Questões Militares de Enfermagem - Hipertensão Arterial Sistêmica

Foram encontradas 21 questões

Q2470675 Enfermagem
A avaliação do dano vascular presente na Hipertensão Arterial tem sido cada vez mais incorporada na prática clínica. Considerando a avaliação do impacto da Hipertensão Arterial sobre a camada média das artérias, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262166 Enfermagem
Ao realizar a avaliação dos pés de J.R., 72 anos, portador de diabete tipo 2, há 20 anos, em uso de hipoglicemiantes orais, o enfermeiro constatou a presença de deformidade e perda de sensibilidade protetora dos pés, sem sinais de doença arterial periférica. Em função das condições observadas, de acordo com recomendação do Ministério da Saúde, (2016), o acompanhamento de J.R. deve ser realizado a cada
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262147 Enfermagem
     A.C., 66 anos, sexo masculino, foi admitido na sala de emergência de um hospital, confuso, com queixa de cefaleia intensa, náuseas e vômitos, sem relato de dor torácica. Segundo seu acompanhante, ao sentir-se mal, o paciente relatou que não vinha tomando seus medicamentos para “pressão alta” há vários dias porque não os encontrava. Ao exame físico, entre outros sinais, constatou-se: pressão arterial = 192 X 168 mmHg, e presença de papiledema. Inicialmente, afastadas outras hipóteses, a equipe médica iniciou a abordagem terapêutica para crise hipertensiva, incluindo a administração de nitroprussiato de sódio, e encaminhou o paciente para a unidade de terapia intensiva (UTI).
No que diz respeito ao tratamento, considerando o objetivo de reduzir em 25% a pressão arterial média (PAM) do paciente na primeira hora após iniciada a medicação, o enfermeiro deve, entre outros cuidados, iniciar o monitoramento de A.C. estimando que, dentro do prazo estipulado, sua PAM alcance o valor de até
Alternativas
Q2194729 Enfermagem
Sobre as síndromes hipertensivas da gravidez, é importante o enfermeiro encaminhar gestantes identificadas como grupo de risco para o médico. Por esse motivo, é necessário identificar os agravos das síndromes hipertensivas da gravidez.
Diante do exposto acima, informe verdadeiro (V) ou falso (F) para as assertivas abaixo e, em seguida, marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) As gestantes com diagnóstico de pré-eclâmpsia leve deverão ser internadas, devem ser solicitados os exames de rotina e avaliadas as condições maternas e fetais.
( ) A diminuição rápida de peso, edema facial ou outros sintomas sugestivos da doença requerem uma monitoração mais rigorosa da pressão arterial e a detecção de proteinúria.
( ) Na ausência de proteinúria, a suspeita de pré-eclâmpsia se fortalece quando percebe-se o aumento da pressão acompanhado por cefaleia, distúrbios visuais, dor abdominal, plaquetopenia e aumento de enzimas hepáticas.
( ) A presença dos seguintes sinais e sintomas demanda internação imediata: PA 150/100mmHg; proteinúria na fita ++ ou mais; aumento exagerado de peso; cefaleia grave e persistente; dor abdominal persistente, principalmente na região epigástrica e hipocôndrio; sangramento vaginal; diminuição dos movimentos fetais. 
Alternativas
Q2090016 Enfermagem
“Está amplamente estabelecida a relação causal, linear e contínua entre o aumento da Pressão Arterial (PA) e o risco de Doença Cardiovascular (DCV) em ambos os sexos, todas as idades e todos os grupos étnicos. A PA atua de forma sinérgica com outros Fatores de Risco (FR) para DCV, e seu efeito pró-aterogênico será tanto maior quanto maior o for o número e a intensidade desses fatores adicionais.” Considerando a idade na estratificação do risco cardiovascular do paciente hipertenso, assinale a afirmativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: A
5: A