Questões Militares Sobre tuberculose em enfermagem

Foram encontradas 54 questões

Q3275609 Enfermagem
Com base nos protocolos de aplicação e leitura da prova tuberculínica, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Deve ser aplicado 0,1 mL da solução de PPD RT-23 no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo.
( ) O paciente deve ser orientado a retornar para efetuar a leitura 24 horas após a aplicação, não podendo ultrapassar 36 horas.
( ) O diâmetro da enduração deve ser mensurado transversalmente ao antebraço a partir da porção externa (lado do polegar) para a porção mais interna do antebraço (lado do dedo mínimo).

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q2194723 Enfermagem
No que concerne ao papel do enfermeiro na assistência à tuberculose, é correto afirmar que cabe a ele a função de
Alternativas
Q2089978 Enfermagem
Muitas doenças infecciosas estão associadas às variações sazonais, ou seja, à variação da incidência de uma doença que ocorre em sintonia com as estações do ano. São exemplos dessas doenças:
Alternativas
Q2045267 Enfermagem
Sr. J.A. tem 65 anos, está consciente, orientado. Não faz uso adequado dos medicamentos para a HAS e DM. Entrou na Unidade Básica de Saúde queixando-se de tosse e expectoração persistente por mais de três semanas. Foi solicitado exame bacteriológico e coleta de escarro. Com base nesse caso, assinale a alternativa que apresenta algumas das atribuições do técnico de enfermagem na assistência ao paciente com tuberculose.
Alternativas
Ano: 2022 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2022 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1983513 Enfermagem
A tuberculose está entre as dez principais causas de morte nas comunidades indígenas e é umas das doenças mais notificadas aos serviços de saúde (MS, 2016). Considerando esse fato, ao planejar ação cívico-social com o objetivo de prestar atendimento de saúde em um Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), estabeleceu- -se, como uma das prioridades, a busca ativa de sintomáticos respiratórios e o diagnóstico da tuberculose ativa utilizando-se o Teste Rápido Molecular para TB. Incumbido dessa atividade, o 1º tenente QCO enfermeiro deve estar ciente de que a população alvo (PA) para busca ativa e os aspectos relacionados à indicação, coleta de material e interpretação dos resultados do teste TRM-TB (T) compreendem: 
Alternativas
Ano: 2021 Banca: VUNESP Órgão: EsFCEx Prova: VUNESP - 2021 - EsFCEx - Enfermagem |
Q1822223 Enfermagem
Considerando que o paciente/cliente portador de tuberculose deve ser orientado a respeito da ocorrência dos principais efeitos adversos e da necessidade de retornar ao serviço de saúde na presença de algum sintoma que identifique como possivelmente associado ao uso dos medicamentos, analise o quadro a seguir e relacione o medicamento utilizado no tratamento da tuberculose ao respectivo efeito adverso que pode ser observado.
Imagem associada para resolução da questão
Assinale a alternativa contendo a associação correta.
Alternativas
Ano: 2021 Banca: Aeronáutica Órgão: EEAR Prova: Aeronáutica - 2021 - EEAR - Enfermagem |
Q1773535 Enfermagem
A Tuberculose merece especial atenção dos profissionais de saúde e da sociedade como um todo, apesar de existirem recursos capazes de promover seu controle, ainda não há perspectiva de obter sua eliminação como problema de saúde.    Nesse escopo, a identificação precoce de pessoas com tosse por tempo igual ou superior a 3 semanas, através da busca permanente por todos por os serviços de saúde, é compreendida como
Alternativas
Q1612818 Enfermagem
Conforme orientação do Ministério da Saúde, o enfermeiro e sua equipe visitam, a cada seis meses, o presídio militar sediado em sua área de atuação para realizar a busca ativa de sintomáticos respiratórios para tuberculose. Nesta oportunidade, a coleta de material para a realização dos exames preconizados deve ser realizada em detentos que apresentem
Alternativas
Q2199896 Enfermagem
Selecione o tipo de precaução indicado para cada situação descrita e marque a alternativa correspondente:
TIPOS DE PRECAUÇÃO A= AÉREA C = CONTATO G = GOTICULAS P = PADRÃO
( ) Herpes simples, abcessos, celulites, furunculose, piodermites, conjuntivites, contato entérico, contato com secreções respiratórias.
( ) Rubéola, caxumba, difteria, coqueluche, adenovírus, meningococco.
( ) Tuberculose, sarampo, varicela.
( ) Sistema que deve ser adotado por todos os profissionais de saúde envolvidos na assistência, independente da doença inicialmente diagnosticada no paciente assistido. 
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2019 - HNMD - Enfermeiro - Enfermagem |
Q1356123 Enfermagem
Uma boa amostra para realização do bacteriológico para diagnóstico de tuberculose é a que provém da árvore brônquica, obtida após esforço de tosse. O volume ideal é de:
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2019 - HNMD - Enfermeiro - Enfermagem |
Q1356116 Enfermagem
A tuberculose na criança apresenta especificidades que devem ser consideradas durante sua investigação diagnostica. Assinale a opção que caracteriza a Tríade Clássica que deve ser observada na suspeita de tuberculose pulmonar na criança maior de 10 anos de idade.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2019 - HNMD - Enfermeiro - Enfermagem |
Q1356094 Enfermagem
No Brasil, os fármacos Rífampicina ( RJ, Isoniazida (H ), Pirazinamida (Z ) e Etambutol (E) são utilizados para o tratamento da tuberculose (TB). Qual o esquema básico para tratamento da TB meningoencefálica e osteoarticular em adultos e adolescentes maior ou igual a 10 anos de idade?
Alternativas
Q1120943 Enfermagem
Doenças “antigas”, como cólera e dengue, ressurgiram, e endemias importantes, como a tuberculose e as meningites persistem, fazendo com que esse grupo de doenças continue representando um importante problema de saúde pública, inclusive em países desenvolvidos. A esse respeito, assinale a alternativa que apresente os exames laboratoriais mais empregados para o seu diagnóstico.
Alternativas
Q997306 Enfermagem

O tratamento diretamente observado (TDO) constitui uma mudança da forma de administrar os medicamentos para o paciente portador de tuberculose, porém sem mudanças no esquema terapêutico.

Com relação ao texto acima, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Q997301 Enfermagem

O diagnóstico da tuberculose deve ser feito a partir de, pelo menos, duas amostras de escarro, sendo a primeira geralmente coletada no momento da consulta, para aproveitar a presença do doente. A segunda amostra deve ser coletada no dia seguinte, preferencialmente ao despertar. Esta geralmente é abundante porque provém das secreções acumuladas na árvore brônquica durante a noite.

A unidade de saúde deve ter pessoal capacitado para fornecer informações claras e simples ao paciente sobre a coleta do escarro. Assinale a alternativa que apresenta um procedimento incorreto quanto à coleta do escarro.

Alternativas
Q993877 Enfermagem

A tuberculose é uma doença infecciosa e considerada uma emergência mundial pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Uma das estratégias utilizadas pela OMS para um controle mais eficaz da tuberculose é o uso da estratégia “directly observed treatment” ou DOTS, como é conhecida.


Sobre a estratégia DOTS, é correto afirmar que ela é uma bandeira para o tratamento da tuberculose e preconiza

Alternativas
Ano: 2018 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2018 - HNMD - Enfermeiro |
Q1345719 Enfermagem

O uso de máscaras no atendimento de pacientes com tuberculose deve ser feito de forma criteriosa. Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e assinale a seguir a alternativa correta.


( ) É recomendado o uso de máscaras PFF2 ou N95 para qualquer pessoa que entrar em área de risco de transmissão.

( ) É necessário treinamento especial para o uso de máscaras PFF2 pois estas não podem ser reutilizadas sob nenhuma hipótese.

( ) No transporte de pacientes bacilíferos em ambulâncias, estes devem utilizar máscaras PFF2 ou N95.

( ) Para profissionais que atendem doentes referenciados bacilíeros em serviços ambulatoriais de baixa renovação de ar, é recomendado o uso de máscaras PFF2 ou N95.

Alternativas
Ano: 2018 Banca: Marinha Órgão: HNMD Prova: Marinha - 2018 - HNMD - Enfermeiro |
Q1345705 Enfermagem
Segundo o Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil (2011), as reações adversas causadas peia terapia medicamentosa anti tuberculose (antiTB) são divididas em dois grandes grupos: reações adversas menores, em que normalmente não é necessária a suspensão do tratamento e reações adversas maiores, que normalmente causam a suspensão do tratamento. Marque a alternativa que corresponde a uma reação adversa menor:
Alternativas
Q1003250 Enfermagem

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que, no mundo, 10,4 milhões de pessoas tiveram tuberculose em 2015, e mais de 1 milhão morreram por conta da doença. Esses resultados configuram a tuberculose como um grave problema de saúde pública, salientando-se que a OMS a reconhece como a doença infecciosa de maior mortalidade no mundo, superando o HIV e a malária juntos.”

(BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO N° 8, VOL. 48.2017).

Sobre a Tuberculose, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.


I. A forma pulmonar é a que mais preocupa a saúde pública, já que o contágio ocorre quando o doente espirra, tosse ou fala.

II. Considerando as modalidades de tratamento da tuberculose não se recomenda que elas sejam feitas em ambiente hospitalar em virtude da transmissão cruzada.

III. Com o uso correto da medicação antiTB e o tratamento recomendado é possível que nas primeira 24 horas diminua drasticamente o risco de transmissão.

IV. A interrupção do tratamento da tuberculose é frequente, principalmente depois do paciente apresentar melhora clinica. Uma estratégia do tratamento proposta pelo Programa de Controle da Tuberculose adotada pelos serviços de saúde é a implantação do tratamento diretamente observado.

Alternativas
Q970802 Enfermagem

Segundo o Manual de Normas e Procedimentos de Vacinação do Ministério da Saúde, com relação à vacina BCG, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.


( ) O teste tuberculínico é dispensável antes ou depois da administração da BCG.

( ) A vacina é indicada para prevenir formas graves de tuberculose (miliar e meníngea).

( ) A vacina BCG, após reconstituída pode ser usada no prazo máximo de 6 horas.

( ) Na rotina a vacina pode ser administrada em crianças até 5 anos 11 meses e 29 dias.

( ) A partir dos 5 anos de idade, portadores de HIV só devem ser vacinados quando assintomáticos.

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: A
5: E
6: D
7: D
8: D
9: C
10: B
11: D
12: A
13: D
14: C
15: D
16: B
17: C
18: A
19: C
20: D