A avaliação do dano vascular presente na Hipertensão Arteria...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2470675 Enfermagem
A avaliação do dano vascular presente na Hipertensão Arterial tem sido cada vez mais incorporada na prática clínica. Considerando a avaliação do impacto da Hipertensão Arterial sobre a camada média das artérias, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

```html

Alternativa Correta: A

A questão aborda a Hipertensão Arterial e seu impacto sobre a camada média das artérias. Vamos analisar a justificativa de cada alternativa:

Alternativa A: A afirmação de que a idade tem maior impacto nas artérias distais (periféricas), predominantemente musculares, do que nas artérias centrais, predominantemente elásticas, está incorreta. Na realidade, o processo de envelhecimento tem um impacto significativo nas artérias centrais, pois estas são elásticas e se tornam mais rígidas com a idade, contribuindo para o aumento da pressão arterial sistólica. Portanto, essa alternativa é a escolha correta para a questão, pois não reflete a realidade conhecida sobre como a idade afeta os diferentes tipos de artérias.

Alternativa B: Esta alternativa está correta. A velocidade de onda de pulso é amplamente reconhecida como um padrão-ouro para avaliar a rigidez arterial. Isso se deve à sua facilidade de obtenção e à forte associação com doenças cardiovasculares. A rigidez das artérias é um fator importante na avaliação do risco cardiovascular, especialmente em pacientes hipertensos.

Alternativa C: Esta afirmação é correta. A pressão central (aórtica e carotídea) é, de fato, diferente da pressão periférica (como a braquial) devido a um fenômeno conhecido como amplificação do pulso, que ocorre à medida que a onda de pressão se move da aorta para as artérias periféricas.

Alternativa D: Também está correta. O índice tornozelo-braquial é um método de avaliação que compara a pressão sistólica no tornozelo com a do braço, usado frequentemente como marcador de rigidez arterial em pacientes que não apresentam doença arterial periférica. É um indicador útil na prática clínica para avaliar o estado das artérias.

Compreender esses conceitos é fundamental para profissionais de saúde, especialmente aqueles que lidam com pacientes hipertensos, pois permite uma avaliação mais acurada do risco cardiovascular e uma gestão mais eficaz da condição.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

```

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

FGV usou o Supremo --- Diretriz de Hipertensão 2020, famosão.

A - ERRADA. A idade tem maior impacto nas artérias distais (periféricas), predominantemente musculares, do que nas artérias centrais, predominantemente elásticas. 

  • A idade tem maior impacto nas artérias proximais (centrais), predominantemente elásticas, do que nas artérias periféricas, predominantemente musculares. As artérias centrais tornamse mais rígidas com a idade, enquanto as musculares sofrem menos alterações PAG 536

B - CORRETA. A velocidade de onda de pulso tem sido considerada padrão-ouro na avaliação da rigidez arterial, pela facilidade em sua obtenção e sua associação a doenças cardiovasculares.

  • A VOP tem sido considerada padrão-ouro na avaliação da rigidez arterial, não apenas pela facilidade em sua obtenção, mas também devido ao grande corpo de evidências demonstrando sua associação a doenças CV, independentemente dos fatores de risco tradicionais. PAG 537

C - CORRETA. A pressão central (aórtica, carotídea) não corresponde à pressão periférica (braquial), devido à amplificação de pulso que ocorre da aorta para a periferia.

  • A pressão central (aórtica, carotídea) não corresponde à pressão periférica (braquial), devido à amplificação de pulso que ocorre da aorta para a periferia e é mais relevante para a patogênese das doenças CV que a pressão periférica.160 Atualmente, a pressão central pode ser facilmente acessada de maneira não invasiva, com os mesmos equipamentos utilizados e validados para a medida VOP

D - CORRETA. O índice tornozelo-braquial é a razão entre a pressão sistólica no tornozelo e no braço, e considerado um marcador de rigidez arterial em pacientes sem doença arterial periférica.

  • O ITB é a razão entre a pressão sistólica no tornozelo e no braço.140 É considerado um marcador de rigidez arterial em pacientes sem doença arterial periférica.141 Pode ser realizado com o uso do Doppler, ou simplesmente através do método oscilométrico, mais barato e disponível, sendo que os valores mensurados através de ambos as técnicas têm uma boa correlação

Questão de leitura, conceitos, dificil demais.

FOCO

Um dia de cada vez

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo