Questões Militares Comentadas sobre doenças cardiovasculares em enfermagem

Foram encontradas 94 questões

Q2551763 Enfermagem
A Trombose é a formação de massas sólidas de plaquetas e fibrina na circulação. Sobre esse tema, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A trombose arterial relaciona-se, principalmente, à aterosclerose da parede vascular com fatores de risco, como a hipertensão.
( ) A trombose venosa relaciona-se a anormalidades genéticas de fatores da coagulação, como o fator V Leidein; estase da circulação, ou a um aumento adquirido dos fatores de coagulação, como ocorre no tratamento com estrogênios, no pós-operatório e na gestação, podendo também ter causas não esclarecidas.
( ) Para a prevenção e tratamento de trombose venosa são utilizados fármacos anticoagulantes como a heparina cuja ação é monitorada pelo exame Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA) e a varfarina, um antagonista da vitamina K, que tem sua atividade monitorada pelo Tempo de Protrombina (TP) e Relação Normatizada Internacional (RNI).
( ) Fármacos antiplaquetários como o ácido acetilsalicílico, clopidogrel e dipiridamol são utilizados no tratamento e prevenção de trombose arterial.
Alternativas
Q2262188 Enfermagem
Assinale a alternativa correta sobre a hipertensão arterial sistêmica (HAS).
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262168 Enfermagem
Pacientes do sexo masculino, portadores de anemia falciforme, podem desenvolver episódios súbitos e dolorosos de priapismo decorrente do afoiçamento de eritrócitos, que resultam em trombose vascular. Assim sendo, devem ser orientados a, no início do episódio,
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262137 Enfermagem
Segundo Barros e cols. (2021), frente a um paciente monitorado e em derivação adequada, ao analisar o traçado eletrocardiográfico, o enfermeiro deve suspeitar de
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Enfermagem |
Q2173735 Enfermagem
A utilização de marca-passo constitui importante terapia no tratamento de arritmias quando há falhas nas medidas clínicas ou mesmo concomitante a elas.

Considerando que é fundamental o enfermeiro ter conhecimento de sua instalação e operação para monitoramento e planejamento de cuidados para o paciente, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173120 Enfermagem
O monitoramento da Pressão Arterial Invasiva (PAI) é utilizado para obtenção de afeições diretas e contínuas da pressão arterial em pacientes criticamente enfermos que apresentam hipertensão ou hipotensão grave. Com relação ao uso do cateter para monitoramento da PAI, marque a alternativa CORRETA que representa uma possível complicação relacionada ao uso desse cateter:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173117 Enfermagem
De acordo com o algoritmo de PCR (Parada Cardiorrespiratória) para adultos contido nas Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (AHA, 2020), há ritmos de PCR chocáveis e não chocáveis. A respeito desse assunto, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173116 Enfermagem
O paciente E.C.S., de 65 anos, encontrava-se internado na Unidade de Internação do Hospital X e apresentou um mal súbito, sendo imediatamente diagnosticado com PCR (Parada Cardiorrespiratória) pela equipe de plantão. As Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (AHA, 2020) estabelecem os elos da cadeia de sobrevivência para PCR intra-hospitalar. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo, enumere a 2ª (segunda) coluna de acordo com a 1ª (primeira) e, ao final, responda o que se pede:
( 1 ) Primeiro elo da cadeia de sobrevivência  ( 2 ) Segundo elo da cadeia de sobrevivência ( 3 ) Terceiro elo da cadeia de sobrevivência ( 4 ) Quarto elo da cadeia de sobrevivência ( 5 ) Quinto elo da cadeia de sobrevivência
( ) Reanimação cardiopulmonar de alta qualidade ( ) Cuidados pós PCR ( ) Reconhecimento e prevenção precoces da PCR ( ) Desfibrilação ( ) Acionamento do serviço médico de emergência
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173115 Enfermagem
A respeito do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) classifique as assertivas abaixo em “V” (verdadeiro) ou “F(falso) e, ao final, responda o que se pede:
( ) Em um IAM, a ruptura de uma placa aterosclerótica e a subsequente formação de trombos resultam na oclusão venosa parcial, o que leva à isquemia e à necrose do miocárdio suprido por aquele vaso
( ) À medida que as células são privadas de oxigênio, a isquemia desenvolve-se, ocorre a lesão celular, e a ausência de oxigênio resulta em infarto, ou morte das células.
( ) O ECG de 12 derivações deve ser obtido em 30 minutos a partir do momento em que um paciente relata dor ou chega ao pronto atendimento.
( ) A pressão arterial pode estar elevada ou diminuída
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173114 Enfermagem
Arritmias são distúrbios da formação ou da condução (ou de ambas) do impulso elétrico no coração. As arritmias incluem arritmias sinusais, atriais, juncionais e ventriculares e suas diversas subcategorias, bem como anormalidades de condução. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo, enumere a 2ª (segunda) coluna de acordo com a 1ª (primeira) e, ao final, responda o que se pede:
( 1 ) Fibrilação atrial ( 2 ) Taquicardia sinusal ( 3 ) Ritmo sinusal ( 4 ) Bradicardia sinusal ( 5 ) Cardioversão elétrica
( ) Ocorre quando o nó sinoatrial cria um impulso a uma frequência mais lenta que a normal  ( ) Ocorre quando o nó sinoatrial cria um impulso em uma frequência mais rápida que a normal. ( ) Movimentação rápida, desorganizada e descoordenada da musculatura atrial. ( ) Ocorre quando o impulso elétrico tem início a uma frequência e um ritmo regular no nó sinoatrial e se movimenta pela via de condução normal. ( ) Indicada para pacientes com fibrilação atrial hemodinamicamente instáveis.
Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA na ordem de cima para baixo.
Alternativas
Q2131488 Enfermagem
Em relação à bota de algodão, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2131487 Enfermagem
Assinale a alternativa que completa a frase abaixo:
    Os ________ são medicamentos que causam a amplitude da parede do vaso sanguíneo. São auxiliares no tratamento de doenças vasculares periféricas, patológicas, cardíacas e hipertensão. 
Alternativas
Q2090016 Enfermagem
“Está amplamente estabelecida a relação causal, linear e contínua entre o aumento da Pressão Arterial (PA) e o risco de Doença Cardiovascular (DCV) em ambos os sexos, todas as idades e todos os grupos étnicos. A PA atua de forma sinérgica com outros Fatores de Risco (FR) para DCV, e seu efeito pró-aterogênico será tanto maior quanto maior o for o número e a intensidade desses fatores adicionais.” Considerando a idade na estratificação do risco cardiovascular do paciente hipertenso, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1983491 Enfermagem
Para o paciente cirúrgico, a trombose venosa profunda – TVP constitui uma importante complicação devido à formação de trombos que ocluem, parcial ou totalmente, uma veia profunda. Assim sendo, o enfermeiro deve realizar uma avaliação pré-operatória voltada aos fatores de risco de TVP para, entre outros itens, investigar aqueles relacionados ao estado de hipercoagulabilidade, tais como:
Alternativas
Q1875506 Enfermagem
Segundo Viana et al, (2011), as doenças do aparelho cardiovascular estão atualmente entre as principais causas de morbidade e mortalidade, tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento. Assinale a opção que apresenta a principal causa de Doença Coronariana. 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1822231 Enfermagem
Para responder a questão, considere o relato a seguir.

    R.S., 66 anos, sexo masculino, hipertenso, portador de diabete tipo 2 há 14 anos, insulinodependente há 6 meses, ex-tabagista há dez anos, compareceu ao ambulatório de saúde acompanhado de sua filha, para consulta de enfermagem. Relatou ao enfermeiro que vinha tomando regularmente a medicação para hipertensão, estava se esforçando para seguir a dieta e o programa de atividade física orientado, mas tinha dificuldades na aplicação da insulina introduzida como tratamento na última consulta médica. Ao exame físico o enfermeiro obteve: temperatura axilar = 36,6 ºC, frequência cardíaca = 76 batimentos por minuto, respiração = 18 movimentos respiratórios por minuto; pressão arterial = 128 X 86 mmHg; peso = 84 400 g; altura 181 cm, circunferência abdominal = 90 cm; glicemia capilar = 178 mg/dL. Ao analisar os resultados de exames realizados recentemente, constatou hemograma normal, glicemia de jejum = 99 mg/dL; hemoglobina glicosilada = 5,2%; colesterol total = 153 mg/dL; HDL colesterol = 32 mg/dL; LDL colesterol = 108 mg/dL; VLDL = 13 mg/DL; triglicérides = 66 mg/dL. À palpação e ausculta não constatou alterações. Após realizar o exame dos pés do cliente, o enfermeiro calculou o índice de massa corporal - IMC e, utilizando o escore de Framingham realizou a estratificação de risco cardiovascular de R.S.
    Finalizando a consulta, orientou pai e filha sobre a técnica de preparo de insulina e, em conjunto com R.S., estabeleceu metas e elaborou o plano de cuidados, agendando seu retorno. 
Para a estratificação de risco cardiovascular aplicando o escore de Framingham, o enfermeiro utiliza as variáveis: níveis pressóricos,
Alternativas
Q1820137 Enfermagem
O aumento da incidência de Insuficiência Cardíaca (IC) reflete não apenas a população em envelhecimento, mas, melhoras no tratamento e na taxa de sobrevida das pessoas diagnosticadas com doenças cardíacas. A avaliação de enfermagem para o paciente com IC concentra-se na observação em relação à eficácia da terapia e em relação à capacidade do paciente em compreender e implementar as estratégias de automanejo.
Sobre as intervenções de enfermagem em paciente IC, é correto afirmar que
Alternativas
Q1668558 Enfermagem

Observe a imagem.


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: American Hearth Association, 2010



O eletrocardiograma acima refere-se a uma parada cardiorrespiratória. Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Deve-se realizar o choque em uma parada cardiorrespiratória com essa representação de ECG


PORQUE


II. o ritmo representado é uma atividade elétrica sem pulso.


É correto afirmar que

Alternativas
Ano: 2019 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2019 - HNMD - Enfermeiro - Enfermagem |
Q1356117 Enfermagem
O intervalo QT aumenta com o avanço da idade e durante o sono. É normalmente melhor mensurado em V2 e V3 e deve ser corrigido pela frequência (QTC ou QT corrigido). Qual o significado eletrofisiológico deste intervalo?
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2019 - HNMD - Enfermeiro - Enfermagem |
Q1356092 Enfermagem
A Sobrecarga ventricular é a situação na qual mais comumente ocorre o aumento da amplitude do QRS.Em que situação o QRS pode estar aumentado em indivíduos normais?
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: A
4: A
5: A
6: B
7: C
8: D
9: B
10: A
11: A
12: D
13: A
14: E
15: D
16: E
17: C
18: C
19: C
20: D