Questões Militares
Sobre gerenciamento de crise em jornalismo
Foram encontradas 12 questões
Em situações de crise são condutas apropriadas ao relacionamento com as mídias:
I. Evitar o contato direto com a imprensa, procurando manter as fontes protegidas do assédio e da exposição negativa.
II. Produzir e disponibilizar aos repórteres um completo levantamento da situação com dados, números e informações atualizadas.
III. Elaborar um texto informativo para a imprensa com, no máximo, duas páginas, descrevendo o fato ocorrido e enfatizando as providências da empresa.
IV. Utilizar palavras alarmistas ou negativas, a fim de ampliar o efeito negativo da ocorrência com o objetivo de comover e sensibilizar a opinião pública para o problema.
Estão corretas apenas as afirmativas
Por mais sólida e moderna que seja nenhuma empresa está imune aos momentos de crise. As ocorrências negativas fazem parte da dinâmica das organizações. Podem surgir tanto em consequência de catástrofes, de acidentes involuntários ou de erros humanos ou das más gestões. Muitas vezes, dependendo da situação, dos fatos, uma organização pode se tornar alvo da mídia. Pode ser uma greve, que reivindica melhores salários e condições de trabalho e que interrompe serviços, ou um acidente que resulta na morte de um ou mais funcionários, por exemplo. A empresa, os serviços que presta e o que acontece no dia-a-dia dos trabalhadores passarão a ser temas de pautas jornalísticas. Duarte (2003) afirma que é preciso considerar que os meios de comunicação são elementos chave nos conflitos de poder. Então, segundo este autor, nos momentos de crise, que atitudes devem ser tomadas?
I. É preciso decisão estratégica de como comunicar durante e depois da crise. Saber conduzir este processo constitui basicamente o êxito ou o fracasso na condução de uma crise. É fundamental esclarecer o seu público.
II. Tem que ser ágil, publicar nota paga nos jornais e emissoras de rádio e TV, tentar “abafar”, omitir o acontecido ou ainda evitar qualquer aparição ou declaração à imprensa, para que não haja maior exposição.
III. A imprensa acompanha os desdobramentos dos fatos. Então, basta que a empresa seja extremamente competente para solucionar os transtornos de um acidente. Não existe a necessidade de se explicar ao público.
IV. É preciso agir rapidamente. Hoje com a facilidade de acesso aos meios de informação, o noticiário na TV, no rádio e na internet é instantâneo. Quase no mesmo instante em que o fato ocorre, torna-se público.
Quando surgiu o trabalho de Assessoria de Comunicação, nos Estados Unidos, foi criada uma declaração de princípios. Um documento histórico, que estabeleceu um pequeno conjunto de regras ético-morais em favor da confiabilidade. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Nosso assunto é exato. Qualquer diretor de jornal interessado na verificação direta de qualquer declaração de fato, será auxiliado com prazer.
II. O objetivo é divulgar, com absoluta franqueza, à imprensa e ao público, informações de interesses corporativos.
III. Não é um serviço secreto, mas a divulgação de notícias.
IV. Se acharem que fica melhor, nosso assunto pode ser publicado na seção comercial.
Analise as afirmativas abaixo sobre Gerenciamento de Crise, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa e, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O gerenciamento de crise pressupõe a administração operacional para resolução dos danos causados, mas, também, a administração da versão que sobre ela a imprensa construa.
( ) Quando uma crise se instala, independente da sua dimensão, o porta-voz mais qualificado e indicado para falar pela organização é o seu principal executivo.
( ) No auge da crise, os meios de comunicação de massa se constituem na melhor estratégia a ser adotada, na medida em que atingem todos os tipos de públicos de interesse da organização.
( ) Entre as ações que não devem ser tomadas quando da administração da comunicação de crises, podem ser citadas a disposição para subestimar os fatos e a enunciação de todas as más notícias de uma única vez.
( ) A crise, em função das suas dimensões, pode gerar passivos à imagem
das organizações, tanto maior quanto menor for a credibilidade do
atingido.
Uma crise com a opinião pública releva a repercussão
negativa de um conjunto de interesses de públicos que são afetados pelas ações
de uma organização. Neste sentido, identifique as prováveis questões geradoras
de crises e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Produtos ou serviços que possam produzir acidentes de consumo, afetando a
vida, a saúde e a integridade física ou moral de consumidores, clientes e
usuários.
II. Produtos ou serviços fora de especificação, com defeitos ou viciados.
III. Violações contratuais, tais como prazo de entrega, manutenção, atraso ou
interrupção no fornecimento, cobranças indevidas e outras violações à Lei de
Defesa do Consumidor.
IV. Problemas relacionados à comercialização de produtos e serviços que possam
afetar de forma negativa a circulação de bens.
V. Problemas relacionados à construção da opinião pública positiva.