Questões Militares Sobre humanização em enfermagem

Foram encontradas 20 questões

Q2262950 Enfermagem
Assinale a alternativa correta sobre a Política Nacional de Humanização do SUS.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2023 - EsFCEx - Oficial - Enfermagem |
Q2262163 Enfermagem
A Política Nacional de Atenção Básica (MS, 2017) estabelece
Alternativas
Ano: 2023 Banca: PM-MG Órgão: PM-MG Prova: PM-MG - 2023 - PM-MG - Técnico em Enfermagem |
Q2173121 Enfermagem
Na Política Nacional de Humanização (PNH) foram desenvolvidos vários dispositivos que são postos a funcionar nas práticas de produção de saúde, envolvendo coletivos e visando promover mudanças nos modelos de atenção e de gestão. De acordo com o documento Humaniza SUS: Documento Base para Gestores e Trabalhadores do SUS (2010), marque a alternativa CORRETA que traz um exemplo de dispositivo da PNH:
Alternativas
Q2045922 Enfermagem
O Cuidado Centrado na Pessoa e Família possui vertentes em diversas políticas e estratégias do Ministério da Saúde, em especial na Política Nacional de Humanização (PNH). Em relação ao Cuidado Centrado na Pessoa e Família, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Explorar a experiência da doença é um momento em que o profissional de saúde precisa repassar com precisão e objetividade o significado daquela doença ao paciente, bem como repassar todas as modificações que ele precisará realizar na sua vida para controlá-la. ( ) Para entender a pessoa como um todo, é necessário que o profissional de saúde esteja focado em compreender como aquela condição crônica se instalou, para que possa prescrever o melhor plano de cuidados ao paciente. ( ) O fortalecimento da relação entre a pessoa e o profissional de saúde se dá a partir de tratamentos assertivos e resolutivos. Assim, a pessoa consegue ter uma relação de confiança com o profissional. ( ) A elaboração do plano conjunto de manejo dos problemas é feito pelo profissional de saúde a partir da identificação dos problemas e seleção das prioridades.
Alternativas
Q2045264 Enfermagem
No contexto da Humanização em Saúde, pode-se afirmar que humanizar o SUS requer estratégias que são construídas entre trabalhadores, usuários e gestores dos serviços de saúde. O resultado esperado é um grau de contato e comunicação entre pessoas e grupos ampliados, sem hierarquia, reforçando a produção de saúde com qualidade. Tal consideração, dentro da Humanização em Saúde, encontra-se no contexto do/da
Alternativas
Q1871125 Enfermagem
A Política Nacional de Humanização (PNH), também conhecida como HumanizaSUS, aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho na área da saúde. A PNH deve se fazer presente e estar inserida em todas as políticas e programas do SUS. Um dos princípios da PNH consiste na busca de transformar as relações de trabalho, a partir da ampliação do grau de contato e da comunicação entre as pessoas e grupos, tirando-os do isolamento e das relações de poder hierarquizadas, reconhecendo que as diferentes especialidades e práticas de saúde podem conversar com a experiência daquele que é assistido.

Trata-se do princípio da
Alternativas
Q1827485 Enfermagem
A Política Nacional de Humanização tem como uma das características
Alternativas
Q1666937 Enfermagem
Considerando o Programa de Humanização do Ministério da Saúde, no Pré-Natal e Nascimento, marque a alternativa CORRETA com relação às atividades que deverão ser realizadas no adequado acompanhamento pré-natal e assistência.
Alternativas
Q1664569 Enfermagem
São diretrizes de maior relevância da Política Nacional de Humanização do SUS, EXCETO:
Alternativas
Q1120956 Enfermagem

Leia com atenção o caso clínico a seguir:

Ana, 35 anos, acorda no sábado com uma sensação de incômodo em uma das mamas e percebe uma secreção no mamilo. No autoexame, há um volume diferente e até então inexistente em sua mama. Temerosa, por já ter tido um caso de câncer de mama na família, Ana logo procura atendimento médico e recorre ao pronto-socorro municipal, já que a unidade de Saúde da Família de seu bairro não abre nos finais de semana. No pronto socorro, Ana espera por algumas horas e é atendida pelo plantonista, que a examina e questiona quanto à sua ida ao ginecologista e a seu último exame de mamografia. Nada observa ao exame e lhe receita um analgésico, referindo que não se tratava de caso de urgência e que ela fosse ao médico do posto. Ana sai desolada do pronto-socorro, pois não queria adiar a solução para o seu caso. Na manhã de segunda-feira, ela acorda cedo e vai para o Centro de Saúde, onde encontra uma pequena fila. A enfermeira recebe Ana, e ela lhe explica o ocorrido. Ana logo consegue ser atendida, e o médico da Saúde da Família a examina, identifica uma pequena infecção, encaminha ao ginecologista e continua com a receita do analgésico. Ana sai da unidade triste e pensativa: “Um pequeno volume na mama... Será um caroço? Será que estou com um câncer, assim como minha avó?” Ana angustia-se: “E esse pedido do médico? Onde tem ginecologista aqui no município?” A enfermeira que a atendeu a vê saindo, mas, como está envolvida com outros atendimentos, não consegue saber se Ana precisa de mais alguma coisa. Ana vai em busca do ginecologista do hospital municipal. Na recepção, busca informações sobre a marcação de consultas:

– Boa tarde. Preciso de uma informação. Estou com a solicitação do meu médico para um atendimento com o ginecologista.

Onde posso agendar a consulta?

A atendente responde secamente:

– O horário para agendamento de consultas é até as 14h, mas já adianto que há uma fila de espera de mais de dois meses para o ginecologista.

Ana insiste:

– Mas estou com muita dor e preciso fazer essa consulta com urgência.

A atendente não se sensibiliza:

– Todas dizem a mesma coisa. Se for de fato uma urgência, vá ao pronto-socorro. Agora, se quiser marcar uma consulta, volte amanhã até as 14h.

A atendente encerra a conversa. Ela fica irritada com toda a situação, mas também se sente impotente. Volta para casa e de novo se vê envolvida com seus afazeres sem solução para o seu problema.

(Adaptado de Machado, Lima e Baptista, 2009)


Tendo em vista que a Política Nacional de Humanização/Humaniza SUS objetiva a qualificação das práticas de atenção e de gestão em saúde, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1003246 Enfermagem

Analise as afirmativas sobre a Política Nacional de Humanização - PNH, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F” quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) A Constituição Federal de 1988 e a Lei Nº 8.080/90 foram o marco inicial do processo de implantação da humanização da assistência à saúde no Brasil.

( ) Para que o cuidado seja realizado de forma humanizada é importante que a(o) enfermeira(o) tenha uma formação padronizada baseada no biopoder do profissional, na especialização e no cuidado individualizado.

( ) É imprescindível que a PNH seja vista de forma transversal nos estabelecimentos de atenção à saúde de modo a produzir mudanças na gestão do cuidado e nos processos de trabalho através do reconhecimento das singularidades dos indivíduo, da noção de solidariedade, compromisso e vínculo. 

Alternativas
Q1003216 Enfermagem
A(o) enfermeira(o) líder de um hospital de grande porte é chamada pelo serviço de emergência para lidar com o acompanhante de um paciente que se encontra agressivo pela demora no atendimento. Assinale a alternativa sobre a comunicação a ser realizada pela(o) enfermeira(o)-líder com o acompanhante.
Alternativas
Q951555 Enfermagem
Sobre o conceito de assistência humanizada, marque a opção que apresenta a característica INCORRETA.
Alternativas
Q951541 Enfermagem
A humanização no atendimento ao paciente tem sido altamente reconhecida e benéfica ao tratamento de saúde. Sendo assim, de que forma pode ser expressa na hotelaria hospitalar?
Alternativas
Q951286 Enfermagem
De acordo com a Política Nacional de Humanização (PNH, 2004), uma das atividades de humanização em saúde que pode ser realizada no nível da atenção secundária, especialmente na urgência e emergência, nos prontos-socorros e nos pronto-atendimentos é
Alternativas
Q830494 Enfermagem
De acordo com a Cartilha do Programa Nacional de Humanização (PNH), a classificação de risco é um processo dinâmico de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento de acordo com o potencial de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento. Considerando a classificação de risco nos diversos níveis de complexidade, assinale a opção CORRETA.
Alternativas
Q806933 Enfermagem
De acordo com as diretrizes da Política Nacional de Humanização, “criar espaços saudáveis, acolhedores e confortáveis, que respeitem a privacidade, propiciem mudanças no processo de trabalho e sejam lugares de encontro entre as pessoas”, denomina-se:
Alternativas
Q706634 Enfermagem
Qual a missão do Programa de Humanização do Ministério da Saúde?
Alternativas
Q653141 Enfermagem
A política Nacional de Humanização estabelece que todos os profissionais de saúde façam acolhimento. Para determinar a agilidade no atendimento de pronto-socorro e centros de saúde, utiliza-se a avaliação com classificação de risco. 0 risco de um paciente com mais de 25% de superfície corporal queimada é classificado como:
Alternativas
Q635109 Enfermagem

Assinale a alternativa que completa adequadamente a lacuna abaixo.

“______________ é o conjunto de ações teóricas e práticas que auxiliam na operacionalização dos processos de trabalho em saúde, na relação profissional/usuário e sua rede social através de parâmetros éticos, humanitários e de solidariedade, reconhecendo o usuário como sujeito e participante ativo no processo de produção da saúde.”

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: A
6: B
7: D
8: B
9: D
10: E
11: C
12: E
13: D
14: E
15: D
16: B
17: B
18: B
19: B
20: D