta, com o nome da teoria a que Martino faz alusão no trecho acima.
Alternativas
Q1920584 Comunicação Social
Pena (2013) apresenta teorias e críticas do jornalismo, entre elas a teoria do Newsmaking. Assinale a opção que apresenta a abordagem correta dessa teoria.
Alternativas
Q1920575 Comunicação Social
Neto (2015) cita que Lúcia Duarte propõe a classificação de públicos. Aquele que “sua ação viabiliza a existência da organização, influenciando a produção das atividades-fim. É formado por sócios, acionistas controladores, diretores, funcionários. que compõem toda a estruturação da organização" é denominado público:
Alternativas
Q1775634 Comunicação Social
No contato com uma fonte de informações, as pessoas apresentam uma tendência a buscar as que reforcem seus pontos de vista, evitando, por conseguinte, dados que possam fortalecer opiniões diferentes das suas.
Assinale a opção com o nome da teoria a que MARTINO (2014) faz alusão:
Alternativas
Q1775632 Comunicação Social
Segundo Martino (2014), um dos resultados práticos da mass communication research é a criação de modelos teóricos de análise da comunicação. Um modelo é uma representação visual do relacionamento entre os elementos de um determinado processo. Em relação ao modelo de George Gerbner (in Martino, 2014), assinale a opção correta:
Alternativas
Q1775626 Comunicação Social
Conforme Marcondes Filho (2014), qual é o nome do conceito que se refere ao desenvolvimento de competências cognitivas para a compreensão e reelaboração crítica das mensagens dos meios de comunicação?
Alternativas
Q1775615 Comunicação Social
De acordo com Marcondes Filho (2014), para qual escola, o mais importante a ser estudado na comunicação é menos os seus aspectos de conteúdo ou referenciais e muito mais os aspectos expressivos: a forma como a comunicação cria vínculos ou interações entre as pessoas?
Alternativas
Q1775610 Comunicação Social
Para MARTINO (2014) as discussões na Esfera Pública, ao contrário de outros tipos de conversão, precisam observar alguns requisitos para terem validade. A aceitação e o respeito a essas regras são elementos do que Habermas (in MARTINO, 2014) entende como a “racionalidade” de uma discussão - não é demais recordar que uma discussão não é uma briga, mas um debate entre pontos de vista diferentes tendo como objetivo algum entendimento. Para isso acontecer, no entanto, é necessário garantir a racionalidade da discussão a partir de alguns critérios pontuais. Sendo assim, analise as afirmativas abaixo:
I- Em um debate na Esfera Pública todos os participantes devem reconhecer mutuamente o direito igual de todos os outros de intervir e dar sua opinião. Il- Uma condição básica é que haja diferenciação entre os interlocutores, isto é, pode haver hierarquia entre eles. III- Os debates na Esfera Pública são pautados por regras que devem ser obedecidas por todos - quem vai falar, em que ordem, com quais direitos de réplica, e assim por diante.
Assinale a opção correta,
Alternativas
Q1002532 Comunicação Social

De acordo com Marcondes Filho (2014), correlacione os tipos de comunicação aos seus conceitos e assinale a opção correta.


TIPOS DE COMUNICAÇÃO

I- Existencial

II- Fática

III- Intercultural

IV- Urbana

V- Organizacional


CONCEITOS

( ) A sociedade é um sistema ambientalmente sensível, mas operacionalmente fechado.

( ) Os participantes são conscientes de que o outro é diferente e reconhecem mutuamente sua alteridade.

( ) Não pode ser prescrita nem reencenada, pois é sempre única.

( ) Admite que as organizações são redes de comunicação, marcadas por efetividade, viabilidade, êxito ou fracasso.

( ) Tem o papel de harmonizar o comportamento dos homens, construindo novos laços e sentimentos.

( ) O contexto vivido é fonte material de produção e comunicação de criações alegóricas. É como um processo de estar em relação que vai além da sinalização e da informação.

Alternativas
Q1002531 Comunicação Social
Castells (2017) discorre sobre a sociedade interativa e apresenta o estudo do sociólogo da internet: Wellman. Para os autores, uma distinção fundamental na análise da sociabilidade é entre os laços fracos e fortes criados pela Rede. Com base nesses pressupostos, assinale a opção correta.
Alternativas
Q1002529 Comunicação Social
Para Martino (2014), toda mensagem tende a oscilar entre a redundância e a incerteza. Uma mensagem com grau muito alto de repetição elimina o interesse porque chega ao limite do tédio; uma mensagem na qual não há repetição nenhuma igualmente se torna chata na medida em que o receptor não entende nada do que está recebendo. Assinale a opção que apresenta o nome da teoria a que o autor faz alusão.
Alternativas
Q1002527 Comunicação Social
Assinale a opção que apresenta as quatro formas distintas para o ato de escutar de acordo com Abraham Moles (in FERRARETTO, 2014).
Alternativas
Q1002525 Comunicação Social
Um dos resultados práticos da Mass Communication Research é a criação de modelos teóricos de análise da comunicação. Um modelo é uma representação visual do relacionamento entre os elementos de um determinado processo. Os modelos de comunicação são criados a partir de dados específicos e atuam como um retrato analítico de uma situação. De acordo com Martino (2014), sobre modelos teóricos, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: B
5: B
6: A
7: C
8: B
9: B
10: B
11: C
12: E
13: D
14: B
15: A
16: E
17: A
18: E
19: D
20: D