Questões Militares de Jornalismo - Direito à Comunicação

Foram encontradas 6 questões

Q1120979 Jornalismo
De maneira geral, ao ler, ouvir ou assistir um relato jornalístico, o consumidor de notícias acredita que, por trás da ação profissional, há uma preocupação com regras, normas que dão espaço e respaldo à liberdade de imprensa, mas que impõem limites à liberdade de expressão, visto que esta última tem uma barreira maior: o respeito à pessoa. A sociedade acredita que o produto jornalístico não é uma criação aleatória, ficção, que as vozes são reais, que o relato é um fragmento preciso e correto da realidade; e que o jornalista usa sua capacidade técnica para reconstruir uma história da maneira mais fiel e responsável.
HOHLFELDT, Antonio Carlos. GLOSANDO A OBRA PIONEIRA DE HANS MAGNUS ENZENSBERGER. Revista Observatório, [s.l.], v. 4, n. 3, p.726-758, 29 abr. 2018. Com base no texto acima, analise as afirmativas a seguir:
I. O jornalista deve exercer sua profissão de maneira ética, preocupando-se de que modo a notícia será interpretada.
II. Os fatos devem ser comunicados à sociedade sem impedimentos de qualquer tipo.
III. Existe credibilidade em relação ao conteúdo jornalístico por parte dos consumidores de notícias.
Assinale
Alternativas
Q688617 Jornalismo
Baseando-se no previsto pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, quanto ao direito à informação, pode-se afirmar que a
Alternativas
Q688608 Jornalismo
Baseando-se em Duarte (2007), no que diz respeito à informação e à interação no âmbito da comunicação, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q675872 Jornalismo

“Diversos autores tem se dedicado a estudar a atuação das assessorias de imprensa, a relevância para o mercado e a condição ética do trabalho exercido por jornalistas fora das redações”. Com base nas ideias defendidas por Duarte (2003), informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

( ) O jornalista tem o compromisso ético de apreender a verdade factual, tomando-a como um bem social, e ser um crítico observador da realidade. O fato de trabalhar numa empresa não jornalística “não implica numa adesão a uma única versão dos fatos, mas sim na especialização dos assuntos pertinentes à instituição assessorada”.

( ) O jornalista, por ter se preparado para atuar em veículos de comunicação, pode enfrentar constrangimentos e dilema como assessor. De um lado, a ligação com o marketing e demandas por visibilidade, e por outro, a responsabilidade como comunicador, a ligação com a prática jornalística que defende o direito do público à informação e à verdade.

( ) A experiência dos assessores em redações e nos princípios éticos e técnicos do jornalismo não ajuda a estabelecer padrões de comportamento esperados de ambos os lados, com enfoque no interesse público.

( ) Não pode, o assessor de comunicação ou imprensa, sugerir abordagens, fatos, eventos ou mesmo produzi-los para que possam ocupar espaço na mídia.

Alternativas
Q675856 Jornalismo

Identifique o que são Direitos e o que são Deveres dos jornalistas e enumere a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I.

A. Deveres do Jornalista.

B. Direitos do Jornalista.


Coluna II.

( ) Reivindicar o livre acesso às fontes de informação.

( ) Combater e denunciar todas as formas de corrupção.

( ) Divulgar fatos e informações de interesse público.

( ) Buscar provas que fundamentem as informações de interesse público.

( ) Rejeitar toda forma de subordinação.

( ) Respeitar a verdade, quaisquer que sejam as consequências para si.

Alternativas
Q266982 Jornalismo
O Direito da Comunicação é constituído pelo conjunto de normas que se encontram na Constituição e em leis específicas e não-específicas da área de Comunicação. Qual das alternativas a seguir explicita a finalidade das leis específicas que regulamentam essa área?
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: B
5: D
6: E