Questões Militares
Sobre tuberculose em enfermagem
Foram encontradas 55 questões
TIPOS DE PRECAUÇÃO A= AÉREA C = CONTATO G = GOTICULAS P = PADRÃO
( ) Herpes simples, abcessos, celulites, furunculose, piodermites, conjuntivites, contato entérico, contato com secreções respiratórias.
( ) Rubéola, caxumba, difteria, coqueluche, adenovírus, meningococco.
( ) Tuberculose, sarampo, varicela.
( ) Sistema que deve ser adotado por todos os profissionais de saúde envolvidos na assistência, independente da doença inicialmente diagnosticada no paciente assistido.
Assinale a alternativa contendo a associação correta.
O uso de máscaras no atendimento de pacientes com tuberculose deve ser feito de forma criteriosa. Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e assinale a seguir a alternativa correta.
( ) É recomendado o uso de máscaras PFF2 ou N95 para qualquer pessoa que entrar em área de risco de transmissão.
( ) É necessário treinamento especial para o uso de máscaras PFF2 pois estas não podem ser reutilizadas sob nenhuma hipótese.
( ) No transporte de pacientes bacilíferos em ambulâncias, estes devem utilizar máscaras PFF2 ou N95.
( ) Para profissionais que atendem doentes referenciados bacilíeros em serviços ambulatoriais de baixa renovação de ar, é recomendado o uso de máscaras PFF2 ou N95.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, no mundo, 10,4 milhões de pessoas tiveram tuberculose em 2015, e mais de 1 milhão morreram por conta da doença. Esses resultados configuram a tuberculose como um grave problema de saúde pública, salientando-se que a OMS a reconhece como a doença infecciosa de maior mortalidade no mundo, superando o HIV e a malária juntos.”
(BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO N° 8, VOL. 48.2017).
Sobre a Tuberculose, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. A forma pulmonar é a que mais preocupa a saúde pública, já que o contágio ocorre quando o doente espirra, tosse ou fala.
II. Considerando as modalidades de tratamento da tuberculose não se recomenda que elas sejam feitas em ambiente hospitalar em virtude da transmissão cruzada.
III. Com o uso correto da medicação antiTB e o tratamento recomendado é possível que nas primeira 24 horas diminua drasticamente o risco de transmissão.
IV. A interrupção do tratamento da tuberculose é frequente, principalmente depois do paciente apresentar melhora clinica. Uma estratégia do tratamento proposta pelo Programa de Controle da Tuberculose adotada pelos serviços de saúde é a implantação do tratamento diretamente observado.
O diagnóstico da tuberculose deve ser feito a partir de, pelo menos, duas amostras de escarro, sendo a primeira geralmente coletada no momento da consulta, para aproveitar a presença do doente. A segunda amostra deve ser coletada no dia seguinte, preferencialmente ao despertar. Esta geralmente é abundante porque provém das secreções acumuladas na árvore brônquica durante a noite.
A unidade de saúde deve ter pessoal capacitado para fornecer informações claras e simples ao paciente sobre a coleta do escarro. Assinale a alternativa que apresenta um procedimento incorreto quanto à coleta do escarro.