Questões Militares Sobre urgência e emergência em enfermagem

Foram encontradas 322 questões

Q3275589 Enfermagem
Na avaliação de um paciente com sinais e sintomas de choque, o profissional de Enfermagem identificou características de choque hipovolêmico Classe II.
Assinale a opção que apresenta um sinal ou sintoma relacionado a esse tipo de choque.
Alternativas
Q3275585 Enfermagem
Um paciente deu entrada na unidade de emergência apresentando ferimentos superficiais no antebraço direito e nas pernas, resultantes de cortes com objeto perfurante sofridos há aproximadamente 4 horas. Acerca do atendimento inicial, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A primeira medida deve ser lavar o ferimento com água corrente ou solução salina estéril, avaliando características do ferimento e sinais de contaminação.
( ) O ferimento deve ser coberto com gaze estéril e o paciente encaminhado diretamente para sutura.
( ) Recomenda-se aplicar solução antisséptica diretamente no ferimento, antes de qualquer limpeza, para evitar infecções.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3275584 Enfermagem
O curativo de 3 pontas é o mais indicado em casos de traumas perfurantes e aspirativos, como os que ocorrem em situações de
Alternativas
Q3275558 Enfermagem
Sobre as características e indicações dos dispositivos de oxigenoterapia e inaloterapia usados na assistência ao paciente, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3163000 Enfermagem
Durante o atendimento de um paciente com suspeita de choque séptico, a equipe de enfermagem deve estar atenta aos sinais e intervenções precoces para melhorar o prognóstico. De acordo com as diretrizes atuais, os parâmetros considerados como critério diagnóstico importante para o reconhecimento antecipado do choque séptico são:
Alternativas
Q3162996 Enfermagem
Um paciente chega à emergência com sinais evidentes de choque hipovolêmico. Entre os sinais observados pela equipe de enfermagem, os que melhor indicam a condição clínica é:
Alternativas
Q3162995 Enfermagem
Durante uma crise convulsiva em um paciente, a equipe de enfermagem deve adotar medidas específicas para garantir a segurança e prevenir complicações. Das condutas abaixo, a correta para o atendimento nessa situação de urgência é:
Alternativas
Q3162992 Enfermagem
Em um atendimento de trauma em ambiente pré-hospitalar, o enfermeiro identifica uma vítima com suspeita de lesão de coluna cervical. A conduta acertada que o profissional deveria priorizariar nesse caso é:
Alternativas
Q3162991 Enfermagem
Em situações emergenciais no atendimento pré-hospitalar (APH), o enfermeiro deve priorizar critérios na avaliação inicial do paciente, que são:
Alternativas
Q3267045 Enfermagem
Considere as intervenções apresentadas a seguir.

I. Manter o paciente em posição de recuperação, se não houver indícios de trauma.
II. Administrar 40 mL de glicose a 50%, se glicemia capilar menor que 80 mg/dL.
III. Administrar diazepam 10 mg, por via endovenosa, em bolus.
IV. Administrar tiamina 300 mg, por via intramuscular.

De acordo com os Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 (2016), no atendimento pré-hospitalar, no domicílio de um indivíduo adulto, com restrição ao leito, portador de transtorno por uso de álcool, apresentando histórico, sinais e sintomas compatíveis com síndrome de abstinência de álcool, devem ser implementadas, entre outras ações, apenas as intervenções apresentadas em 
Alternativas
Q3267044 Enfermagem
Paciente, 65 anos, sexo masculino, portador de diabete melito tipo 2 há 8 anos, em uso de hipoglicemiantes orais, foi admitido no centro cirúrgico para se submeter a cirurgia de grande porte. De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes (2023), considerando-se que “a hipoglicemia pode ser mascarada sob anestesia geral, e sua ocorrência pode resultar em danos neurológicos irreversíveis e em desfechos perioperatórios adversos, merecendo maiores cuidados durante a cirurgia”, no período intraoperatório, o enfermeiro deve estar atento à realização do controle glicêmico por meio da glicemia
Alternativas
Q3267040 Enfermagem
Em breve ocorrerá um exercício militar conjunto das forças armadas, e o capitão QCO enfermeiro recebeu a missão de coordenar e desenvolver o treinamento do contingente de enfermagem convocado para integrar as equipes de resgate e tratamento simulado de feridos. Considerando-se que a avaliação da vítima de trauma deve envolver o conhecimento da cinemática, ao discutir a assistência às vítimas de explosão, o capitão enfermeiro deve esclarecer que, de acordo com o apresentado em “PHTLS: Atendimento Pré-hospitalar ao Traumatizado” (2017), existem cinco categorias de lesões provocadas por explosão. Na categoria
Alternativas
Q3267039 Enfermagem
O enfermeiro tem um importante papel na detecção precoce da sepse, o que é fundamental para o tratamento adequado e maiores chances de cura do paciente. Para tal, deve conhecer o pacote de cuidados da 1ª hora que inclui, entre outras ações,
Alternativas
Q3267037 Enfermagem
Indivíduo, sexo masculino, aparentando 30 anos, vítima de queda de escada, com 4 metros de altura, transportado por unidade do SAMU, foi admitido na sala de emergência fazendo uso de cânula endotraqueal, apresentando escala de coma de Glasgow-pupilas (ECGI-p) = 7, com pupilas anisocóricas, midriática à direita, sem reação fotomotora. Os dados apresentados sugerem a ocorrência de lesão cerebral ___________ e, entre outros cuidados, o enfermeiro deve estar atento ao desenvolvimento do Fenômeno de Cushing, que se caracteriza pela combinação de ___________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, a afirmação
Alternativas
Q3267036 Enfermagem
De acordo com as Diretrizes da American Heart Association 2023, após o êxito nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar aplicadas em um adulto com agravo clínico, durante o controle de temperatura pós-PCR, deve-se selecionar e manter uma temperatura constante entre 
Alternativas
Q3267035 Enfermagem
Bonassa e cols (2022) ressaltam a importância de, ao administrar tratamento quimioterápico com drogas vesicantes por via endovenosa periférica, o enfermeiro deve adotar medidas de prevenção do extravasamento, tais como
Alternativas
Q3267033 Enfermagem
Considere as recomendações do Ministério da Saúde contidas em Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (2016) em relação ao atendimento pré-hospitalar de vítimas apresentando queimaduras extensas por calor e assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q3267031 Enfermagem
G.G., 1º tenente QCO enfermeiro, atua no atendimento pré-hospitalar de pacientes politraumatizados, com queimaduras extensas e em parada cardiorrespiratória, entre outras condições críticas. Uma vez que na impossibilidade de obtenção de acesso venoso periférico, a via intraóssea é a opção recomendada para a reposição volêmica e a administração de drogas, ao realizar a punção óssea ou acompanhar a realização desse procedimento, o enfermeiro deve considerar que
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IDECAN Órgão: CBM-MG Prova: IDECAN - 2024 - CBM-MG - Oficial - Cadete |
Q3231784 Enfermagem
A regulação do pH sanguíneo é fundamental em operações de resgate e salvamento, pois o pH sanguíneo é um indicador crucial da função celular e do estado de equilíbrio do corpo. Durante uma operação de um bombeiro militar, o pH sanguíneo pode ser afetado por diversas razões, incluindo a exposição a agentes químicos, a respiração de gases tóxicos e a exposição a altas temperaturas. O bombeiro deve ser capaz de identificar e corrigir rapidamente qualquer desvio do pH sanguíneo para evitar complicações graves. Tomando por base os conhecimento aplicáveis ao assunto, assinale o item correto.
Alternativas
Q2543353 Enfermagem
Uma avaliação neurológica abrangente do paciente criticamente doente analisa o estado mental, a função motora, a resposta pupilar, a função dos nervos cranianos, os reflexos e a sensibilidade. O exame do estado mental inclui testes para avaliar o nível de consciência e atenção, a orientação espacial e o conteúdo do pensamento. A capacidade de resposta pode ser categorizada de acordo com a resposta do paciente a estímulos externos. De acordo com MORTON E FONTAINE (2019) e as terminologias clínicas para a gradação das respostas do paciente, analise as assertivas abaixo e enumere a 2ª (segunda) coluna de acordo com a 1ª (primeira) e, ao final, responda o que se pede:

( 1 ) Lúcido

( 2 ) Em coma
( 3 ) Letárgico
( 4 ) Torporoso
( ) Sonolento, mas obedece a comandos simples quando estimulado.
( ) Muito difícil de ser ativado; pode obedecer a comandos simples ou dizer palavras soltas ou expressões curtas de maneira inconsistente; movimento espontâneo limitado.
( ) Consciência plena.

( ) Pode responder por posturas reflexas, quando estimulado, ou não apresentar nenhuma resposta aos estímulos.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo: 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: C
4: C
5: C
6: B
7: A
8: C
9: B
10: C
11: E
12: D
13: A
14: E
15: C
16: A
17: B
18: C
19: C
20: C