Questões Militares Comentadas sobre assistência de enfermagem ao pré-natal em enfermagem

Foram encontradas 113 questões

Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262152 Enfermagem
Considere os diferentes aspectos relacionados à doença hemolítica perinatal (DHP) e assinale a alternativa correta de acordo com o apresentado no Manual de Gestação de Alto Risco (MS, 2022).
Alternativas
Q2199889 Enfermagem
Esta complicação clínica na gestação é caracterizada por degeneração cística das vilosidades coriais, que se apresentam sob forma de aglomerado de vesículas claras, semelhantes a um cacho de uva. Marque a alternativa que corresponde ao enunciado:
Alternativas
Q2194729 Enfermagem
Sobre as síndromes hipertensivas da gravidez, é importante o enfermeiro encaminhar gestantes identificadas como grupo de risco para o médico. Por esse motivo, é necessário identificar os agravos das síndromes hipertensivas da gravidez.
Diante do exposto acima, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As gestantes com diagnóstico de pré-eclâmpsia leve deverão ser internadas, devem ser solicitados os exames de rotina e avaliadas as condições maternas e fetais.
( ) A diminuição rápida de peso, edema facial ou outros sintomas sugestivos da doença requerem uma monitoração mais rigorosa da pressão arterial e a detecção de proteinúria.
( ) Na ausência de proteinúria, a suspeita de pré-eclâmpsia se fortalece quando percebe-se o aumento da pressão acompanhado por cefaleia, distúrbios visuais, dor abdominal, plaquetopenia e aumento de enzimas hepáticas.
( ) A presença dos seguintes sinais e sintomas demanda internação imediata: PA 150/100mmHg; proteinúria na fita ++ ou mais; aumento exagerado de peso; cefaleia grave e persistente; dor abdominal persistente, principalmente na região epigástrica e hipocôndrio; sangramento vaginal; diminuição dos movimentos fetais. 
Alternativas
Q2131503 Enfermagem
Nas primeiras semanas da gestação, surgem sinais e sintomas mamários característicos, sendo um deles o aumento das glândulas cebáceas dispersas na região areolar mais conhecido como _______________.
        Assinale a alternativa correta que completa a frase acima. 
Alternativas
Q2131476 Enfermagem
Com relação à criança com síndrome de Down, marque V para verdadeiro ou F para falso. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A síndrome de Down é uma anomalia cromossômica também conhecida como trissomia do 23. ( ) Seus sinais e sintomas se dão por características físicas anormais e deficiência mental. ( ) Não é possível diagnosticar a síndrome de Down por amniocentese. ( ) As complicações que ocorrem com mais frequência em uma criança com síndrome de Down são malformação cardíaca congênita, hipotireoidismo, defeitos visuais, defeitos auditivos, retardo mental entre outros. 
Alternativas
Q2131475 Enfermagem
Relacione as colunas quanto aos sinais dos três tipos de manifestações da gravidez. Em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
1 – Presunção  2 – Probabilidade  3 – Certeza 
( ) Aumento do volume abdominal, sinal de Chadwick, sinal de Kluge  ( ) Ausculta dos batimentos cardíacos fetais, percepção de movimentos fetais  ( ) Amenorreia, sinal de Halban e rede de Haller 
Alternativas
Q2131464 Enfermagem
Quanto à apresentação fetal, assinale a alternativa que completa a frase abaixo.
        O feto encontra-se em situação __________, fazendo com que o _______ esteja mais próximo à entrada da pelve, ocupando assim o estreito ____________, dando a denominação de apresentação ___________. 
Alternativas
Q2045286 Enfermagem
Paciente de 27 anos, solteira, vive em união estável há 3 anos, primigesta de 35 semanas compareceu à Unidade Básica de Saúde para consulta pré-natal. No cartão de acompanhamento do pré-natal, constava o registro de 6 consultas e data da última menstruação (DUM) 28/02/2018. Ao exame obstétrico, movimentação fetal presente, altura uterina de 34 cm, feto único, longitudinal e batimentos cardíacos fetais de 140bpm. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta as atribuições do técnico de enfermagem no atendimento pré-natal. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1983506 Enfermagem
    Em 09/09/2022, M.A., 24 anos, solteira, primigesta compareceu à unidade de saúde para consulta de enfermagem de pré-natal. Informou que seus ciclos menstruais eram regulares, com intervalo de 28 dias e que sua última mestruação (DUM) iniciara em 27.05.2022 e terminara em 31.05.2022. Relatou ainda que o enjoo matinal havia melhorado e, no momento, vinha se sentindo bem. Ao analisar o resultado do primeiro exame de sorologia para toxoplasmose, realizado em amostra de sangue coletada na 11ª semana de gestação, o enfermeiro constatou: IGG = positiva; IGM positiva e teste de avidez de IGG = forte.
Em relação aos resultados de sorologia para toxoplasmose, de acordo com o manual de atenção ao pré-natal de baixo risco (MS, 2013), o enfermeiro deve considerar que os resultados são compatíveis com
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1983505 Enfermagem
    Em 09/09/2022, M.A., 24 anos, solteira, primigesta compareceu à unidade de saúde para consulta de enfermagem de pré-natal. Informou que seus ciclos menstruais eram regulares, com intervalo de 28 dias e que sua última mestruação (DUM) iniciara em 27.05.2022 e terminara em 31.05.2022. Relatou ainda que o enjoo matinal havia melhorado e, no momento, vinha se sentindo bem. Ao analisar o resultado do primeiro exame de sorologia para toxoplasmose, realizado em amostra de sangue coletada na 11ª semana de gestação, o enfermeiro constatou: IGG = positiva; IGM positiva e teste de avidez de IGG = forte.
No momento da consulta, aplicando-se a Regra de Nägele, a idade gestacional (IG) e a data provável do parto (DPP) de M.A. são:
Alternativas
Q1875534 Enfermagem
De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para atenção ao pré-natal de baixo risco, a escolha do método anticoncepcional durante o aleitamento deve ser sempre personalizada. Para orientar o uso de métodos anticoncepcionais no pós-parto, deve-se considerar o tempo pós-parto, o padrão da amamentação, o retorno ou não da menstruação e os possíveis efeitos dos anticoncepcionais hormonais sobre a lactação e o lactente. Sobre esse tema, marque a opção correta: 
Alternativas
Q1875517 Enfermagem
De acordo com Lima e Matão (2010), a Toxemia Gravídica, conhecida também como doença hipertensiva específica da gravidez, é uma complicação que ocorre após a 20º semana de gestação. Sendo assim, sobre os cuidados que devem ser observados nessa situação, analise as afirmativas abaixo, classifique como V (verdadeiras) ou F (falsas) e assinale a opção correta: 
(  ) No pós-parto, manter vigilância contínua, pelo risco de acidente convulsivo. (  )  Aumentar .. estímulos ambientais. (  ) Promover diurese e balanço hídrico.  (  ) Administrar medicação prescrita: sedativos, tranquilizantes, diuréticos e hipertensores. (  ) Manter a paciente em repouso, preferencialmente em decúbito lateral esquerdo.
Alternativas
Q1875507 Enfermagem
De acordo com o Ministério da Saúde (2012), marque a opção que apresenta uma atribuição do Técnico de Enfermagem no cuidado à gestante no pré-natal de baixo risco. 
Alternativas
Q1871149 Enfermagem
O Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento tem, entre outros princípios, o de garantir a dignidade da mulher, sua família e do recém-nascido e a oferta de procedimentos benéficos para um parto e nascimento seguros.
Sobre esse Programa, analise as afirmativas a seguir.


I. A primeira consulta de pré-natal deve ser realizada até, no máximo, o 3º mês de gestação.
II. Deve-se garantir que, no mínimo, ocorram seis consultas de acompanhamento pré-natal, sendo, preferencialmente, uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre da gestação.
III. Deve-se realizar uma consulta no puerpério, até 42 dias após o nascimento.
IV. Deve-se realizar glicemia de jejum, um exame na primeira consulta e outro na 30ª semana da gestação.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1871148 Enfermagem
De acordo com a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, a(o) enfermeira(o) pode acompanhar o pré-natal de baixo risco; logo, na consulta de enfermagem, a(o) enfermeira(o) tem como atribuição
Alternativas
Q1820135 Enfermagem
Para implementar as atividades de normatização do controle pré-natal dirigido às gestantes, é necessário dispor de um instrumento que permita identificá-las no contexto amplo de suas vidas e mapear os riscos a que cada uma delas está exposta. Isso permitirá a orientação e encaminhamentos adequados em cada momento da gravidez.
Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a respeito dos fatores de risco na gravidez.
( ) Endocrinopatias. ( ) Cirurgia uterina anterior. ( ) Baixa escolaridade (menor de 7 anos). ( ) Idade menor que 16 e maior que 37 anos. ( ) Recém-nascido com crescimento retardado, pré-termo ou malformado.
A sequência correta é
Alternativas
Ano: 2021 Banca: Aeronáutica Órgão: EEAR Prova: Aeronáutica - 2021 - EEAR - Enfermagem |
Q1773550 Enfermagem
A DHEG, antes denominada Toxemia Gravídica, é um acometimento patológico que, juntamente com as condições hemorrágicas e infecciosas, forma a tríade responsável pelo aumento da mortalidade materna. Assinale a alternativa que indica em geral quando essa doença se instala.
Alternativas
Q1668560 Enfermagem

Durante a gestação, é necessário que o enfermeiro identifique casos que podem ser acompanhados por equipes de atenção básica e casos que devem ser encaminhados a serviços especializados.

Em uma primeira consulta de pré-natal, deve-se encaminhar à equipe especializada para realização do prénatal de alto risco a gestante com

Alternativas
Q1666970 Enfermagem
A toxemia gravídica é caracterizada por
Alternativas
Q1666949 Enfermagem

Analise as proposições quanto ao Manual Técnico de Assistência Pré-Natal do Ministério da Saúde em que se destaca que o calendário de atendimento pré-natal deve ser programado em função


I - da idade gestacional na primeira consulta;

II - dos períodos mais adequados para a coleta de dados necessários ao bom seguimento da gestação;

III - dos períodos nos quais se necessita intensificar a vigilância, pela possibilidade maior de incidência de complicações;

IV - dos recursos disponíveis nos serviços de saúde e da possibilidade de acesso da clientela aos mesmos.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: D
5: C
6: C
7: A
8: C
9: A
10: E
11: E
12: A
13: D
14: C
15: B
16: C
17: B
18: C
19: B
20: E