Questões Militares Sobre urgência e emergência em enfermagem

Filtrar por:
Os seus filtros aparecerão aqui.

Foram encontradas 308 questões

Q3163000 Enfermagem
Durante o atendimento de um paciente com suspeita de choque séptico, a equipe de enfermagem deve estar atenta aos sinais e intervenções precoces para melhorar o prognóstico. De acordo com as diretrizes atuais, os parâmetros considerados como critério diagnóstico importante para o reconhecimento antecipado do choque séptico são:
Alternativas
Q3162996 Enfermagem
Um paciente chega à emergência com sinais evidentes de choque hipovolêmico. Entre os sinais observados pela equipe de enfermagem, os que melhor indicam a condição clínica é:
Alternativas
Q3162995 Enfermagem
Durante uma crise convulsiva em um paciente, a equipe de enfermagem deve adotar medidas específicas para garantir a segurança e prevenir complicações. Das condutas abaixo, a correta para o atendimento nessa situação de urgência é:
Alternativas
Q3162992 Enfermagem
Em um atendimento de trauma em ambiente pré-hospitalar, o enfermeiro identifica uma vítima com suspeita de lesão de coluna cervical. A conduta acertada que o profissional deveria priorizariar nesse caso é:
Alternativas
Q3162991 Enfermagem
Em situações emergenciais no atendimento pré-hospitalar (APH), o enfermeiro deve priorizar critérios na avaliação inicial do paciente, que são:
Alternativas
Q2543353 Enfermagem
Uma avaliação neurológica abrangente do paciente criticamente doente analisa o estado mental, a função motora, a resposta pupilar, a função dos nervos cranianos, os reflexos e a sensibilidade. O exame do estado mental inclui testes para avaliar o nível de consciência e atenção, a orientação espacial e o conteúdo do pensamento. A capacidade de resposta pode ser categorizada de acordo com a resposta do paciente a estímulos externos. De acordo com MORTON E FONTAINE (2019) e as terminologias clínicas para a gradação das respostas do paciente, analise as assertivas abaixo e enumere a 2ª (segunda) coluna de acordo com a 1ª (primeira) e, ao final, responda o que se pede:

( 1 ) Lúcido

( 2 ) Em coma
( 3 ) Letárgico
( 4 ) Torporoso
( ) Sonolento, mas obedece a comandos simples quando estimulado.
( ) Muito difícil de ser ativado; pode obedecer a comandos simples ou dizer palavras soltas ou expressões curtas de maneira inconsistente; movimento espontâneo limitado.
( ) Consciência plena.

( ) Pode responder por posturas reflexas, quando estimulado, ou não apresentar nenhuma resposta aos estímulos.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo: 
Alternativas
Q2543352 Enfermagem
Paciente J.A.C., 34 anos, admitido no Pronto Atendimento com relato de queda de moto em alta velocidade. À avaliação inicial, apresentava sinais de traumatismo cranioencefálico. De acordo com MORTON e FONTAINE (2019), a avaliação neurológica do paciente começa ao primeiro contato. Quando há suspeita de lesão cerebral, a Escala de Coma de Glasgow (ECG) é um instrumento confiável para avaliar o nível de consciência e atenção. Considerando a ECG, assinale a opção CORRETA:
Alternativas
Q2543351 Enfermagem
Sepse e choque séptico são importantes problemas de saúde, afetando milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano. Com base no artigo Campanha de Sobrevivência à Sepse: Diretrizes Internacionais para o Manejo da Sepse e Choque Séptico (2021), analise as alternativas abaixo e assinale a opção CORRETA sobre o tratamento de pacientes com essa disfunção clínica: 
Alternativas
Q2543344 Enfermagem
O desfibrilador é um dispositivo que permite aplicar descargas elétricas para restaurar o ritmo cardíaco normal. Estar familiarizado com o uso do dispositivo é importante para sua segurança e seu uso efetivo. A respeito do uso do desfibrilador, tendo como base Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica (2020) e MORTON E FONTAINE (2019), analise as alternativas abaixo e assinale a opção INCORRETA
Alternativas
Q2543342 Enfermagem
Durante o plantão, o paciente F.S.M, 50 anos, evoluiu para uma PCR (Parada Cardiorrespiratória), sendo rapidamente iniciadas as manobras de RCP (Ressuscitação Cardiopulmonar) pela equipe médica e de enfermagem, com oferta de oxigênio e monitorização. Tendo como base as Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência (AHA, 2020) e MORTON E FONTAINE (2019), analise as condutas abaixo e marque a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2543334 Enfermagem
Uma menina de 06 anos de idade estava aguardando atendimento médico na recepção do hospital X, quando repentinamente apresentou uma crise convulsiva generalizada tônico-clônica. Imediatamente pediram ajuda à técnica de enfermagem que estava no setor de acolhimento desse hospital. De acordo com Wong Fundamentos de Enfermagem Pediátrica (2018), são condutas que devem ser realizadas ao atender uma criança em crise convulsiva tônico-clônica, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2023 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2023 - EsSA - Sargento - Saúde |
Q2509834 Enfermagem
Durante a prática do Treinamento Físico, um militar de 45 anos, sexo masculino, precisou interromper seu treinamento pois começou a apresentar sintomas de Infarto Agudo de Miocárdio. Sabendo do risco, aumentado para essa faixa etária, especialmente para indivíduos do sexo masculino, é de grande importância saber reconhecer as manifestações clínicas dessa patologia. Escolha a alternativa abaixo que indique a sequência correta que preencha as afirmativas abaixo, sendo V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas.


( ) Pode ocorrer a taquifisgmia. Além disso, também a pulsação pode tornar-se irregular e fraca.

( ) Sempre apresenta sintomatologia clínica e pode ser diagnosticado pelo ECG.

( ) As manifestações típicas começam por dor súbita na parte inferior da região esternal e no abdome superior.

( ) Indivíduos com oclusão grave podem apresentar sinais de choque. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2023 - EsSA - Sargento - Saúde |
Q2509833 Enfermagem
Durante o almoço, um soldado começou a apresentar sinais de sufocação, ficando agitado e cruzando as mãos no pescoço. O militar de saúde prontamente executou a manobra de Heimlich. Considerando a obstrução grave em paciente responsivo, assinale a alternativa que indica a sequência correta da execução da manobra conforme o protocolo do SAMU.


(1) Com a outra mão espalmada sobre a primeira, comprimir o abdome em movimentos rápidos, direcionados para dentro e pra cima (em j).

(2) Repetir a manobra até a desobstrução ou o paciente tornar-se não responsivo.

(3) Posicionar-se por trás do paciente, com seus braços à altura da crista ilíaca.

(4) Posicionar uma das mãos fechada, com a face do polegar encostada na parede abdominal, entre apêndice xifoide e a cicatriz umbilical. 
Alternativas
Ano: 2023 Banca: Exército Órgão: EsSA Prova: Exército - 2023 - EsSA - Sargento - Saúde |
Q2509827 Enfermagem
Às 13:00h, uma ambulância foi acionada para resgatar um soldado que desmaiou enquanto participava de uma instrução no quartel. Chegando ao local, o Técnico de Enfermagem, ao realizar o exame físico, notou os sinais e sintomas: palidez, sonolência, sudorese, taquicardia e formigamento nas extremidades. Mesmo um pouco confuso, o soldado relatou que não teria almoçado. De acordo com o descrito acima, identifique qual reação o soldado sofreu.
Alternativas
Q2470702 Enfermagem
Os sistemas tampão e respiratório são capazes de reagir rapidamente às alterações no pH corporal. Já os rins levam mais tempo para apresentar resposta compensatória. Considerando que distúrbios ácido-básicos podem ser de origem respiratória ou metabólica, segue caso clínico para análise:
Paciente do sexo masculino, 73 anos, dá entrada no Pronto Atendimento com pressão arterial 100x50mmHg, frequência respiratória 26irpm, frequência cardíaca 112bpm, glicemia capilar 88mg/dL. Apresenta oligúria, cefaleia, confusão mental, fraqueza e relata três episódios de vômito. Resultados de exames laboratoriais - Gasometria arterial: pH 7,23; Bicarbonato (HCO3-) 15mEq/L; PaCO2 48mmHg; PaO2 85mmHg; Saturação O2 94% e BE -3 mmol/L. Bioquímica: Creatinina (Cr) 1,6 mg/dL; Sódio (Na+ ) 140mEq/L; Potássio (K+ ) 4,2mEq/L e Cloro (Cl- ) 102mEq/L. Assinale a alternativa CORRETA que descreve o(s) distúrbio(s) apresentado(s) pelo paciente: 
Alternativas
Q2470700 Enfermagem
Considerando as orientações para retirada do paciente da ventilação mecânica invasiva, contidas nas Recomendações Brasileiras de Ventilação Mecânica (2013), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2470694 Enfermagem
A triagem/classificação de risco são fundamentais para o atendimento das pessoas que necessitam de um serviço de urgência e emergência. Considerando o manual: Acolhimento, triagem e classificação de risco: manual de competência técnico-científica, ética e legal dos profissionais de enfermagem pré-hospitalar (2020), analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2470683 Enfermagem
A hipertensão intra-abdominal (HIA) e a síndrome compartimental abdominal (SCA) envolvem diversos mecanismos fisiopatológicos que resultam em alta mortalidade. Com relação a essas condições patológicas, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2470681 Enfermagem
A American Heart Association publicou em 2020 os principais tópicos e mudanças nas Diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE). Com relação a essa atualização, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2470677 Enfermagem
Toxíndrome é um grupo de sinais e sintomas associados à overdose ou exposição a uma categoria específica de medicamentos, drogas e toxinas. Considerando que o reconhecimento de uma toxíndrome pode ajudar a identificar as substâncias às quais o paciente foi exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: C
5: B
6: C
7: B
8: B
9: C
10: A
11: D
12: B
13: E
14: C
15: C
16: B
17: D
18: D
19: C
20: B