Questões Militares
Sobre teorias da comunicação em relações públicas
Foram encontradas 30 questões
A eficácia na gestão dos relacionamentos com públicos estratégicos é uma das funções da atividade de relações públicas. Por um longo tempo a atividade foi considerada uma função meramente técnica, passando posteriormente a ser entendida como uma função estratégica indispensável para que as organizações se posicionem institucionalmente (KUNSCH, 2009).
A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Acerca das relações públicas de marketing nas organizações, julgue os itens a seguir.
I. As relações públicas desenvolvem atividades em parceira com o marketing e em apoio a ele, mas ambos possuem funções distintas, na medida em que as preocupações das relações públicas ultrapassam os limites do mercado e dos produtos.
II. As relações pública s, com o atividade profissional, identificam os públicos, suas reações, percepções e pensam em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional.
III. Preveem e gerenciam conflitos e crises que porventura passam as organizações.
Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s)
correta(s).
CONCEITOS: I - Free publicity II - Public affairs III - Governança corporativa IV - Cidadania corporativa V - Disclosure
( ) Abrange outros modos de "intervenção" de uma empresa na comunidade, como a filantropia e o mecenato. ( ) Atributo que redunda em transparência, ou seja, submeter decisões e seus resultados originalmente no campo contábil-financeiro ao escrutínio do público. ( ) Detentores de quotas de uma empresa de responsabilidade limitada ao capital. ( ) Conjunto de regras que garantem transparência na administração e na divulgação de informações relevantes. ( ) Matéria não paga, publicada em veículos de comunicação a partir de esforços de divulgação. ( ) Denominação do setor das organizações em que estavam alocados os relações-públicas, na tradição estadunidense.
( ) O modelo de informação pública se caracteriza pela implementação de programas de comunicação baseados em pesquisas e reflexão estratégica.
( ) O modelo de agência de imprensa/divulgação se caracteriza pela obtenção de publicidade favorável para uma organização, através dos meios de comunicação de massa.
( ) O modelo simétrico de duas mãos baseia-se na pesquisa e utiliza a comunicação para administrar conflitos e aperfeiçoar o entendimento com públicos estratégicos.
( ) O modelo assimétrico de duas mãos oferece maiores resultados quando o grau de conflito no sistema organização-públicos é elevado, especialmente quando o público percebe a obtenção de benefícios com as alterações propostas para a resolução dos conflitos.
( ) O modelo assimétrico de duas mãos propõe que as alterações necessárias para a resolução de conflitos no sistema organização-públicos devem ser realizadas pelo público.
Na definição de Relações Públicas, Simões (1995) articula a questão da legitimação das ações e decisões organizacionais. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Como função política, as Relações Públicas devem: articular decisões organizacionais ao interesse público.
II. Como função política, as Relações Públicas devem: articular decisões organizacionais ao interesse compartilhado com seus públicos.
III. Como função política, as Relações Públicas devem: evitar conflitos no processo de relacionamento organizações-públicos.
IV. Como função política, as Relações Públicas devem: promover a motivação e o comprometimento de seus públicos internos.
V. Como função política, as Relações Públicas devem: assessorar as outras
funções organizacionais (de produção, marketing, financeira e de
recursos humanos)
I. As trocas comunicacionais em ambientes digitalizados assumem características como: a multiplicidade, a não linearidade das mensagens, a flexibilização do tempo e a virtualização dos relacionamentos.
II. Todo processo comunicacional de uma organização contemporânea pode ser feito hoje através de mídias digitais, independente da sua relação com seus públicos.
III. As ações de comunicação nos ambientes corporativos, a exemplo de qualquer outra ação de comunicação, requerem investimentos e geram custos, mas são de fácil mensuração quanto aos resultados.
IV. O comunicador, ao enveredar pelo mundo da comunicação digital corporativa, tem diante de si uma tarefa complexa que se apresenta constantemente em uma relação indissolúvel entre planejamento, gerenciamento e governança.