Questões Militares
Sobre diagnósticos de enfermagem - nic-noc/cipe/nanda em enfermagem
Foram encontradas 28 questões
I. O Diagnóstico de Enfermagem traz termos padronizados, com definições claras e critérios de avaliação.
II. As intervenções inadequadas da equipe de enfermagem diminuem a permanência hospitalar e readmissões desnecessárias.
III. Os enfermeiros precisam avaliar os pacientes do ponto de vista da disciplina de enfermagem para diagnosticar com precisão e oferecer cuidados eficazes.
IV.O diagnóstico de enfermagem constitui a base para selecionar as intervenções de enfermagem que alcançam resultados pelos quais o enfermeiro é responsável.
V. A avaliação e o diagnóstico de enfermagem devem ser entendidos do ponto de vista da profissão de enfermagem e devem sempre ser baseados na avaliação centrada no paciente.
Sobre as assertivas acima, é correto afirmar que
Considerando o caso apresentado e as recomendações para formulação de diagnóstico de enfermagem, marque a alternativa CORRETA:
Frente a esse DE, não havendo contraindicação, a prescrição de enfermagem deve compreender, entre outros cuidados:
No que se refere às ligações Nanda NOC e NIC para depressão, para o resultado “autoestima”, tem-se como possibilidades de intervenções:
Assinale a alternativa correta quanto aos diagnósticos de enfermagem.
Sobre um plano de cuidados de um paciente diagnosticado com dor, associe as colunas.
PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM (1) Intervenções de enfermagem (2) Justificativa (3) Resultados esperados
AÇÕES REFERENTES AO PLANO DE CUIDADOS DE ENFERMAGEM
( ) Realize e documente uma avaliação abrangente da dor. ( ) Demonstra compreensão do plano de tratamento e dos objetivos dos cuidados. ( ) A reavaliação possibilita a avaliação da efetividade e da segurança das intervenções. ( ) Faça a reavaliação quanto ao grau de alívio da dor e a ocorrência de efeitos adversos na ocasião do efeito máximo da intervenção. ( ) Se incapaz de relatar dor, demonstra comportamentos que indicam o alívio da dor e a participação em atividades funcionais importantes. ( ) A avaliação abrangente da dor é o fundamento do plano de tratamento da dor; a documentação assegura a comunicação entre os membros da equipe.
A sequência correta é
A icterícia neonatal é um problema comum em neonatos, em especial crianças prematuras. É essencial que o enfermeiro identifique a criança com essa alteração o mais rápido possível e inicie o tratamento para resolução do problema. Para sistematizar o cuidado ao neonato, pode-se introduzir uma taxonomia de diagnósticos de enfermagem, tais como a proposta pela NANDA – I. Essa taxonomia padroniza o diagnóstico de enfermagem, ditando as causas e os sinais e sintomas, facilitando a comunicação entre a equipe de enfermagem.
Pode ser um fator relacionado ao Diagnóstico de Enfermagem da NANDA – I “Icterícia Neonatal” a/o
O Enfermeiro está em uma Unidade da Rede de Serviços atendendo os(as) usuários(as) e se depara com os seguintes casos a seguir:
CASO 1 – D.S.S. Homem, 18 anos, compareceu ao serviço com quadro de corrimento uretral mucoide e purulento abundante, acompanhado de importante ardor e dor à micção. Relata o aparecimento dos sintomas há́ dois dias. Refere ter relações apenas com a namorada.
CASO 2 – P.R.N. Mulher, 31 anos, compareceu à UAPS para realização do exame citopatológico queixando-se de três lesões exofílicas no introito vaginal. Foi avaliada e em seguida realizado o exame das mamas e o citopatológico. Orientada quanto à importância do exame citopatológico periodicamente.
Tendo em vista os casos clínicos acima, indique as possíveis síndromes a serem classificadas em cada situação, junto com as ISTs identificadas, respectivamente.
L.S.S, 28 anos, motociclista, solteiro, perdeu o controle da moto e bateu contra um muro. Deu entrada no hospital geral do município que é também referência em traumatologia, apresentando dispneia e lesão aguda na medula espinhal. Ao desenvolver a Sistematização da Assistência de Enfermagem, a(o) enfermeira(o) elencou alguns possíveis diagnósticos de enfermagem para o caso mencionado. Analise as afirmativas abaixo, a seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Padrão respiratório ineficaz relacionado à fraqueza muscular.
II. Medo relacionado ao déficit de conhecimento e à experiência cirúrgica prévia.
III. Risco de integridade cutânea diminuído relacionada com a imobilidade.
IV. Constipação decorrente da ruptura autônoma e presença de intestino atônico.
Segundo Figueiredo (2009), sobre o Processo de Enfermagem (PE) são determinadas seis etapas.
Numere, por ordem sequencial de execução pelo enfermeiro, as seis etapas do PE.
( ) Evolução de Enfermagem
( ) Plano Diagnóstico de Cuidados
( ) Diagnóstico de Enfermagem
( ) Plano Assistencial de Enfermagem
( ) Histórico de Enfermagem
( ) Prognóstico de Enfermagem
A sequência correta em que ocorrem as etapas do Processo de Enfermagem é
Associe o diagnóstico de enfermagem com sua respectiva prescrição para um paciente com infarto do miocárdio sem complicações, assinalando a coluna da direita com a da esquerda e depois assinale a sequência correta.
DIAGNÓSTICO
1. Perfusão tissular cardiopulmonar ineficaz relacionada com o fluxo sanguíneo coronário reduzido.
2. Troca gasosa ineficaz potencial relacionada com a sobrecarga hídrica.
3. Perfusão tissular periférica ineficaz potencial relacionada com o débito cardíaco diminuído.
4. Ansiedade relacionada com o medo da morte, alteração no estado de saúde.
PRESCRIÇÃO
( ) Avaliar/documentar os batimentos cardíacos anormais, sons respiratórios anormais e intolerância do paciente para atividades específicas.
( ) Avaliar a necessidade de aconselhamento espiritual, permitir que o paciente expresse a ansiedade e medo.
( ) Administrar o oxigênio e terapia medicamentosa conforme prescrição e avaliar continuamente a resposta do paciente
( ) Avaliar/documentar sinais de hipotensão, taquicardia, alterações no estado mental, debito urinário reduzido e membros frios e cianóticos.
Em relação ao padrão respiratório ineficaz, assinale (V) para verdadeiro, (F) para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) A administração de oxigênio conforme prescrição médica pode ajudar a aliviar a hipoxemia e a angústia respiratória.
( ) A administração de broncodilatadores, conforme prescrição, pode ajudar a aliviar o broncoespasmo e a sibilância.
( ) Ensinar as técnicas de relaxamento pode ajudar a diminuir a ansiedade do paciente e estimular sua sensação de autocontrole.
( ) O padrão respiratório ineficaz está comumente associado a determinadas condições, como doença pulmonar obstrutiva crônica e embolia pulmonar.