Questões Militares
Sobre assessoria de imprensa no jornalismo em jornalismo
Foram encontradas 64 questões
Preencha corretamente as lacunas.
A comunicação se fortaleceu e se tornou estratégica dentro das organizações. Ao não ser mais tolerada pela imprensa e pela opinião pública, a frase “não tenho nada a declarar” passou a influir negativamente nos negócios da corporação. Tornou-se necessário intensificar o ________________________________ entre os meios de comunicação e a sociedade, facilitando o acesso dos jornalistas aos clientes e auxiliando-os a ter um canal de comunicação aberto com ________________________.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é
Leia o texto a seguir.
Um bom assessor de imprensa é aquele que reconhece os limites éticos de sua atuação e não os ultrapassa. Não mente, não engana, não ameaça, não oferece vantagens a jornalistas em troca da inserção de reportagem positiva sobre seu cliente. Seu compromisso principal é sempre o de auxiliar o assessorado no contato com a imprensa, em busca da notícia correta.
Tendo por base o texto exemplificado, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma acerca do papel de uma assessoria de imprensa.
( ) Reposicionar a marca da organização ou a imagem da personalidade junto à opinião pública, dissimulando o que ela é e o que pretende.
( ) Estabelecer práticas junto à imprensa que sustentem o posicionamento de marketing do cliente ou dos produtos no mercado.
( ) Fortalecer a imagem e as ações de comunicação, já desenvolvidas pelo assessorado, de modo a formar uma "massa crítica" favorável à imagem, a partir de informações positivas divulgadas na mídia.
( ) Defender o assessorado de acusações infundadas ou de problemas que de fato existem, porém que chegaram ao conhecimento público e que precisam ser esclarecidos.
A sequência correta é
Leia o texto a seguir.
Na tentativa de abrir espaços positivos na mídia, o assessor deve criar oportunidades, mas jamais deve perder de vista que seu papel é representar o assessorado. Quando a crise bater, também estará nas mãos do assessor indicar se seu cliente precisa apenas encontrar a melhor forma de responder às críticas da imprensa ou se deve rever sua atuação por completo. Depois da situação de emergência, todos precisarão dedicar atenção para que outras situações semelhantes possam ser prevenidas. Em negócios de alto risco, pela própria natureza das atividades, planos de gerenciamento de crise devem estar prontos para serem acionados em determinados momentos. Na maior parte dos casos, a espinha dorsal da empresa é o bom relacionamento com a imprensa. Para que o plano dê certo, é preciso ter desenvolvido, ao longo de sua história, relacionamentos sustentáveis com diversos públicos.
A esse respeito, avalie as ações que respaldam a gestão estratégica de um assessor de imprensa em comunicação organizacional para períodos de crise.
I. Antes, durante e depois da crise, o bom assessor precisa estabelecer práticas positivas para que as notícias sejam publicadas com isenção e reconhecimento dos esforços da organização.
II. O profissional dos tempos atuais deve abrir mão de se reconhecer como um articulador estratégico e ser apenas um instrumento de divulgações de seu assessorado.
III. Uma organização que mantém uma relação aberta e profissional com jornalistas certamente sairá com a imagem menos arranhada da crise.
IV. Em meio às estratégias, o bom assessor é aquele que estabelece e executa práticas que levam à veiculação de informações corretas.
Está correto apenas o que se afirma em
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Jornalistas que recebem sugestões de pautas falaciosas tendem a não reconhecer nesse cliente uma fonte merecedora de confiança, pois este parece preocupado exclusivamente com os próprios interesses; e é capaz de fazer da mídia um mero instrumento a seu dispor.
PORQUE
II. O bom assessor tem muito de um bom repórter. Apura criteriosamente informações sobre o assessorado, busca dados que compõem uma notícia, procura fontes confiáveis para averiguar a abordagem que tem em mente.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que a/as
POLITI, Cassio. O que é assessoria de imprensa? 2017. Disponível em: <https://www.comuniquese.com.br/blog/o-que-e- assessoria-deimprensa/>. Acesso em: 24 jul. 2019.
Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. As menções sobre as empresas como conteúdo editorial não são de decisão dos veículos de comunicação.
II. A comunicação corporativa e a assessoria de comunicação são área distintas.
III. Menções positivas sobre seus clientes-empresas são objetivadas pelos assessores de imprensa.
Assinale
Acerca da história da atividade de assessoria de imprensa, analise as afirmativas a seguir:
I. As atividades de assessoria de imprensa surgiram no início do século XX, com Ivy Lee.
II. A prática de assessoria de imprensa, nos Estados Unidos, se tornou mais comum depois da crise de 1929.
III. A criação, em 1931, no Brasil, do Departamento de Imprensa e Propaganda, por Getulio Vargas, marca o surgimento da atividade no país.
Assinale
Em situações de crise são condutas apropriadas ao relacionamento com as mídias:
I. Evitar o contato direto com a imprensa, procurando manter as fontes protegidas do assédio e da exposição negativa.
II. Produzir e disponibilizar aos repórteres um completo levantamento da situação com dados, números e informações atualizadas.
III. Elaborar um texto informativo para a imprensa com, no máximo, duas páginas, descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa.
IV. Utilizar palavras alarmistas ou negativas, a fim de ampliar o efeito negativo da ocorrência com o objetivo de comover e sensibilizar a opinião pública para o problema.
Estão corretas apenas as afirmativas