Questões Militares
Sobre opinião pública no jornalismo em jornalismo
Foram encontradas 9 questões
1- “Grande Opinião Pública” 2- “Pequena Opinião Pública”
( ) Inconstante, mutante, dinâmica ,
( ) Tende a ser maioria ,
( ) Fortemente influenciada pelos estereótipos negativos .
( ) Organiza-se com dificuldade e lentamente.
( ) Fortemente influenciada por veículos de comunicação de massa - televisão, principalmente - e por formadores de opinião.
.O público é formado por um grupo de pessoas que pensam e refletem sobre os problemas colocados na discussão pública, o que pressupõe uma ação racional, diferente da multidão e da massa, que agem impulsivamente. (ANDRADE, 1989, p. 37)
I. Conceitualmente, público é um grupo de pessoas aptas a pensarem e refletirem sobre temas e questões que venham a público para serem tratados ou discutidos pela coletividade, sendo o ato e a capacidade de reflexão o que diferencia esse conceito sobretudo do conceito de massa, via de regra inapta à reflexão coletivamente.
PORQUE
II. As massas costumam agir de modo calculado, com frieza e sem sofrer nenhum tipo de manipulação ou viés emocional, sendo a reflexão a sua maior característica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
MARTINS, S. Mídia e opinião pública: estudo de caso sobre o mensalão nas ópticas dos jornais Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo. Universitas. Arquitetura e Comunicação Social, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 47–58, 2014. Considerando a influência da mídia e o seu papel no processo de formação da opinião pública, analise as afirmativas a seguir:
I. A função da mídia, conhecida como o quarto poder, é de participar, divulgar e obter transparência e compromisso com a verdade naquilo a que se propõe na composição da informação.
II. O enquadramento noticioso é muito usado pela mídia quando se deseja modelar, ocultar, destacar e enfatizar algo.
III. A opinião pública não é afetada pelos veículos de comunicação de massa.
Assinale
Nos termos de Nogueira (1999), estabelecer e manter um bom relacionamento com a mídia é de fundamental importância para as empresas, pois ela
I. garante a multiplicação dos públicos, daí a importância de se manter uma interface positiva com a mídia.
II. influencia fortemente as decisões de todos os outros setores da opinião pública a respeito de uma empresa.
III. insiste em sustentar o elo entre o mundo real e o mundo publicado nos jornais, visto que ela se interessa pelo sentido histórico dos acontecimentos.
IV. irradia pontos de vista a respeito de uma empresa sobre os demais setores da opinião pública, que pode absorvê-los ou não.
Estão corretas apenas as afirmativas
Considerando a hipótese do agenda-setting, conforme Wolf (2006), informe (F) para as ideias falsas e (V) para as verdadeiras e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Os mass media descrevem a realidade mas não apresentam ao público uma lista destacando sobre o que é necessário ter uma opinião e discutir.
( ) Em consequência da ação dos jornais, da TV e de outros meios de informação, o público sabe ou ignora, dá atenção ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. As pessoas tendem a incluir ou excluir dos seus próprios conhecimentos aquilo que os mass media incluem ou excluem do seu conteúdo.
( ) O público tende a atribuir importância aos acontecimentos, problemas e pessoas de acordo com a ênfase atribuída a eles pelos mass media.
( ) Segundo McCombs (1976), o caráter fundamental da agenda parece, frequentemente, ser estruturado pelos jornais, ao passo que a televisão reordena ou ressistematiza os temas principais da agenda.
Uma crise com a opinião pública releva a repercussão
negativa de um conjunto de interesses de públicos que são afetados pelas ações
de uma organização. Neste sentido, identifique as prováveis questões geradoras
de crises e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Produtos ou serviços que possam produzir acidentes de consumo, afetando a
vida, a saúde e a integridade física ou moral de consumidores, clientes e
usuários.
II. Produtos ou serviços fora de especificação, com defeitos ou viciados.
III. Violações contratuais, tais como prazo de entrega, manutenção, atraso ou
interrupção no fornecimento, cobranças indevidas e outras violações à Lei de
Defesa do Consumidor.
IV. Problemas relacionados à comercialização de produtos e serviços que possam
afetar de forma negativa a circulação de bens.
V. Problemas relacionados à construção da opinião pública positiva.