Questões Militares
Sobre público, massa e audiência em jornalismo
Foram encontradas 42 questões
CONCEITOS I- Barreira digital II- Ciberespaço III- Convergência IV- Cultura participatória V- Interatividade
DEFINIÇÕES ( ) Integração entre computadores, meios de comunicação e redes digitais, bem como de produtos, serviços e meios na internet. ( ) Espaço de interação criado no fluxo de dados digitais em redes de computadores. ( ) Potencialidade que qualquer indivíduo tem de se tornar um produtor de conteúdos já existentes ou inéditos. Possibilidade aberta pelas tecnologias de rede de aumentar o conhecimento produzido de maneira social e coletiva. ( ) Diferenças de acesso às tecnologias e mídias, bem como à cultura desenvolvida nesses ambientes, vinculadas a problemas sociais e econômicos. ( ) Usuários, programas e conteúdos, em diferentes níveis e formas, nos sistemas de comunicação digital em rede.
.O público é formado por um grupo de pessoas que pensam e refletem sobre os problemas colocados na discussão pública, o que pressupõe uma ação racional, diferente da multidão e da massa, que agem impulsivamente. (ANDRADE, 1989, p. 37)
I. Conceitualmente, público é um grupo de pessoas aptas a pensarem e refletirem sobre temas e questões que venham a público para serem tratados ou discutidos pela coletividade, sendo o ato e a capacidade de reflexão o que diferencia esse conceito sobretudo do conceito de massa, via de regra inapta à reflexão coletivamente.
PORQUE
II. As massas costumam agir de modo calculado, com frieza e sem sofrer nenhum tipo de manipulação ou viés emocional, sendo a reflexão a sua maior característica.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
VICENTE, MM. História e comunicação na ordem internacional. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Com base nesse fragmento de texto, assinale a alternativa correta.
PELINSON, F. Particularidades da pesquisa em Jornalismo. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Comunicação, 2013, Santa Maria, Rio Grande do Sul. Anais do Sipecom, 2013 Com base nesse fragmento de texto, é correto afirmar que
RIDENTI, M. A indústria cultural brasileira na formulação de Renato Ortiz. Ciências Sociais Unisinos, [s. l.], v. 54, n. 2, p. 156– 160, 2018. Com base na leitura do texto, analise as afirmativas a seguir:
I. De acordo com Adorno e Horkheimer, a indústria cultural envolve um processo integrado de produção de mercadorias culturais, constituindo uma lógica da produção de cultura no capitalismo tardio, submetida à mercantilização.
II. Quando os autores começaram a empregar essa terminologia, queriam analisar tendências sociais e estéticas e criticar o que consideravam novas formas de dominação pelo viés da cultura.
III. Segundo Adorno e Horkheimer, a técnica da Indústria Cultural levou à padronização e à produção em série.
Assinale
PAULINO, R. A. Estudos de recepção para a crítica da comunicação. Comunicação & Educação, n. 17, p. 37-42, 30 abr. 2000. Com base nesse fragmento de texto, infere-se que
MARTINS, S. Mídia e opinião pública: estudo de caso sobre o mensalão nas ópticas dos jornais Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo. Universitas. Arquitetura e Comunicação Social, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 47–58, 2014. Considerando a influência da mídia e o seu papel no processo de formação da opinião pública, analise as afirmativas a seguir:
I. A função da mídia, conhecida como o quarto poder, é de participar, divulgar e obter transparência e compromisso com a verdade naquilo a que se propõe na composição da informação.
II. O enquadramento noticioso é muito usado pela mídia quando se deseja modelar, ocultar, destacar e enfatizar algo.
III. A opinião pública não é afetada pelos veículos de comunicação de massa.
Assinale
O mundo acordou para o termo fake news e agora muito do que se lê, ouve e partilha nos meios de comunicação e nas redes sociais facilmente se enquadra neste âmbito. Fenômeno “recente e volátil”, as fake news são há muito uma preocupação dos agentes que estudam o campo da notícia e que nele trabalham mas complexificaram-se num contexto favorável a práticas de desinformação: as notícias falsas ecoam num ambiente propício à falsidade, explicam Schudson e Zelizer, ao referirem-se ao atual panorama mediático, em que tudo pode ser encenado e espetacularizado e a ideia da normalidade da falsificação se banalizou.
FERNANDES SILVA, A. Porque é que
as fake news se transformaram em protagonistas do jornalismo
contemporâneo? Comunicação
Pública, [s. l.], v. 14, n. 26, p. 1–14
, 2019 (adaptado).
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmativas a
seguir:
I. A disseminação de notícias falsas exerce um impacto direto nas disputas eleitorais e tem a capacidade de acentuar a polarização política.
II. Apesar de as notícias falsas serem um fenômeno antigo, as redes sociais e as novas tecnologias potencializaram as práticas de desinformação.
III. As fake news podem ser propagadas de maneira intencional, objetivando a manipulação das opiniões.
Assinale
Segundo Vilas Boas (1996), coloque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo, em relação às características do texto em revista, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As revistas podem ser divididas em apenas dois grupos linguísticos: as especializadas e as de informação geral .
( ) Quanto mais amplo e mais de massa for o público pretendido por uma revista, mais o repertório linguístico usará formas tradicionais, confirmadas socialmente.
( ) Em termos de atualidade, apesar de permanecerem mais tempo nas bancas, as revistas são produtos mais duráveis que os jornais.
( ) A revista é mais literária que o jornal no que se refere ao tratamento dado aos textos, admitindo usos estéticos da palavra e recursos gráficos de modo mais flagrante que os jornais.
( ) Por possuir um caráter mais contextuai, o texto de revista não precisa responder os porquês de um fato, só que ele precisa ter elos e ressonâncias.
Classifique os meios abaixo em Meio de Comunicação de Massa (M) ou Meio de Comunicação Empresarial (E) e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Rádio.
( ) Fôlder.
( ) HOUSE ORGAN.
( ) Jornal.
( ) Cinema.
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A oposição entre a teoria ____________ e o ___________________ consiste na premissa de que na primeira são os indivíduos isolados que constituem o público, enquanto na segunda ocorre a mediação exercida pelos líderes entre os meios de comunicação e os outros indivíduos do grupo.