De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para a...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (10)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E
A questão aborda as recomendações do Ministério da Saúde sobre a escolha e uso de métodos anticoncepcionais durante o aleitamento no pós-parto. Esse é um tema crucial na atenção ao pré-natal de baixo risco, pois envolve a saúde da mãe e do bebê, assim como a eficácia do planejamento familiar.
Justificativa da Alternativa Correta:
E - O anticoncepcional injetável trimestral pode ser utilizado pela mulher que está amamentando. O seu uso deve ser iniciado após (seis) semanas do parto.
Essa alternativa está correta porque o anticoncepcional injetável trimestral, que geralmente contém progestógeno, é considerado seguro para uso durante a amamentação. Ele não interfere na qualidade e quantidade do leite materno, e a recomendação é que o seu uso seja iniciado após seis semanas do parto.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Durante os primeiros seis meses pós-parto, a amamentação exclusiva, à livre demanda, com amenorreia, está associada ao aumento da fertilidade.
Essa afirmação está incorreta. Na realidade, a amamentação exclusiva, à livre demanda, com amenorreia, nos primeiros seis meses pós-parto, é associada a um método contraceptivo natural conhecido como Método de Amenorreia Lactacional (MAL), que pode reduzir a fertilidade, não aumentá-la.
B - Os métodos comportamentais (tabelinha, muco cervical) poderão ser usados antes da regularização do ciclo menstrual.
Essa alternativa é inadequada porque os métodos comportamentais exigem a regularidade do ciclo menstrual para serem eficazes. Antes da regularização, a aplicação desses métodos pode levar a erros na previsão do período fértil.
C - O Dispositivo Intrauterino (DIU) está indicado para os casos que cursaram com infecção puerperal até (três) meses após a cura.
Essa opção não é recomendada. Geralmente, após infecção puerperal, há a cautela em aguardar um período para evitar a inserção do DIU devido ao risco aumentado de complicações.
D - O anticoncepcional hormonal oral combinado e o injetável mensal devem ser utilizados em lactantes, pois não interferem na qualidade e na quantidade do leite materno.
Essa alternativa está errada. O uso de anticoncepcionais orais combinados, que contêm estrogênio, pode reduzir a produção de leite. Portanto, eles não são recomendados para lactantes, especialmente nos primeiros meses pós-parto.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo